sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CR -7- ANOP -1-


A propósito do 25 de Novembro, o meu compincha de outras aventuras, Luís Paixão Martins - a quem devo provas de solidariedade (eu escrevi-te um cartão, pá, lamento que não o tenhas recebido!) - desenterrou uma fantástica fotografia de outrora.

Porque não vinha a propósito, vou tentar agora identificá-la e contextualizá-la.

A fotografia foi tirada no dia 10 de Março de 1977 no Estádio Nacional, em Lisboa, pouco antes de um desafio de futebol entre a ANOP e o Conselho da Revoulção. Perdemos por 7-1.

Em 1977, já não havia a Aliança Povo-MFA, mas, a bem do jornalismo, convinha manter boas relações com o Conselho da Revolução. Por isso, os deixámos ganhar por resultado tão expressivo.

Legenda:

De pé, da esquerda para a direita: Luís Pinheiro de Almeida, Artur Margalho (o "nosso Quim"), Luís Paixão Martins, João Pinheiro de Almeida, Valdemar, Zé Luís, Artur, Ramon Font Bové e Carlos Charneca (já falecido).

De cócoras, também da esquerda para a direita: "Jaquinzinho", Palma, Milheiro, Luís Vitta, Fernando Correia de Oliveira (o velho FO), Mota, David e "Silva Careca".

Mais duas coisas:

1 - na antiga casa da Calçada de Carriche (ainda) deves ter uns acetatos assinados por mim...

2 - nos anos 80, o LPM tinha um carro horrível (nem me lembro da marca) e dáva-me boleia às 5 e tal da manhã a caminho da Rádio Comercial. O carro era horrível, mas o LPM trazia sempre um telefone de plástico vermelho, daqueles de brincadeira, junto às mudanças. No vermelho dos semáforos, no regresso da Rádio, já dia, punha o auscultador do telefone na orelha e fingia, fingia... Era ver os basbaques dos carros ao lado a espreitar...

Ah! Ah! Ah!

11 comentários:

josé disse...

O mundo é pequeno, como escrevia o David Lodge. LPM, para mim, em 1975, era o máximo na Página Um, da RR. Já lho disse no blog e já obtive ressonância disso.

Ainda hoje, guardo memória dos programas da Página Um, de finais de 1974-75. Apontei o alinhamento das canções e até as entradas do locutor, para a publicidade e outras coisas assim. Um programa que me fazia feliz na altura e que nunca mais esqueci nem esqueço.

LPM, hoje em dia, esforça-se por aconselhar o Sócrates a ter uma boa imagem.
Pela minha parte, esforço-me exactamente pelo contrário: para mostrar a verdadeira imagem desse mesmo Sócrates: oca, vazia de conteúdo útil e no fim de contas prejudicial.

Segundo leio, pelas sondagens, o LPM anda a fazer o trabalho melhor que muitos.

Pois que faça, que o pior que lhe desejo, em mim recaia.
En nome dos tempos da Página Um.

josé disse...

Mas fiquei com a pulga atrás da orelha:

Fingia o quê?

ié-ié disse...

Fingia... que estava ao telefone! Naqueles anos, tudo era treta, pelo menos em Portugal. Só havia daquilo lá fora, mas o LPM já antevia! O que a gentte se ria!!!

LT

JC disse...

Pelo que vejo, já sei onde os jogadores da "Briosa" foram buscar a ideia de se lesionarem antes dos jogos com o FCP!

Fernando Correia de Oliveira disse...

Perdemos porque o LPA estava coxo e porque estávamos a usar um jogador que vinha dos infantis (o Jaquinzinho). E, já agora, o visual dos anos 70 era mesmo assim... de arrepiar. Será que a equipa do CR também tirou fotografia de grupo?

ié-ié disse...

Ai, ai, JC, até seres inteligentes o futebol consegue minar!

LT

Anónimo disse...

Caro Fernando, o jaquinzinho vinha dos infantis? ela era um dos mais velhos da equipa. Se for vivo, espero que seja, o jaquinzinho tem 62 anos!!!

Anónimo disse...

Revoulção ?

Afinal CR7 não é o Cristiano Ronaldo

E 7-1 não é o resultado do SCP-SLB (uns anos antes dos 3-6) ?

Anónimo disse...

Estou de acordo com o MC, CR7 é o nome das lojas das irmãs do Cristiano Ronaldo. Mas o SLB também levou 7-1 há uns anos do Celta de Vigo, não foi?

filhote disse...

Errado, anónimo. O "glorioso" levou 7 a 0 em Vigo. Com toda a dignidade!

Anónimo disse...

Filhote, peço desculpa pelo lapso.