terça-feira, 3 de novembro de 2009

REI DA RÁDIO


António Calvário renovou em 1966 o título de Rei da Rádio numa votação organizada pela PAC (Produções Arlindo Conde) com o apoio da revista "Plateia".

António Calvário obteve 39.362 votos contra 14.360 de Tony de Matos e 5.286 de António Mourão que completam o podium.

Apesar da presença exuberante do nacional-cançonetismo, alguns yé-yés e/ou pseudo-yé-yés (poucos) obtiveram alguns votos (ainda menos):

04 - Sérgio Borges - 4.852
09 - Valério Silva - 1.987
20 - Fernando Conde - 389
23 - Gino Garrido - 294
28 - Alex - 236
63 - Armindo Rock - 80
64 - Victor Gomes - 80
88 - Zeca do Rock - 54
89 - Augusto Rock - 54
111 - Dom Rock - 43
125 - Daniel Bacelar - 35
128 - Fernando Concha - 33
134 - José Manuel Concha - 31
212 - Paulo de Carvalho - 6

Esta foi a V Eleição.

19 comentários:

Anónimo disse...

Na Blitz deste mês, a legenda de uma das fotos dos anos 60/70 refere António Calvário quando de facto seria José Calvário

Esta juventude :)

Jack Kerouac disse...

Essa família Rock era numerosa e tinha muitos artistas.

LSO disse...

Pensei o mesmo. É semelhante à família "Heróis do Mar" que estão em todo o lado nas listas da Blitz.

JT disse...

A família Heróis do Mar é muito digna ou não fossem os Madredeus um dos seus filhos dilectos

Quem seriam esses pseudo yé-yé ?

O ié-ié ainda não falou de muitos deste artistas (pelo que ainda há muito trabalho a fazer :) )

Jack Kerouac disse...

E ainda falta aqui o primo deles, o Nelo do Twist !

JC disse...

Tinham os votos da família e dos amigos...

ié-ié disse...

Tenho dúvidas, por exemplo, quanto a Sérgio Borges, Valério Silva, Alex, Gino Garrido...

LT

Anónimo disse...

Alex = Mr. G. ?

dlt disse...

Os Rocks chegaram a gravar? Não falo do Zeca do Rock nem do grupo de EN.

Qual é o mês e ano? Seria de 1965 para 1966 ou 1966 para 1967?

Admira-me os Sheiks terem apenas o nº 212 e 6 votos.

Na internet já apanhei estórias sobre o preenchimento de cupões em casos como Os Amigos no Festival, Artur Garcia/Marfer e mais recentemente Madalena Iglésias.

bissaide disse...

Pelos dados que tenho, nem Armindo Rock, nem Augusto Rock, nem Dom Rock (desconhecia estes dois últimos, aliás) chegaram a gravar. Foram, aliás, os três únicos nomes da lista a não gravar.

PS: Alex é o do sucesso recente "Mister Gay", sim. Gravou em finais da década de 1960 e inícios da de 1970 alguns discos com canções interessantes.

Camilo disse...

Caro "dlt"...
O "preenchimento de cupões" teve muito que se lhe diga...
Eu, pessoalmente, estive envolvido com um grupo de Amigos, em Luanda, no "Rei da Rádio de Angola".
Ganhou o "nosso" Queirós, que o Daniel bem conhece.
Cupões era "connosco".
Valeu a pena. Ai que saudades, ai,ai!!!
....
"Bissaide"...
O Alex,o Fabuloso Alex -assim é que deve ser tratado- se fosse em Angola teria ganho por maioria (absoluta)...!
Lá andaria eu (e mais a malta) a arranjar as necessárias "paletes" de cupões ...!
Tenho comigo, em minha casa, os discos que o Alex gravou.
Falta-me um... e penso que foi ele próprio que mo "amarfanhou", pois já não o tinha, numa tarde quando estivemos a cantar, juntos, alguns dos seus "êxitos", recordanto a sua "buate" de actuação em Luanda, a TAMAR.
Nada de más-interpretações:
Ele estava com duas grandes senhoras e um sobrinho;
Eu com a Odette.

DANIEL BACELAR disse...

Meu Deus!!!!!
Só hoje soube que cheguei a ter 35 votos!!!
Mas isto é a consagração!!!!
Está visto que por falta de informação abandonei uma brilhante carreira que afinal estava ali á minha espera!!!
As minhas desculpas aos 35 fieis fans que acreditaram em mim!!!!

Camilo disse...

Poie é, Daniel, se esta votação fosse lá "onde o Sol castiga(va) mais", era um figo!!!

asdh disse...

Bem a propósito da referência aos três rock's reparei num recente comentário de Armindo (do) Rock no site/blog "A Trompa"

http://a-trompa.net/breves/breves3%c2%aa-edicao-das-memorias-do-rock-portugues

Zeca do Rock disse...

Foi-me dado o preço para o primeiro lugar, se assim o quisesse. Obviamente que recusei, porque jamais colaboraria numa fraude dessas. E, além disso, não teria a menor lógica ser "eleito" Rei da Rádio com pouco mais de um disco gravado.

Todavia, em 1962 apareci em 8º lugar "de borla", ou seja, sem ter pago um tostão para ninguém.

A marosca era feita da seguinte maneira. Os votos, que eram mandados pelo correio, eram uns couponzinhos publicados na Revista Plateia. Portanto, em princípio, era necessário comprar uma revista para ter direito a enviar um voto, mas nada impedia que a mesma pessoa comprasse centenas ou milhares de revistas para votar.

Mas não era preciso ir tão longe. A tipografia da Agência Portuguesa de Revistas imprimia uns milhares a mais do caderno que continha página com o coupon de voto. Esses eram depois vendidos aos candidatos a "x" escudos o milheiro. O comprador nem tinha o trabalho de mandar pelo correio; os votos apareciam por milagre nos escritórios da organização.

Afinal, isto era um processo semelhante àquele que o governo usava para defraudar as eleições, não é verdade?

Será que as coisas mudaram algo desde então?

ié-ié disse...

Boa história, Zeca! Já agora, qual foi o preço? eheheh...

LT

Zeca do Rock disse...

Era bom que fosse história...

ié-ié disse...

Não entendeste, Zeca! Eu escrevi "história" a sério, verdadeira, real, não no sentido de "papo furado"...

LT

Zeca do Rock disse...

OK, LT, chamelhos-lhe então História...

A proposta foi feita ao meu pai (nas minhas costas) por alguém (omitirei nomes) que o abordou no seu escritório, na Rua Rodrigues Sampaio.

À noite, em casa, o meu pai disparou à queima-roupa: "Zeca, queres ser o Rei da Rádio este ano?"

Pensando que era brincadeira, disse-lhe "Não, papá, prefiro ser o Rei da Rússia!..."

Foi então que ele me contou a HISTÓRIA com todos os seus detalhes e me disse que pagaria a verba, caso eu estivesse de facto interessado.

É claro que recusei veementemente. Por isso, no final de 1962, apareci em 8º lugar, com os votos que as minhas fãs mandaram pelo correio.

Abraço,

Zeca