terça-feira, 9 de dezembro de 2008

DANIEL GOUVEIA LEMBRA O "SR. GOUVEIA MACHADO"


Gouveia Machado era um apelido conhecido na minha família. O pai do agora lamentavelmente falecido era afinador de pianos e, nessa qualidade, o preferido da minha avó paterna, professora desse instrumento.

Não o conheci. Conheci o filho, claro, ou não fosse ele o impulsionador de quase todos os grupos musicais lisboetas (e não só) que alimentaram os tão frutíferos anos 60 portugueses.

Não é justo deixar na sombra o seu contributo, ainda que nos bastidores, para a dignificação da música ligeira, sobretudo a praticada por jovens com poucos recursos financeiros.

Facilitava as aquisições, deixava experimentar, fraccionava os pagamentos. Para muitos, foi a única oportunidade de terem algum dia nas mãos uma viola eléctrica Fender (nesse tempo ainda não se dizia guitarra, pois tinha-se uma noção mais enraizada de ser português) ou de percutir uma bateria Premier, ou soprar num saxofone Selmer.

Foi, nessa acepção, um incentivador, e a casa que dirigiu uma verdadeira escola. Tratava com a mesma deferência um violinista da Gulbenkian ou um «rocker» da Avenida de Roma.

Do pai herdou o ouvido e vi-o afinar, rigorosamente, uma viola sem diapasão, corda a corda, sem voltar atrás uma vez que fosse.

O Quinteto Académico, como tantos outros grupos, deve-lhe muito. Sabia da nossa pretensão de termos sempre as últimas novidades.

O Sr. Gouveia Machado (assim o tratámos sempre, com a veneração inerente aos nossos 19 ou 20 anos) aceitava o material anterior (nunca muito usado) e facilitava os pagamentos do novo, lisonjeando-nos o ego dizendo: «Levem, que convosco não tenho problemas: em dois bailes pagam-me isto».

Que descanse onde os bons, os generosos, os dinamizadores merecem. E os que tanto lhe devem, que o recordem.

Daniel Gouveia (Quinteto Académico)

7 comentários:

daniel bacelar disse...

Olá HOMÓNIMO!!
Estás bom??
Ainda te lembras de mim???
Nunca mais me esqueci há muitos anos no "Espelho de Água" o que nos divertimos,eu e rapaziada o Quinteto Académico,numa demonstração de grande camaradagem onde recordo especialmente o Mário Assis Ferreira um verdadeiro gentleman,ainda não sonhando naquela altura o cargo de responsabilidade que desempenha hoje e segundo me disseram não esqueceu os amigos.
Pois é verdade,O NOSSO AMIGO morreu.
Sinto uma imensa saudade por um HOMEM totalmente solidário que nunca descriminou um bom cliente que lhe desse dinheiro a ganhar de um pobre artista qualquer que lhe pedia ajuda para comprar o seu material.
JÁ NÃO HÁ DISSO,E É PENA!!!
Depois do 25 de Abril e ao saber que tinha ido para o BRASIL segundo me disseram desgostoso com o procedimento de certas pessoas,que antigamente lhe davam pancadinhas nas costas,muitas vezes pensei nele,como exemplo daquilo que hoje em dia olho á volta mas não encontro.
A Casa Gouveia Machado era uma autêntica Catedral e ponto de encontro e reunião de uma juventude de adorava principalmente música e essa respirava-se por todos os poros ALI.
Lembras-te do Pacheco o técnico que tinha uma pachorra enorme para consertar as nossas aparelhagens (hoje chama-se PA)????
E do puto Jorge que anos mais tarde vim a descobrir sócio/gerente na defunta"DIAPASÃO" NA AV.jOÃO XXI????
Pois é caro Daniel,THOSE WERE THE DAYS,e isso devemos ao nosso saudoso amigo Antonio Gouveia Machado!!!!
Vejo com enorme prazer que está a aparecer uma série de gente neste Blog que o recorda com saudade e confesso que é estimulante pois dá-me força para voltara a acreditar em algumas pessoas e não naquela mentalidade que se criou e com a qual estamos e pelos vistos continuaremos a sofrer :
USAR E DEITAR FORA!!!!
A Memória é um bem precioso,e pelo andar da carruagem será o único bem que nos restará,portanto agarremo-nos a ELA e claro ás coisas bôas que nos traz de volta como ANTONIO GOUVEIA MACHADO
Desculpem se já estou a chatear com o tema ,mas para mim os verdadeiros amigos estão sempre presentes e confesso.....sinto a falta deles!!!

Karocha disse...

Está a falar do Daniel Gouveia que também canta fado?

daniel bacelar disse...

Cara Karocha
Se o Daniel agora canta o fado,não faço a minima ideia,naquela altura,tocava no Qunteto Académico,eramos todos rapaziada com pouco mais de 20 anos.hoje andamos pelos sessenta e tal,muita volta o mundo deu entretanto,mas há uma coisa com que temos de concordar!!!!
Depois de tantos anos,é engraçado mesmo através de acontecimentos tristes sabermos que ainda andamos por cá,e tudo isso se deve ao Luis Pinheiro de Almeida (TITÁ para os mais intimos ,ou terá sido fruto de uma fase transformistas????AH!AH!AH!YOU'LL NEVER KNOW,conforme cantavam os Platters )e ao seu BLOG IÉ-IÉ local de encontro destas almas perdidas!!!!
Desculpem,mas hoje deu-me para aqui!!!!

ié-ié disse...

Não sei se Daniel Gouveia canta o fado (de Lisboa) ou não, mas lá que é um dos maiores especialistas portugueses na matéria, lá isso é!

http://danielgouveia.com.sapo.pt/

LT

Karocha disse...

Estive a falar com ele agora isso é a página dele?
Foi o meu ex que a fez , não só canta como tem o fado da intramete e outros que tais lol

daniel bacelar disse...

POIS É,ESTÁ-SE SEMPRE A APRENDER!!!
Com que então o Daniel foi para o fado!!!!
Realmente estas coisas têm um piadão!
Depois destes anos todos,encontramo-nos todos no mesmo sitio.
VIVA O BILL GATES E A INTERNET!!!!

Karocha disse...

Lol

Acabei de chegar o Daniel e a Mulher estão bem!
Fartei-me de rir perguntei-lhe quem era o Sr. que morreu porque eu não sabia e ele disse-me que a diapasão era para quem tocava ao que lhe respondi, que eu tocava muito bem campainhas de portas...
Diz que não tem tempo para blogs, pena disse eu!