quarta-feira, 24 de setembro de 2008

SHEIKS VENCERAM 7ª ELIMINATÓRIA


Os Sheiks venceram a 7ª eliminatoória do Concurso Yé-Yé que se realizou no Teatro Monumental, em Lisboa, no dia 09 de Outubro de 1965. Obtiveram 43 pontos.

Em 2º lugar ficaram os Tubarões, de Viseu, com 26 pontos, e em 3º os Galãs, do Porto, com 21 pontos.

O 4º lugar ficou para os Kzares, de Aveiro, com 17 pontos, e o 5º e último para os Jovens do Ritmo, de Amora-Seixal, com 17 pontos.

Sobre a apresentação dos Sheiks, escreveu a imprensa da época:

Companheiros de paródias, resolveram, há um ano, formar um conjunto yé-yé. Cada um veste conforme o seu gosto. Não se ocupam com a indumentária, mas sim com a qualidade das músicas que interpretam.

Apresentaram "Summertime", "You Got Up Truth", "It Only Cust a Dime" e "Ticket To Ride". Foram os grandes vencedores desta sétima eliminatória. Os 43 pontos alcançados mereceram-nos quer individualmente, quer no respeitante ao conjunto.

A identidade dos Sheiks é a seguinte: Carlos Mendes, viola acompanhamento e vocalista, 18 anos, estudante, Fernando Chaby Miranda, viola solo, 19 anos, estudante, Eduardo (
Edmundo) Brito da Silva, viola baixo, 26 anos, e Paulo de Carvalho, bateria, 18 anos, estudante.

Sobre os Tubarões:

Apenas actuam quando isso não causa transtorno aos seus estudos. Revelou-se um conjunto homogéneo, com valores individuais e com vastas possibilidades no futuro. O júri atribuiu-lhes 23 pontos.

Apresentaram-se com "Miss Molly", "Eight Days A Week", "Mike", de Trini Lopez, e "Ya Ya". Envergavam fato azul, camisa branca e laço preto. Eis os seus nomes: Luís Alberto Dutra, viola baixo, 18 anos, Joaquim Guimarães, viola solo, 20 anos, José Merino, vocalista, 17 anos, Eduardo Pinto, bateria, 18 anos, e Carlos Alberto, órgão eléctrico, 16 anos.

Esqueceram-se de falar dos Galãs.

Organizado pelo Movimento Nacional Feminino a favor das Forças Armadas, o Concurso Yé-Yé realizou-se de 28 de Agosto de 1965 a 30 de Abril de 1966, tendo saído vencedores os Claves.

4 comentários:

Jack Kerouac disse...

Belas guitarras que os Sheiks tinham já nessa época, pelo menos parecem, já que a foto não é muito nítida.

Anónimo disse...

Também é interessante o facto de confessarem que o Leite era a sua bebida preferida (vinha numa das primeiras contracapas).

A NZ e os Excesso não fizeram muito diferente. Lembro-me de serem fãs de Celine Dion e outras preferências.

Anónimo disse...

Não sei se o livro que está a ser preparado engloba a fase de 1979/1980. Fica aqui a informação que "Rockinho Mandado" aparece numa versão jazz no último disco de Paulo de Carvalho. Penso que é esta Quinta-Feira que PC é o convidado de Judite de Sousa. Mais valia ser hoje que é dia da música mesmo assim não é normal convidarem músicos para o programa. Houve um recentemente mas não me lembro qual.

Edward Soja disse...

A propósito dos Czares,
aqui fica uma boa nova.

http://mostraivos.blogspot.com/2008/09/czares.html

Abraço.