segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

MORREU GOUVEIA MACHADO


Morreu Gouveia Machado!

A notícia, fria e crua, foi-me agora dada pelo filho, António Gouveia Machado, que vive no Brasil.

O Pai, segundo me disse, morreu agora mesmo, no passado dia 03 de Dezembro, em Miami. Não sei - nem me deram - mais pormenores.

Neste blogue temos algumas referências a Gouveia Machado, basta procurar nas chamadas etiquetas (tags).

Mas eu gostaria de ter muito mais, muito mais, por isso o meu apelo agora para recordações!

10 comentários:

daniel bacelar disse...

Morreu o MEU AMIGO!!!!
Há já muito tempo que não experimentava uma decepção tão grande como a que senti há pouco quando tomei conhecimento da morte do Sr,Gouveia Machado (como nós "putos" de 19-20 anos o tratávamos com um enorme respeito).
Este Homem,foi mais que pai para tôda aquela rapaziada roqueira,cheia ilusões e aspirações,facilitando sempre tudo vendendo o seu material a prestações a perder de vista,acompanhando tudo com aquele seu sorriso (como se pode ver na fotografia em que me encontro ao seu lado e rodeados pelos SHADOWS quando da sua única actuação com CLIFF RICHARD no saudoso IMPÉRIO)
GOUVEIA MACHADO era o representante da FENDER para Portugal,por isso recebeu a visita na sua loja na Rua de S.JOSÉ destes famosos músicos e grandes idolos da juventude daquela época.
Não me envergonho em dizer que neste momento é com dificuldade que retenho as lágrimas,pois este Homem,era um verdadeiro amigo do seu amigo,nunca o interesse comercial ficou acima de tantos e tantos músicos que se equiparam sómente porque a sua amizade pelas pessoas não conhecia limites.
Todos nós lhe devemos TUDO e foi com enorme tristeza que pouco tempo depois do 25 de Abril soube da sua partida para o Brasil com a irmã MITÉ para não mais voltar pêlo que soube agora.
Tenho imensas saudades do Antonio,e nestes anos todos que passaram, a sua recordação mantêve-se viva em mim.
Já não há pessoas com ANTONIO GOUVEIA MACHADO completamente altruista,um amigo insubstituivel,e a melhor homenagem que se lhe poderá fazer,é todos estes amigos frequentadores deste Blog e que tão bem o conheceram,que sejam testemunhas com alguns comentários a este HOMEM único.
Estou certo que se é verdade que há vida depois da morte,lá nos encontraremos com um enorme abraço

ANTONIO GOUVEIA MACHADO,muito obrigado pela camaradagem compreenção e amizade e quando chegares lá a cima,como o THILO estará de certeza á tua espera,dá-lhe um grande abraço meu,e até um dia destes.....lá nos encontraremos!!!

Anónimo disse...

o sr gouveia machado!!!!
grande amigo do nosso Pai...
paz à sua alma..
jpa

Anónimo disse...

O Sr Gouveia Machado confiava na juventude dessa altura .
Grande figura .
Litó ( Fanatic´s )

Anónimo disse...

Abraços e faço um reparo ao nome da minha querida madrinha , Mitó de Maria Antónia Gouveia Machado.
Abraço especial ao Amigo Daniel Bacelar.
Talvez conhecesse o meu pai tb q era o antiquario em frente á loja Gouveia Machado, Jorge da Cruz Pereira.
Abraços a todos e Obrigado pelas recordacoes!

Anónimo disse...

Gostaria de registrar, em primeiro lugar, o agradecimento por esta linda homenagem com que me deparei ontem. Saber da existência deste blog falando sobre meu pai, me fez senti-lo vivo. Quero também, disponibilizar o meu e-mail para que possamos trocar algumas recordações. (antonioskgm@bol.com.br)
Grande abraço do seu mais novo amigo, Antônio Machado.

filhote disse...

Não sei se conheci o senhor Gouveia Machado. Presumo que sim. Pelo menos, em criança. O meu pai falava muito bem dele, aliás como quase todos os da sua geração.

Enfim, a memória do homem aqui justamente homenageado também continuará a viver nas minhas mãos: a Fender Telecaster vermelha (pré-CBS, 1962) que herdei do meu pai foi comprada na Gouveia e Machado!

Anónimo disse...

Tenho as mais gratas recordações do Gouveia Machado, da irmã e dos seus colaboradores, alguns dos quais mais tarde fundaram a Diapasão.
Sem o seu Filantropismo, Entusiasmo e Vontade de ajudar os músicos a afirmarem-se, nunca teriam existido tantos grupos musicais nos anos 60 em Portugal.
Representava as melhores marcas de instrumentos que existiam na altura e o ambiente que conseguia criar era sempre entusiamante e encorajador.
Aqui lhe presto a minha homenagem.

daniel bacelar disse...

Meu Caro Anónimo!!!
Mas quantos Anónimos há neste BLOG????
OH Luis,põe um ponto de ordem nesta coisa,senão qualquer dia ninguém se entende.
Em relação ao Anónimo cujo pai tinha uma loja de antiguidades em frente á Casa Gouveia Machado,é muito natural que o conhecesse,pois aquilo era tudo uma grande familia.
BELOS TEMPOS!!!!

Unknown disse...

É por um mero acaso que me deparei, com este Blog a falar do meu padrinho de baptismo,e da mitó sua irmã, madrinha de casamento dos meus pais. Soube do seu falecimento pela minha tia, a minha família era amiga de longa data e vizinhos todos nos conhecíamos. Perdi-lhe o rastro aquando da sua ida para o Brasil. Paz à sua alma. Helena Sanches da Silva

João de Deus disse...

Bom dia
Nunca pensei um dia escrever sobre isto, mas a minha vida também tocou nesse grande senhor que foi Gouveia Machado.
Agora à distancia posso ver que era alguém especial que na altura me passou desapercebido pela minha juventude focada apenas nessa altura na musica e como a fazer.
As coisas eram caras e eu não tinha como as comprar…..e como tal construí o meu "bacalhau", que não era mais que uma reprodução em madeira da guitarra do Hank Marvin o meu ídolo….e claro os amplificadores tive de os comprar na loja do Senhor Gouveia Machado…..a prestações….
Infelizmente as coisas não me correram bem e o meu sistema nervoso não me deixava tocar em palco…..embora todos me dissessem que imitava bem o meu ídolo….era a opinião de uma amigo da altura que nunca mais vi de alcunha "Bethoven" e de nome João Abreu, mas só entre amigos…..o pânico de palco dilacerou-me todas as minhas ilusões.

Fica aqui o meu agradecimento a esse Homem que me permitiu construir a minha guitarra elétrica….sem ele nunca o tinha conseguido.


João de Deus