segunda-feira, 26 de julho de 2010

3º DISCO (1960)


ORFEU - ATEP 6012 - 1960

Greenfields (Terry Gilkyson/Rich Dehr/Frank Miller) - Era Um Biquini Piquinino Às Bolinhas Amarelas (Paul Vance/Pedro Osório) - Escândalo Ao Sol (Stelner) - Tom Pillibi (André Popp)

Contrariamente ao que se possa pensar, o biquini não foi proibido em Portugal. Nem a mini-saia.

Eis o testemunho recente de uma jovem dos sixties:

Em 63/64, ou talvez antes, lembro-me de já usar bikini sem problemas para além dos comentários idiotas dos parolos. Penso que, tal como a mini-sai, nunca foi formalmente proibido, embora em algumas praias mais provincianas, as mulheres não se atrevessem a vesti-lo.
Pedro Osório não tem grande apreço por esta sua gravação, a primeira da sua carreira. Nas suas "Memórias" escreve mesmo que é "uma nódoa do seu passado":

Uma noite eu e os meus amigos do conjunto chegámos a minha casa vindos de um jantar bem comido e melhor bebido.
Fomos, como de costume, para a sala de música na cave onde decidimos montar uma canção nova. Entre sugestões de três italianas e duas francesas, alguém lançou a ideia do "Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini".
A desaprovação foi unânime. Até o proponente concordou que era uma americanada pirosa. Para tornar esse facto bem claro começámos a cantá-la com uma versão literal em português e ríamos a bom rir quando alguém propôs que fizéssemos uma versão mesmo para abandalhar.

Ajudados pelos remanescentes vapores do tinto, ao fim de meia hora tínhamos a obra feita e tocávamo-la em gargalhadas.
Pensei que o assunto morria ali e, quando muito, ficaria com uma cantiga para animar a camioneta da próxima excursão do Orfeão Universitário. Uns dias depois, no entanto, as coisas evoluíram num sentido inesperado.

O Arnaldo Trindade era o editor discográfico mais activo do Porto e achava-nos muita graça. Tínhamos-lhe apresentado diversas propostas para gravar um disco, mas ele sempre as recusava porque não tinham originalidade que viabilizasse o projecto.

Até que o Zé Couceiro lhe falou na nossa malparida versão do "Itsy Bitsy..." e o seu aguçado faro comercial fez clique. Disse para arranjarmos qualquer coisa para o lado B que nos gravava um single.

A nossa primeira reacção foi dizer que nem pensar nisso. Era uma javardice, uma canção de de bêbedos, não íamos gravar aquilo. Mas a excitação de pela primeira vez entrar num estúdio, de ter um disco que passasse na rádio e, acima de tudo, a grande capacidade de persuasão do Arnaldo Trindade, acabaram por nos convencer.

E umas semanas depois passámos uma noite no estúdio da RTP - não havia no Porto nenhum estúdio apetrechado para gravação de disco - repetindo "o bikini às bolinhas amarelas" até sair uma vez sem nenhum engano, porque montagem de mais de uma take era coisa que ainda não se fazia naquele tempo.

O disco foi um sucesso enorme que, muitos anos depois, quando eu, já profissional, lutava denodamente pela qualidade do meu trabalho, me era lembrado por companheiros que, entre a brincadeira e o sarcasmo, me recordavam aquele telhado de vidro.

9 comentários:

filhote disse...

É o "Greenfields" dos Brothers Four?

ié-ié disse...

Sim, sim!

LT

Anónimo disse...

que saudades deste disco e dos tempos dele...

filhote disse...

Conheci o "Greenfields" dos Brothers Four - para mim, umas das canções mais bonitas de sempre -, através do filme "Lemon Popsicle" ("Gelado de Limão"). Era eu adolescente...

Mais tarde, descobri que foi a primeira canção que o meu pai aprendeu na guitarra, ensinado pelo Gonçalo Lucena.

Muleta disse...

o greenfields é uma canção tradicional baseada num poema de Henrique VIII!!

Anónimo disse...

entao a primeira gravaçao do pedro osorio nao é o "namorico da rita"????

Anónimo disse...

Pelos vistos não, segundo o próprio.

sab disse...

se o de Andrea Tosi é de 1960 o do Pedro Osório é de 1960 ou antes

Anónimo disse...

Naquele tempo gravar um disco era o objectivo.
Por isso muitos alguns conjuntos caíram na esparrela e precipitaram-se, fazendo nódoas que nunca mais saíram!