domingo, 14 de setembro de 2008

PARQUE DA MÁ VISTA


Nunca vi um local tão inadequado e tão perigoso para um concerto como o Parque da "Má" Vista, em Lisboa! Como é possível?

O espectáculo de Madonna foi outra seca. Uma canção que durou duas horas, com desafinanços pelo meio. Devo ter conhecido uma ou outra música. Até "La Isla Bonita" estava completamente desfigurada.

Fascinante foi ver o Willy a despachar cachorros. Que destreza!

Umas 75 mil pessoas, segundo a organização. Essa é que foi a surpresa! Dá-me ideia que é o maior concerto jamais realizado em Portugal (acho eu).

Há 3 anos, nos MTV Awards, Madonna cantou para pouco mais de 8 mil pessoas no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Foi dia 03 de Novembro de 2005.

E em 2004, no dia 13 de Setembro, no mesmo local, depois de muita celeuma, Madonna cantou para pouco mais de 16 mil.

27 comentários:

NS disse...

Em Agosto 2005 o Diário Digital / Lusa apresentavam alguns números:

"Concerto dos U2 não bate recordes, mas está entre os de maior audiência

Os U2 só actuam domingo em Lisboa, mas desde Março, altura em que esgotaram os bilhetes, integram a lista dos concertos que maior afluência tiveram em Portugal, com 52 mil espectadores.

Apesar de se esperar um mar de gente no Estádio Alvalade XXI e dos mais de 50 mil bilhetes terem esgotado há meses, o quarto concerto dos U2 em Portugal não bate recordes em Portugal em espaços ao ar livre.

A 7 de Junho de 2004, a actuação do cantor Sting no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista, contou com 90 mil espectadores, segundo dados da organização.

Na estreia do ex-Beatle Paul McCartney em Portugal, também no Rock in Rio Lisboa, a 28 de Maio de 2004, estiveram presentes mais de 46 mil pessoas.

No estádio de Coimbra, há dois anos, no último concerto dos Rolling Stones para o público português estiveram 45 mil fãs, número que não supera os 60 mil que os viram tanto em Junho de 1990 como em Julho de 1995 no Estádio de Alvalade, em Lisboa.

O antigo estádio do Sporting foi, aliás, o palco de muitos dos maiores concertos em solo português.

A 22 e 23 de Julho de 1994, os Pink Floyd conquistaram 85 mil pessoas e a 26 de Setembro de 1992 60 mil aplaudiram o espectáculo de Michael Jackson.

Tina Turner, em 1990, e Dire Straits, em 1992, também entraram na cifra dos 60 mil bilhetes vendidos.

Os U2 estiveram três vezes em Portugal, a primeira das quais em 1982, no festival minhoto de Vilar de Mouros.

O regresso aconteceu na década de noventa, a 15 de Maio de 1993 no estádio José Alvalade, no qual estiveram 50 mil pessoas, e a 11 de Setembro de 1997, no mesmo recinto, com 60 mil espectadores."

NS disse...

Fazendo fé nestes números e mesmo não considerando o do Sting (festival), ainda assim o concerto dos pink floyd terá tido maior assistência.

NS disse...

Reparei agora que a marca dos Pink Floyd se refere a duas datas...

E os números não são consensuais. Na wikipédia refere 120 mil pessoas, ou seja a lotação máxima (60 mil) do estádio de alvalade nos dois dias.

Assim, este da Madonna terá sido a maior assistência em Portugal de um artista em nome próprio.

NS disse...

Ainda a propósito de Madonna em Portugal, apenas referir que os MTV Awards foram a maior banhada que já levei. Que dinheiro mais mal gasto...

daniel bacelar disse...

Meus caros Amigos
Confesso que fiquei admirado com (segundo parece) "o fiasco" do concerto da Madonna.
Tenho uma certa admiração pela senhora,pois apesar de não ser o meu"cup of tea" (hoje estou muito british!!)tenho um ou dois CDs e todos os VHS E DVDs pois não há dúvida que são um regalo para a vista.
Está ali muito trabalhinho,imaginação,e a senhora não brinca em serviço.
Daí, ficar muito admirado que a coisa tenha corrido mal.
É pena!!!!!
Tenho a criticar a imprensa rádio e tv do burgo,que uma vêz mais vieram provar que continuamos a ser um país de "papalvos" pois com os acostumados exageros fômos massacrados com a visita da senhora.
Depois,nas entrevistas ao "pessoal" que estava lá a "secar" com o intuito de arranjarem um lugar á frente,até parecia que faziam de propósito,pois isto não envolve qualquer sectarismo mas só aparecia malta daquela "faixa" (não sei se me estão a entender!!)até achei estranho não vêr o Castelo Branco a reboque da "velha".
Será que não foi para não ofuscar a Madonna???
Acabo agora mesmo de ouvir na TV que aquilo ontem foi um sucesso!!!!
VÁ-SE LÁ ENTENDER ISTO!!!????

Jack Kerouac disse...

O Concerto parece que foi um sucesso, se gostarem de uma aula de aeróbica de 2 horas, cheia de efeitos visuais e sonoros. A Madonna, segundo a minha opinião, não tem grande vóz, não tem grandes músicas, viveu sempre da imagem e das polémicas que foi gerando. Mas como felizmente deve haver produtos para todos os gostos, ainda bem que ela existe, pois dentro do género acho que é TOP. Além de ser um ícone para a comunidade Gay.
A mim nem que me ofercessem o bilhete e me pagassem um cachorro e 2 imperiais, não me apanhavam lá. Faria o mesmo que fiz ao Bilhete que me ofereceram para o Michael Jackson em Alvalade, oferecia-o.

Um disse...

A música ideal para quem não gosta de música.

Maria...ia disse...

Concordo em pleno com o Kerouac: nem que me pagassem me apanhavam lá. Respira-se mediatismo sem qualquer qualidade.
Recordo-me da Madonna a cantar "Like a Virgin" de soutien preto, poses ousadas e terço ao pescoço; e volvidos todos estes anos e já com a senhora cinquentenária, a atitude kitch continua, o que comprova que a mesma não passa de um ícone imagético de puro mau gosto parado no tempo... and nothing else.

josé disse...

Da Madonna, aprecio duas canções. A primeira, Borderline, segundo julgo e a versão de American Pie, de Don MacLean, um resumo da música rocknroll até aos 70.
Mainada. Nunca iria assistir a um concerto, mas o fenómeno de reunir 70 mil pessoas num sítio para ouvir uma vedeta é notícia. Só por isso.

Como é que este fenómeno surgiu? Como é que os media embarcaram nesta coisa?

Porque é que esta Madonna consegue este sucesso objectivo, mesmo sem razões suficientes para tal?

Rato disse...

Como muito bem lembra o Paulo, antes da Madonna existiu (ainda existe?) outro fenómeno de mediatismo chamado Michael Jackson. Com uma pequena diferença: este ainda surgiu da música, só depois é que virou "produto virtual". A Madonna nem isso, foi logo à partida "fabricada" como "imagem de consumo". E depois a própria revelou-se exímia gestora (há que lhe reconhecer esse talento) dessa mesma imagem, a ponto de a conseguir manter na crista da onda todos estes anos. Já o mesmo não se pode dizer do Michael, cuja curva descendente passou há muito do ponto de não retorno.

filhote disse...

Persistem por aqui alguns equívocos. A saber:

1. A Madonna não foi nenhum projecto fabricado. Surgiu na cena underground nova-iorquina, das pistas de dança de clubes Gay e não só, para depois difundir-se pelo planeta. Tanto o som como a estética a ele associada. Nesse movimento Pop-Dance, eminentemente pós-Punk, pós-Disco, as meninas usavam o citado vestuário de lingerie preta e acessórios como o crucifixo. E a Madonna era uma das "estrelas" desse submundo. Uma das pioneiras, portanto. Como os Culture Club de Boy George em Inglaterra. Para entender melhor o fenómeno, basta ver o filme "Desesperadamente procurando Susana" (com a própria Madonna).

filhote disse...

2. Por que o fenómeno Madonna não morre? Pela simples razão de que a senhora soube renovar-se, mantendo-se fiel a um certo estilo musical - aquele que faz as delícias das pistas das discotecas, ou seja, Dance Music.
Madonna detém o poder de toda a sua criação artistica. E para quem não saiba, quase desde o início da carreira. Compõe, toca vários instrumentos, canta, dança, representa no palco e no cinema, e, importantíssimo na sua área, produz os próprios discos.
Resumindo, podemos não gostar do que Madonna faz, mas não restam dúvidas de que não lhe falta talento. A Arte nem sempre pode ser entendida por todos, porém, no caso de Madonna ela é legitimada por uma "imensa minoria". E um espectáculo da magnitude do dela, nas suas vertentes teatrais-musicais, não está ao alcance de qualquer um. Pelos vistos, só da própria Madonna.

filhote disse...

Posto isto, resta-me confessar que também não gosto nada da música da Madonna. Não é a minha praia. E não afirmo "detesto" por ser capaz ainda de simpatizar com duas ou três cançonetas da senhora.

De acordo contigo, Kerouac,
dificilmente me apanhariam num show da Madonna... porém, não comparemos a citada madame com o "Mico Jackson"...

Os dois são artistas Pop e dançáveis de "inteligência artificial", é verdade, mas vindos de origens musicais totalmente distintas. O Michael é herdeiro directo da alma Motown, enquanto a Madonna fez-se mulher nas pistas do Village e do Soho...

E, Kerouac, o show do Michael Jackson em Alvalade foi memorável. A todos os níveis. Mesmo o musical. Impossível de esquecer o solo de guitarra de Jennifer Batten em "Beat It" ou a reprodução em palco do clip de "Thriller"... estive lá em trabalho, mas fiquei surpreendido...

Jack Kerouac disse...

Eu não queria comparar o MJ com a Madonna, são fenómenos bem diferentes mesmo. Só disse que faria o mesmo que fiz na altura, tive direito a um bilhete por trabalhar na Sumolis na altura, que é a representate da PEPSI em Portugal, que na altura patrocinava a Tournée do MJ. E ofereci-o ao meu irmão, porque não tinha paciência para ir para ir para o estádio. Mas sei que foi um grande espectáculo visual e a musica dele era diferente da Madonna. Só isto, nada de comparações. :)

filhote disse...

Concluindo, não podemos catalogar a Madonna como um fenómeno mediático. Os fenómenos mediáticos, como sabem, não resistem ao tempo.

A Madonna mantém-se há mais de 20 anos. Destaca-se na capa das mais prestigiadas enciclopédias da Música Popular, é respeitada e admirada por vários artistas - como Mick Jagger e George Harrison, citando apenas dois exemplos -, figura no TOP 5 dos artistas mais cultuados e coleccionados do Poll da Record Collector (Beatles à cabeça)e, não sendo uma artista da moda, do momento, ainda dita as tendências e bate o recorde de assistência em Portugal...

Acham que tudo isto é por acaso?

Não podemos confundir o nosso gosto particular com a qualidade intrínseca das coisas. Por exemplo, para mim Black Sabath é "abaixo de cão", mas qualquer adepto do Hard-Rock ou do Heavy Metal estará em total desacordo.

Outro exemplo: diziam que os Monkees não passavam de uma banda fabricada - e eram mesmo!-, e de um "fenómeno mediático"... pois, meus caros, adoro os Monkees, e, surpresa das surpresas, ainda se fala deles!!!

filhote disse...

Entendido, amigo Kerouac.

nota- não confundam o meu gosto com aquilo que escrevi... para mim, este electro-Pop-Dance da Madonna também não é música... pelos menos para os meus ouvidos... a dita senhora vem dar um show ao Rio de Janeiro em Dezembro... no Maracanã... dizem que está quase esgotado... e sabem quanto custa o bilhete para o gramado, na frente do palco?... 600 reais (mais de 200 euros)... e o mais barato, para a arquibancada a "milhares de quilómetros" da boca de cena?... 180 reais... (mais de 60 euros)... um escândalo... COMO É QUE É POSSÍVEL?????????

cruz disse...

Eu gosto da Madonna e pronto ...

Gosto dela desde o início quando ouvia o mítico programa Discoteca da Rádio Comercial.

É pop. É comercial. E qual é o problema ...

Houve uma altura que ela me desiludiu, mas também quase sempre consegue surpreender porque não se limita a repetir sempre a mesma receita.

Já vi vários concertos pela TV e ela nunca me defraudou. É uma "performer" de mão-cheia. Não sei se desafina ou se canta em "play-back", mas sei que entretém (e bem)

Como diriam antigamente "There's no business like show-business"

cruz disse...

Quanto ao comentário

"Além de ser um ícone para a comunidade Gay"

O que é que o "cú" tem a ver com as "calças" :)

Acho que ela é um ícone para muitas comunidades pois caso contrário não teriam sido vendidos 75.000 bilhetes (ainda + com a rapidez que foi anunciada)

cruz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camilo disse...

Ó meus Queridos Amigos...
É por estas e por outras que eu digo que o DANIEL BACELAR, o VICKY, o FAUSTO, o ZÉ DALMADA, o ZÉ PINO e outros que não me lembro agora...
"tivemos" um azar do caraças ter nascido aqui.
Ah!... que raiva!!!

daniel bacelar disse...

Meus queridos amigos
20 - vinte comentários - 20
Só isto acho que quer dizer qualquer coisa.
Pode-se não gostar da voz da Madonna.
Achar que tem uns gostos esquisitos,mas isso é lá entre ela e o marido.
É um Icon Gay???
Que lhes faça muito bom proveito.
Agora que há ali qualquer coisa de muito talento e uma força interior extraordinária que arrasta multidões aí, é que não há qualquer dúvida.
Não é de ontem nem de hoje,a mulher renova-se constantemente ao longo de todos estes anos,e segundo parece está para durar.
Já disse anteriormente que não sou grande fan,agora que há ali qualquer cois,lá isso há,e não querendo abandalhar o tema,ela tem aquilo que falta aos nossos politicos "CARISMA"!!!!
Ao meu amigo Camilo só tenho a agradecer a simpatia das suas palavras,mas não quero de maneira nenhuma vir a fazer a mesma figura de um conhecido Rocker da nossa praça,que quando tentou ir para a América clandestinamente por via maritima e foi caçado a meio do caminho se lamentou dizendo:
Foi a sorte do Elvis Presley,se eu tenho lá chegado,mais ninguém ouvia falar dele.!!!!
Cada macaco no seu galho,há que ter a noção das coisas e mesmo não sendo fan,reconhecer que há ali muito talento, e de parva a senhora não tem nada
Caro Camilo,de qualquer maneira,um grande abraço,e toda a minha amizade!!!

paulo disse...

filhote, não sei se o George Harrison gostava da madonna; tem piada que eu achava precisamente o contrário...

A única coisa que me faz gostar um bocadinho (só um bocadinho) de Madonna é ela ter, uma vez, ajoelhado perante Paul McCartney e ser compradora regular da roupa Stella McCartney!

Só por isso, mais nada.

Quanto à música, venham os Abba!

Jack Kerouac disse...

Utilizando a medida do numero de comentários para avaliar a importancia do comentado, digamos que a Madonna vem logo a seguir á Sopa do Lidl.... ;)

ié-ié disse...

O Paulo tem razão. George Harrison ficou com péssima impressão de Madonna depois do "Shanghai". Achava-a péssima actriz e má profissional.

Eu, por mim, gostei do início da carreira da Madonna. Quem ma "vendeu" foi o Manuel Falcão em 1984 com "Like A Virgin". Nessa altura era uma indie emergente (eheheh).

LT

Bobbyzé disse...

Concordo com a maioria!Ir a um concerto da MADONNA é uma prova de muito mau gosto!A fulana acaba de realizar um filme péssimo e, claro que os fas vao correr para encherem os cofres da dita senhora!!!Ontem, nos Campos Eliseos em Paris, optei por uma visita ao stand da Renault do que observar toda aquela palhaçada (à porta do Hotel)à volta dessa velha boneca!!!!

filhote disse...

Os ABBA é que não! Antes a sopa do Lidl!!!

rsrsrsrsrsrrrs

Camilo disse...

"Jack Kerouac"...
Gostei da comparação da... "Sopa do Lidl"!!!