sexta-feira, 19 de junho de 2009

OBRIGADO, PÁ (01)


Há sempre coisas novas e diferentes de cada vez que se vai a Londres. É uma alegria! Está sempre tudo em constante mutação. Nada é garantido de uma viagem para outra.

Lojas que abrem, lojas que fecham, quarteirões inteiros que vão abaixo num ápice, na Oxford Street, por exemplo, ou o lendário Swiss Centre que também foi abaixo em Leicester Square. Com a maior das facilidades...

E há novidades interessantes, curiosas, como, por exemplo, um café português que abriu na exclusiva área do centro de Londres, mais propriamente no 49-63 de Regent Street.

Chama-se Vida e Caffé e tem um toque divertidíssimo: apesar de não serem portugueses, os empregados dizem a qualquer cliente, no final de qualquer transacção com um grande sorriso nos lábios: "obrigado, pá!".

Há pastéis de nata (pastéis de Belém, dizem os empregados, apesar da placa no exterior), há meias de leite, há pão com ovo, pão com carne, chouriça mista, etc, etc.

A bica custa £ 1,20, mais ou menos, € 2.

E o logotipo é um escudo real - talvez o nosso JC nos possa esclarecer, o que se agradece...

10 comentários:

JC disse...

1. O JC está farto de dizer que não é monárquico. Limita-se a gostar de História e, apesar de míope, não deixar que isso interfira c/ a s/ visão do mundo.
2. Pelo que vejo, é uma adaptação do escudo português c/ uma coroa qualquer em cima.
3. Quando no estrangeiro, o JC foge rapidamente de tudo o que é português. Para masoquismo já basta viver em Portugal. Embora conheça bastante bem Londres, só foi uma vez a um sítio de portugueses, e levado pela arreata. Um restaurante em Beauchamp Place /junto a Knightsbridge) que se chama (ou chamava) "Port's", salvo erro. Lembro-me de ter comido uns camarões "honestos". Na mesma rua e quando as finanças o permitiam ou a empresa pagava, era "fan" do S. Lorenzo, tb frequentado pela tonta da Diana Spencer. Mas bonita, claro.

filhote disse...

No estrangeiro, faço exactamente como o JC. Isto é, Fujo de tudo o que é português.

Karocha disse...

A minha vontade é fugir daqui!

ié-ié disse...

Ó meu amigo JC, mas quem é que disse que Vexa é monárquico?

Sabendo do seu interesse pela História (eu cá sou mais contemporâneo) apenas solicitei os V. bons ofícios no sentido de nos esclarecer o sentido real do escudo real do café. Nada mais, o que é substancialmente diverso de o "amantizar" com o Teixeira Pinto.

Ao contrário de Vexa e do Filhote, adoro conhecer os "sítios portugueses" no estrangeiro. Admito que seja curiosidade jornalista. Mas adoro ver o que há, provar, perguntar, etc.

Em Beauchamp (adoro como eles dizem a palavra) há (havia) dois restaurantes portugueses, Caravela e o Fado. Num deles foi escrito "London London" pelo Zeca Afonso à minha frente e na de Caetano Veloso.

A Diana passava a vida nas compras nessa petite rue, junto aos armazéns do ex-futuro sogro.

LT

vitor martinez disse...

os portugueses são giros: dizem muito mal deles (os portugueses) e de Portugal, mas não largam isto nem um bocadinho!!!!

vitor martinez

JC disse...

Esclarecido quanto a monarquias, LT. Era mesmo o que faltava aqui aos portugueses era agora perderem tempo a discutir tais irrelevâncias.
1. Penso que um desses restaurantes, em tempos (anos 86 ou 7),se chamou Port's. Ou então estou a ficar velho e a memória a gastar-se. Mas foi num desses! Acho tinha um cozinheiro angolano. Caro e nada de especial (o restaurante, claro!)
2. Na rua (diz-se mais ou menos "bitcham"), fica tb o tal San Lorenzo (na altura em que lá ia, early 90's, reservava-se c/ 2 ou 3 meses de antecedência), algumas boas lojas de trapos para "gajas" e um mtº engraçado e barato restaurante "russo" (ainda existe?), chamado Borscht n' Tears. Como o Afonso morreu em, salvo erro, 87, essa cena deve ter acontecido bem antes.
3.E como sou arraçado e não tenho apelido "tuga" escapo quase sempre com sucesso a ser identificado como tal. Hossanas!!!
Abraço a Vexa.

Camilo disse...

EMPREGADO- Gostou do pastei?
CLIENTE- Gostei...

Karocha disse...

Vitor Martinez,ou seja anónimo.

Eu sou como o JC e assim que puder mudo-me.
Já faltou mais...

filhote disse...

Não foi o Caetano que escreveu a canção "London London"????

rty disse...

http://vejambem.blogspot.com/2006/02/o-london-london-de-zeca.html