terça-feira, 23 de junho de 2009

CONTOS VELHOS RUMOS NOVOS


ORFEU - STAT 004 - 1969

Face Um

Bailia - Oh! Que Calma Vai Caindo - S. Macaio - Qualquer Dia - Vai, Maria Vai

Face Dois

Deus Te Salve, Rosa - Lá Vai Jeremias - No Vale de Fuenteovejuna - Era De Noite E Levaram - Já O Tempo Se Habitua - A Cidade

Acompanhamento à viola, marimbas e harmónica de Rui Pato, presumo até que pela última vez. Depois veio a crise académica de 69.

Participam também Luís Colaço, guitarrista yé-yé dos Álamos (segunda viola), José Fortunato (cavaquinho), Adácio Pestana (trompa) e Tereza Paula Brito, voz em "Vai, Maria Vai".

"A Cidade" é um poema de Ary dos Santos, musicado por José Afonso, presumo até que o único.

4 comentários:

josé disse...

Enquanto escrevo isto canto em cânone o Fui à beira do mar, pelo João Afonso, do cd com João Lucas, Um redondo vocábulo, vendido com o Público na semana passada.

Composição simples mas fabulosa! Tenho-a na cantoria mental há dias a fio.

Ó cantador alegre!
Que é da tua alegria?
Tens tanto para andar
E a noite está tão fria.

O poema é belíssimo, ainda por cima e a interpretação de João Afonso, com acompanhamento a piano supera a versão de José Afonso, a original.

"Posso pedir o disco", aqui?

gin-tonic disse...

Devia ter sido feito "link" para a capa dos "Eunucos" publicada no dia 28 de Maio neste blogue.
O cenário é o mesmo, o dia, possivelmente também. Mas aqui o José Afonso tem a filha sentada nos joelhos. E esta capa é muito mais bonita do que a das outras edições para o mesmo LP.
Sim, José Afonso, terá apenas musicado um poema de José Carlos Ary dos Santos. Um poema lindissimo para uma canção também lindissima.

JC disse...

E Adácio Pestana foi um excelente músico, integrante e salvo erro solista da orquestra sinfónica da EN e penso que também da Gulbenkian. Quem o terá conhecido bem foi Pedro Freitas Branco, antepassado (bisavô?) do Filhote.

filhote disse...

Tio-bisavô do Filhote... o bisavô era o Luiz, compositor...