domingo, 3 de abril de 2011

YOU'LL NEVER WALK ALONE


ORFEU SINP 29

Eu Ouvi o Passarinho – Romana

Não é alentejano, mas gostava de ser.

Mas não é alentejano quem quer. Como os alentejanos costumam dizer: não se nasce alentejano, é-se alentejano.

O monte do Juca no Alentejo era uma espécie de tesouro perdido no tempo. O findar da tarde no Verão em Setembro, antes dos grilos, dos ralos começarem a cantar, ouvir o silêncio, partilhar solidões, talvez um grito de milhafre, mas não tem a certeza de o ter escutado...

Ou como no cantar

Eu ouvi um passarinho
Às 4 da madrugada
Cantando lindas cantigas
À porta da sua amada
Por ouvir cantar tão belo
A sua amada chorou
Às 4 da madrugada
O passarinho cantou

Ali comeu o peixe-espada grelhado que melhor lhe soube na vida. Dali, por um 14 de Setembro de 1977, foi, com o Luís Mira e o Jaquim, até Lisboa ver o Benfica empatar a zero com o Torpedo de Moscovo e depois comer um bife numa cervejaria quase em frente à "Portugália". Com o Jaquim a dizer que gostava muito de pickla de couve, também um mocho morto pelo carro no regresso ao monte, e que, no jantar dia seguinte foi degustado pelo Luís Mira e pelo Jaquim. Ele passou…

Já agora:

Quinze dias depois o Glorioso foi a Moscovo jogar a 2º mão com o Torpedo. Após prolongamento, subsistiu o empate a zero pelo que houve que recorrer à marcação de grandes penalidades O Benfica converteu quatro (Pietra, José Luís, Chalana, Bento), o Torpedo uma.

Em Almoçageme, num rádio de pilhas, ouviu o relato. As transmissões televisivas não estavam vulgarizadas. Ainda antes de Manuel Galrinho Bento marcar a a grande penalidade, (antes defendera uma) que daria o 4 a 1, a voz do comentador José Neves de Sousa, certeza das certezas, ecoou no éter do “Rádio Clube Português”: e vou já avançar para o champanhe!

Já agora, querem saber o que aconteceu depois?

Na eliminatória seguinte, o Benfica calhou com o B1903 Copenhaga e venceu por 1-0 os dois jogos.

Nos quartos de final calhou o Liverpool. No primeiro jogo na Luz, debaixo de um dilúvio, Nené ainda fez o 1-0, mas os ingleses acabaram por ganhar por 2-1. Quinze dias depois, em Anfield Road, foi o descalabro. Souness, Dalglish & Cº deram quatro e o Nené ainda meteu um golito.

No que descamba o raio de um “single” com cantares alentejanos…

Colaboração de Gin-Tonic

12 comentários:

Anónimo disse...

TOMA E EMBRULHA!

filhote disse...

Obrigado, Gin-Tonic, por mais esta bela crónica.

Escusado será dizer que também acompanhei toda essa campanha europeia do Benfica. Lembro-me particularmente do jogo do Torpedo na Luz, a que assisti ao vivo, e dos relatos dos dois jogos contra o Liverpool.

JC disse...

Olá, Gin-Tonic. Esta tua crónica dá um pouco de alegria a um dia mtº triste. Olha, vi o resultado do Torpedo-SLB no dia seguinte, num jornal jugoslavo, em Dubrovnik. E nessse jogo c/ o Liverpool, quando cheguei a casa até as cuecas tinha molhadas. Neste dia mtº triste, aqui vai um enorme grito: Viva o Benfica!

Anónimo disse...

Prodigiosa memória "dele". Fantástico.

Anónimo disse...

As árvores morrem de pé! Viva o BENFICA!!!

Ao anónimo anterior: quem é a personagem que o GT tão bem retrata e conhece?

gin-tomic disse...

E, possivelmente, Caro Filhote, viste o jogo do Torpedo acompanhado pelo teu avô,um sportinguista que não tinha qualquer tipo de dificuladade em acompanhar o neto a ver os jogos dos lampiões. É essa a nobreza dos homens com um H muito grande como o foi João De Freitas Branco: ética, moral, princípios, outras qualidades hoje completamente esfrangalhadas nesta sociedade não sei de quê.
Um desportivismo que faltou à Direcção do nosso clube quando, ontem, mandou apagar as luzes e abrir as torneiras de rega para que o FCP não comemorasse a conquista do campeonato, conquista justa, diga-se. São atitudes destas que provocam disturbios que se tornam irreparáveis. No café do bairro, na bica pós almoço, o Zé Puto bolsava para a plateia que apagar as luzes, abrir a água tinha sido pouco: deviam ter soltado os cães!!!...
Um abraço à flor do Atlântico, outras tardes-noites cantarão.

gin-tonic disse...

Caro JC: Claro que um tipo fica chatiado que nem um perú em manhã de Natal, mas tudo isto estava há muito anunciado.
Aliás como tu, muito bem, tens o cuidado de dissecar hoje no teu "Gato Maltês".

gin-tonic disse...

A memória já conheceu melhores dias, caro anónimo das 14:24.
Hoje tenho que recorrer ao Almanaque que o Glorioso, por ocasião do Centenário em 2004, publicou.

JC disse...

Esta bem, GT, estava anunciado. Mas não é indiferente para todos nós, para a mística do clube, para a consistência de um projecto, para o futuro, para a confiança necessária para o resto da época, enfim,entregar o título e a festa aos "tripeiros" mesmo á frente do nosso nariz, algo que no ano passado não conseguimos fazer. Senti-me humilhado por tal e por ouvir hoje o alarve do P da C gozar c/ aquele gesto da luz e da rega, indigno do n/ clube. O meu filho, que ontem viu o jogo comigo no estádio, foi hoje de manhã para Londres. Quando lá chegou mandou-me um sms a dizer que nem os para os jornais no avião tinha conseguido olhar! Nós, sócios e adeptos que ontem soubemos aplaudir de pé o esforço da n/ equipa no final de um jogo em que fomos inferiores, merecíamos bem mais.
Abraço

Karocha disse...

JC

Eu sou benfiquista dos quatro custados.
Tenho regras na vida, o exemplo vem de cima!
O que aconteceu ontem, para mim não da!
O respeito vem de cima e, não é por nos fazerem trinta por uma linha , que ripostamos com o que eu vi!

Anónimo disse...

A mim também custa muito nos costados...

filhote disse...

Acertaste em cheio, amigo Gin-Tonic!

Vi o jogo do Torpedo, na Luz, com o meu querido avô sportinguista.