terça-feira, 23 de setembro de 2008

GRANNY TAKES A TRIP


Granny Takes A Trip foi uma das mais badaladas boutiques dos anos 60 na swinging London. Ficava no 488 da King's Road, já longe da ribalta (World End, Chelsea).

Na imagem, de Agosto de 2008, tudo aponta para que a antiga boutique conheça novo inquilino proximamente.

A boutique abriu em Janeiro de 1966, mas tudo começou no Verão anterior, quando Sheila Cohen decidiu que a sua colecção de vestidos precisava de levar uma volta. Para tal, contou com a ajuda do seu amigo artista Nigel Waymouth, que deu o nome à loja.

Juntamente com John Pearse, ex-alfaiate em Saville Row, e um empréstimo familiar de 200 libras, a aventura começou.

Esta parceria resultou em cheio, criou uma alquimia que revolucionou a moda e o comércio retalhista.

Quando Granny Takes A Trip abriu as suas portas, já existiam as boutiques de Kikki Vyrne, Mary Quant e John Steven em Carnaby Street bem como a Biba, na King's Road.

Salman Rushdie, então estudante em Cambridge, passava o fim de semana em casa do seu amigo Paul Scutt que vivia no andar de cima da loja, quando desceu à boutique para se meter com Sheila.

A dona estava então ocupada a mostrar a nova colecção de camisas a John Lennon que tinha chegado no seu Rolls-Royce psicadélico, rechaçando de imediato o futuro e famoso escritor proscrito pelos muçulmanos.

O mural mais conhecido da loja (Mae West) - houve vários - foi pintado por Mickney Finn que, mais tarde, fez parte dos Tyrannosaurus Rex, de Marc Bolan. Via-se para o interior da loja através dos lábios.

Além de John Lennon, também Mick Jagger, Keith Richards, Sy Barrett, Jimi Hendrix, Small Faces, Pink Floyd, Who, Brigitte Bardot, Monica Vitti, Terence Stamp, Andy Warhol, todos, foram clientes da boutique.

Gram Parsons costumava dormir no chão da loja, porque a adorava, disse um dia Nigel Waymouth.

Sem comentários: