terça-feira, 23 de junho de 2009

FLEETWOOD MAC


UNION SQUARE MUSIC - METRCD111 - 2003

Man Of The World - Long Grey Mare - Lazy Poker Blues - The Sun Is Shining - The Green Manalishi - Looking For Somebody (live) - Dust My Blues (live) - Showbiz Blues - Black Magic Woman - Love That Burns - Oh Well - Shake Your Moneymaker - No Place To Go - Got To Move (live) - Jumping At Shadows - World In Harmony - Rattlesnake Shake (live)

17 comentários:

Queirosiano disse...

Julgava Mr. Ié-Ié pouco dado a blues.

ié-ié disse...

E sou, mas Peter Green é um caso à parte. Duvido até que Peter Green seja considerado blues.

LT

Queirosiano disse...

Agora não será com certeza. Mas era um purista dos blues, o que fez com que o John Mayall o convidasse para substituir o Clapton nos Bluesbreakers.

O Fleetwood Mac original era claramente uma banda de blues, talvez com um toque mais pop ocasionalmente, e continuou assim até à saída do Peter Green, na sequência de uma história de drogas mal esclarecida até hoje. A inspiração do grupo, ao contrário da abordagem mais eclética, digamos, dos Bluesbreakers, eram os blues de Chicago, um pouco à maneira do Mike Bloomfield. Não por acaso, os Fleetwood Mac gravaram com o Otis Spann e foram também gravar aos estúdios Chess (julgo que há uma reedição em cd do excelente "Blues Jam In Chicago", em que participaram o Otis Spann, Willie Dixon, Shakey Horton, Guitar Buddy, Honeyboy Edwards...) e isto já depois da saída do Peter Green.

E, ainda antes de implodirem e se transformarem num grupo de variedades, recrutaram a Christine Perfect, vinda de outro grupo de blues, os Chicken Shack. Não certamente por acaso.

No meio disto tudo, o Bob Brunning, que foi o primeiro viola-baixo dos Fleetwood Mac, enquanto o John McVie tinha de cumprir o prazo de pré-aviso para se desvincular dos Bluesbreakers, continuou sempre a tocar aos fins-de-semana com a sua "Brunning-Sunflower Blues Band", paralelamente à sua actividade profissional como professor primário. Agora que se reformou, dedica-se exclusivamente à música. Mais propriamente, aos blues.

JC disse...

Nada a acrescentar ao que mtº bem diz o Queirosiano. Oiçam o CD "Peter Green's Fleetwood Mac - Live at The Marquee" (é apenas um exemplo). Composições de Elmore James,Robert Johnson, Homesick James Williamson, Sony Boy Williamson e do próprio Peter Green.

filhote disse...

Eu tenho a acrescentar...

1. Fleetwood Mac, foi a banda de Blues britânica mais original de sempre. Não se limitava a gravar e a imitar os clássicos norte-americanos, como são prova as excelentes canções "Albatross" ou "Black Magic Woman".

2. Peter Green foi o guitarrista mais "limpo" da sua geração - em que todas as notas tocadas, mesmo quando o som era sujo, se ouviam claramente -, dotado de um extraordinário timbre vocal. Basta ouvir "Need Your Love so Bad" para constatar estas ideias. Arrepiante.

3. Quando o casal Buckingham/Nicks juntou-se ao trio Fleetwood/Perfect/McVie, concordo que os Fleetwood Mac transformaram-se numa "banda de variedades". Porém, nunca no sentido pejorativo.

filhote disse...

4. Subscrevo as "variedades" trazidas à liça pelo Queirosiano, por considerar que nessa fase posterior, os Fleetwood Mac lograram o mais brilhante cruzamento da trindade Pop-Country-Rock. Grandes canções, inspirados arranjos, e notáveis interpretações vocais. Era como se os Mamas and the Papas se tivessem juntado com os Eagles e os Beach Boys (não foi por acaso que Christine se chegou a casar com Dennis Wilson)... trata-se de uma fase "americanizada", porém, brilhante!!!

5. Nesta última fase, os meus LPs favoritos: "Fleetwood Mac" (Reprise, 1975), "Rumours" (Warner Brothers, 1977), "Mirage" (Warner Brothers, 1982).

6. Concluindo, os Fleetwood Mac são, pelo menos, duas bandas distintas, de estilo totalmente diferente, cujo único ponto de contacto é a secção rítmica McVie/Fleetwood. Na primeira fase, uma banda britânica de Blues, na segunda, uma banda Pop transatlântica. Ambas de primeira água!!!

(não podemos esquecer o "português" dos Fleetwood Mac... Eddy Quintela, ex-marido de Christine, chegou a integrar a banda como músico e compositor...)

Luis Magalhães Pereira disse...

1. Fleetwood Mac, foi a banda de Blues britânica mais original de sempre. Não se limitava a gravar e a imitar os clássicos norte-americanos, como são prova as excelentes canções "Albatross" ou "Black Magic Woman".

Filhote,

Isto é como ir ao médico: é sempre melhor ter uma 2ª opinião! Se os Fleetwood Mac foram uma das bandas de Blues britânica mais originais de sempre, onde é que colocas nomes como Savoy Brown ( com lp's prodigiosos como "Blue Matter" e das capas mais bonitas da história da musica popular) e/ou John Mayall (o maior de todos)?

Queirosiano,

Belo comentário... Aquela da "Brunning-Sunflower Blues Band" é de " sótão da avó" eheheheh!

filhote disse...

Caro Gouveia,

Estamos a falar de "originalidades" diferentes. Não me parece que os Savoy Brown, e muito menos o Mayall, tivessem canções tão brilhantes e originais quanto as citadas "Albatross" e "Black Magic Woman".

Ou seja, na minha opinião (de 1º médico, rsrsrs), os Fleetwood Mac lograram cruzamentos musicais entre o Blues e a Pop de uma maneira não só única como inspirada.

Não me lembro de nenhuma canção Pop-Rock de John Mayall. Aliás, não me lembro de nenhuma GRANDE canção de John Mayall. Muito menos dos medianos Savoy Brown...

São opções!

filhote disse...

Concluindo, amigo Gouveia, não quero com isto dizer que não gosto da música de John Mayall, ou mesmo dos Savoy Brown. Pelo contrário. O Mayall até foi o meu principal professor, virtual, de harmónica!

Apenas quis tornar claro que não considero o Mayall, e afins, assim tão originais. Bons músicos de Blues, sem dúvida, instigadores de um movimento no contexto britânico, todavia, demasiado "puristas" e agarrados aos Blues de raíz (de Chicago, principalmente).

filhote disse...

Finalizando:

É claro que fui exagerado na afirmação "a banda de Blues britânica mais original de sempre". Foi uma provocação.

Antes dos Fleetwood Mac, teria de nomear, por exemplo, os Rolling Stones e os Yardbirds...

Muleta disse...

filhote:
concluiste
finalizaste
mas ainda nao terminaste, não????
:)
jpa

Queirosiano disse...

Filhote,

Já ouviu o "Memories" do John Mayall ? O "Jazz Blues Fusion" ? O "New Year, New Band, New Company" ?

filhote disse...

Queirosiano, não só ouvi esses discos do Mayall, como os tenho. Só que...

1º. São discos posteriores à época por mim comentada. Ou seja, anos 60, explosão dos Blues em Inglaterra). Os LPs citados são todos eles, salvo erro (falo de cor), dos anos 70...

(nota- conheço razoavelmente bem a obra do Mayall. Colecciono os discos. Já assisti a 5 shows dele, e já convivi por duas vezes com o "mestre"... eheheh...)

2º. São excelentes discos, mas que não cabem na minha argumentação de cruzamento com a música Pop e de composição de grandes canções. Trata-se de outro departamento - fusão. Quanto à originalidade artística, enfim...

Talvez eu tenha sido mal compreendido!

filhote disse...

E, caríssimo Muleta, o "concluindo" e o "finalizando" são "muletas" de escrita... ehehehe... bem observado...

A verdade é que estou sempre cheio de medo que o sinal da Net caia e vou dividindo por posts as próprias conclusões...

Abraço!

Luis Magalhães Pereira disse...

Caro Querosiano,

Você não dá ponto sem nó! :)

Caro Filhote,

Eu também podia citar os Yardbirds...!

Embora concordando com o enfoque dado ao cruzamento blues-pop no caso dos Fleetwood Mac...

Agora fazer esta afirmação:"Muito menos dos medianos Savoy Brown..."

Medianos???

Caro Filhote: Passe muito bem!

Ah tá!

filhote disse...

Ah tá, senhor Gouveia... eu sabia que o senhor ia reagir à provocação Savoy Brown...

O que quer que lhe diga? Para mim, os Savoy Brown fazem-me sempre lembrar aqueles "corredores de Fafe" de que o Baptista Russo (aka Mr. Magoo)não se cansava de falar.

Mas aceito a sua inconformada interrogação.

Savoy Brown? Bela banda, sim senhor!

Luis Magalhães Pereira disse...

Tsst como é que se chama o sitio...?

Tsst é ali como quem vai para o Porto pela A1, mas vira para os lados de Leiria e vai lá muita gente em Maio...?

Tsst... Ah, já sei!.... oh Fátima? Como é que se chama esse sitio?????

Olha que o Mr. Magoo é um Mago(o) da Economia!