quarta-feira, 24 de setembro de 2008

BEATLES REMASTERIZADOS, FINALMENTE!


Há na edição de Outubro da Mojo uma notícia crucial que eu julgo que tem passado despercebida: é que se mantém em curso o projecto de remasterização digital da obra dos Beatles que muitos julgavam já esquecido.

Mat Snow manifestou-se estupefacto e honrado por ter sido o primeiro jornalista a ouvir já 10 faixas digitalmente remasterizadas do duplo álbum "The Beatles", mais conhecido como álbum branco.

Coordenado por Allan Rouse, o projecto tem já três anos de execução e compreende não só a discografia clássica original dos quatro de Liverpool, mas também a colectânea "Past Masters" (nos seus dois volumes), a banda sonora "Yellow Submarine Soundtrack" e a versão norte-americana de "Magical Mystery Tour".

Allan Rouse compara o seu trabalho e o da sua equipa ao da "restauração de um Rembrandt".

É provável que o resultado final só surja em 2009 e é provável igualmente que também surjam digitalmente remasterizadas as versões estereofónicas originais, com nítida divisão de canais, voz de um lado, instrumentos do outro, a par das remasterizações mitigadas de George Martin em 1987 para os CDs.

Lá vai barão...

7 comentários:

josé disse...

Espero que a coisa seja de idêntica qualidade ao som de Love, em dvd-audio.

Aí, sim. Valerá a pena.

Mas, pensando bem, as versões em disco LP, ainda são as melhores.

O digital, não consegue ultrapassar a qualidade global do som do vinil. Para mim, pelo menos.

Poucos discos haverá em que esta asserção não seja verdadeira.

Já comparei várias vezes. Até mesmo no caso do Let it be, quando saiu o "naked".
E de todas as vezes, sai-me o mesmo: o som do vinil, é preferível.

Mas pode ser que desta vez a coisa mereça um segundo olhar. Ou audição.

Anónimo disse...

Devem estar à espera do Natal :)

Anónimo disse...

Antes disso, a 1 de Dezembro, "Picture Book", o primeiro box set dos Kinks a ser editado. 6 cds, um terço de cujo conteúdo será constituído por inéditos. Supervisão do Ray Davies.

Rato disse...

Será que cada embalagem dos albuns pré Sgt. Peppers (o 1º a saír unicamente em verdadeiro stereo) irá conter as 3 versões do som? Ou seja, mono, "stereo" original (separação de canais) e "stereo Martin"? Acho fruta a mais..., a não ser que sejam CD's duplos. Diga-se de passagem que as versões "stereo" dos primeiros 7 albuns só têm valor histórico, por ser dessa maneira que apareceram ao mundo. Prefiro de longe o trabalho de re-equilíbrio de canais feito por George Martin em 1987.
Mas relembro aqui a coleção completa dos EPs saída em CD aqui há alguns anos - alguma coisa foi feita em relação àquele som (o quê não sei), pois os temas soam infinitamente melhor do que os equivalentes nos CD's de 87.

josé disse...

rato:

Como se chama essa tal colecção de ep´s?
Vinham em caixa?

Rato disse...

The Beatles EP Collection: uma caixinha preta deliciosa, com os 15 EPs (ingleses) inseridos nas respectivas capas originais, num total de 65 temas. Está à venda na Amazon inglesa (foi de lá que mandei vir a minha). Pode parecer uma extravagância um pouco cara, mas acredita que vale bem o sacrifício. Se todos os CDs dos Beatles tivessem aquele som já não seria necessária a remasterização agora anunciada.

filhote disse...

Quanto às anunciadas reedições em CD da discografia dos Fab Four, estou com o José... não preciso delas para nada... tenho as edições originais em vinil - UK, de preferência.

Essa box-set dos Kinks, "Picture Book" é que já me fez suar as estopinhas e exclamar "lá vai barão"... ai senhores!!!