quarta-feira, 10 de setembro de 2008

BEATLES E BADEN POWELL


O nosso cérebro tem coisas estranhas, faz associações automáticas, a memória regista factos e relaciona-os de uma forma que nós não controlamos.

Vem isto a propósito deste "Beatles Rarities" e de uma música em especial, o "This Boy", quando o Vicky interpretou esta música no jantar de 6 de setembro, a memória disparou e relembrou-me algo que estaria adormecido.

Este LP, para quem não sabe, é constituído por 17 músicas que são consideradas "raridades", porque apenas tinham sido editadas em singles como lados B ou EP. Portanto, na época, eram músicas que eu nunca tinha ouvido e que só associava mesmo a este disco.

Comprei-o mais ou menos na época em que foi editado, 78 ou 79, tinha eu 12/13 anos. E na altura os LPs eram mesmo peças que se ouviam do princípio ao fim, colocava-se a agulha no início, quando acabava o lado A virava-se para o B, e ouvia-se tudo de enfiada, até porque era pouco prático ouvir as musicas isoladamente.

Calhou que nessa época era eu um Escoteiro entusiasmado e, ao mesmo tempo que comprei o LP, comecei a ler a biografia do fundador do Escotismo, "Baden Powell Cidadão do Mundo", como está visto, enquanto lia um ouvia o outro.

E a partir daí sempre que ouço uma das músicas que fazem parte deste LP, associo primeiro ao Baden Powell e só depois aos Beatles. Já nem me lembrava deste facto, até começar a ouvir os primeiros acordes do "This Boy" pelo Vicky & Sons.

Na contracapa deste LP existe uma frase engraçada, pois refere-se ao "I'll Get You" como sendo a raridade mais vendida do mundo, alguém adivinha porquê ?

Colaboração de Paulo Bastos

10 comentários:

Rato disse...

Tanto quanto sei "I'll Get You" foi das poucas canções dos Beatles que nunca teve edição em stereo. Mas não me parece que tal tenha sido a razão do tal sucesso de vendas. Talvez o LPA nos consiga elucidar.

paulo disse...

Por ter sido o lado B de She Loves You?

Tenho que ir buscar o disco para reler a contracapa!

Rato disse...

Também foi o lado B do single "Sie Liebt Dich", editado nos US, onde apareceu ainda no album "The Beatles Second Album" (Capitol).
E no entanto, esteve para ser o tema principal (lado A) logo a seguir a "From Me To You".
Por isso, quando se fala em "sucesso de vendas" tem de se saber em que formato é que isso aconteceu. Provavelmente teria sido como lado B do "She Loves You" original, um dos singles mais vendidos dos Beatles.

Jack Kerouac disse...

Foi isso mesmo, por ser o lado B do She Loves You na edição original Inglesa, ao que parece foi o single dos Beatles mais vendido. E segundo reza a lenda, muita gente nem sequer ouvia o lado B do single. Embora isto me pareça mais lenda do que outra coisa, dizem que muita gente nem sabia que esta musica era o lado B do She Loves You.

Rato disse...

Custa-me a acreditar nisso, pois nós naquele tempo "devorávamos" tudo o que fosse Beatles. O problema era precisamente o contrário, tudo o que havia disponível nos sabia a pouco e por isso estávamos sempre à coca de novidades. E quando elas apareciam era "um ver se te avias", uma corrida louca às discotecas.

filhote disse...

E eu fui um sortudo por conhecer o "This Boy" desde o berço. Isto por que lá em casa existiam 4 LPs dos Beatles: "Rubber Soul" (o disco da minha vida), "White Album", "Revolver", e... "Meet the Beatles"... este último, a versão USA para "With the Beatles", que inclui "This Boy"...

Uma das melhores baladas dos Fab Four, nitidamente inspirada nos Everly Brothers e nos Beach Boys, em cuja "middle part" a voz de Lennon até arrepia!

Há duas versões ao vivo que adoro. A primeira, dos próprios Beatles no Ed Sullivan Show (Miami-1964). A segunda, de Sean Lennon e Rufus Wainwright num concerto dedicado ao 11 de Setembro(Radio City Hall).

ié-ié disse...

Tenho um carinho muito especial por "I'll Get You" porque faz parte do 1º EP dos Beatles jamais editado em Portugal, em Novembro de 63 (assassínio de Kennedy). Foi o primeiro disco dos Beatles que ouvi no sobreiro, no Bairro Marechal Carmona (Coimbra), à época.

"I'll Get You" foi editado na sua forma estereofónica no álbum norte-americano "The Beatles Second Album". Em "Rarities" está em mono, embora indicado como se fosse stereo. Os outros enganos são "You Know My Name", "She's A Woman", "I'm Down" e "Long Tall Sally".

LT

ié-ié disse...

Segundo Neville Stannard, autor de uma imprescindível discografia dos Beatles (pelo menos), há uma única canção dos Beatles, "You Know My Name (Look Up The Number)" que nunca conheceu versão estereofónica.

LT

Rato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rato disse...

Gostava aqui de apurar uma coisa: nunca ouvi as versões originais americanas dos primeiros albuns dos Beatles, pelo que não tenho conhecimento in locco. Mas tenho lido que essas versões "stereo" eram "falsas versões stereo", ou seja, separação grosseira de canais para enganar incautos. Julgo que só recentemente, na edição de coleccionador desses albuns em CD a verdade foi reposta, se bem que o som (em mono) consiga soar bem melhor (nomeadamente nos graves) do que o equivalente nas edições dos mesmos temas surgidas em Inglaterra.