quarta-feira, 20 de abril de 2011

1º EP DOS DEMÓNIOS NEGROS (1965)


ALVORADA - AEP 60 690

Bailinho da Madeira - Shakin' All Over - Coimbra - Boys

Os Demónios Negros, de Luís Jardim, formaram-se no Funchal no início da década de 60, tendo perdido para o Conjunto Académico João Paulo um dos primeiros concursos yé-yé realizados no País,”Caravana em Férias”, no dia 19 de Abril de 1964.

À semelhança do Concurso Tipo Shadows no cinema Roma, em Lisboa, o concurso funchalense foi organizado pelos Electrónicos, de Algés, que se encontravam em digressão pelo arquipélago, acompanhando a exibição do filme “Mocidade Em Férias”, com Cliff Richard e os Shadows.

A 1ª eliminatória realizou-se no dia 15 de Abril com os Incríveis e os Demónios Negros, a 2ª no dia 16 com os Gatos Mansos e Alberto Frias e a 3ª no dia 17 com o Conjunto Académico João Paulo e os Dinâmicos (de Valério Silva).

Na finalíssima, a 19 de Abril, João Paulo venceu os Demónios Negros e os Incríveis, ganhando a oportunidade de actuar em Lisboa, iniciando assim uma carreira de sucesso.

Mas logo no ano seguinte, em 1965, os Demónios Negros foram os vencedores da 2ª eliminatória do Concurso Yé-Yé que se realizou no Teatro Monumental, em Lisboa, no dia 04 de Setembro de 1965.

O segundo lugar foi para os Twist Star, de Póvoa de Sta Iria, e o terceiro para os Fliers, de Cascais.

Segundo a reportagem da revista "Rádio & Televisão, os Demónios Negros eram formados por Alberto Manso, 17 anos, vocalista e baterista, Tiago Camacho, 17, viola baixo, Luís Jardim, 15, viola ritmo, e Óscar Gonçalves, 18, viola solo.

Na descrição da revista, vestiam fatos com riscas pretas e gravatas com riscas encarnadas, usavam cabelos muito compridos, estilo beatle e cantaram "It's Not Unsual", "Teu Amor" e "Kansas City".

São todos estudantes, tendo começado por formar um grupo de futebol e só depois veio o conjunto. Empolgaram o público do Monumental e os maiores aplausos foram para o baterista.

A banda madeirense acabaria por perder para os Sheiks a primeira meia-final do concurso que se realizou no dia 06 de Janeiro de 1966, já os Demónios Negros tinham editado o seu primeiro EP, Alvorada AEP 60 690, com os tradicionais “Bailinho da Madeira” e “Coimbra” e versões de “Shakin’ All Over”, de Johnny Kid and the Pirates, e “Boys”, que Ringo Starr cantava nos Beatles.

O segundo e último EP, Decca PEP 1157, saiu em 1966, com uma versão, em português, de “Yesterday”, também dos Beatles, promovida por Luís Jardim que também assinou um original, “Quero Que Voltes”.

O disco completou-se com mais duas versões, “Slow Down”, de Larry Williams, que pertencia ao repertório dos Beatles, e “No Reply”, do próprio quarteto de Liverpool.

Em 1968, Luís Jardim foi para Inglaterra estudar Administração Comercial. Emarcou no "Reina Del Mar", onde conheceu o pianista Tom Gilhooly, que o convidou para sua casa em Londres.

Fui e passados dias assisti a uma gravação do seu conjunto, um trio que se chamava Bossa-Cálida. Como eles tinham necessidade de integrar mais elementos no conjunto e, principalmente, para fazer duo com a Linda (primeira mulher de Jardim), entrei a tocar instrumentos de percussão: pandeiros, atabaques, conga-drums e viola nas gravações.

Como o nome era um pouco difícil parta os ingleses pronunciarem, mudámos em Dezembro de 1968 para Carnaval, por ser uma palavra internacional.

Linda Jardim foi uma das cantoras que participaram em "Video Killed The Radio Star", dos Buggles.

Durante o ano de 1969, os Carnaval tocaram no "Ronnie's Scott", em Londres, lado a lado com Stan Getz, e também no Royal Albert Hall.

Em Janeiro de 1970, inauguraram o "Inn On The Park" e gravaram um LP.

Figura mediática pela sua participação em concursos televisivos, Luís Alberto Figueira Gonçalves Jardim, primo do presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim, será provavelmente o músico português com mais experiência internacional, tendo já participado em gravações de David Gilmour, Dream Academy, David Bowie, Kirsty MacColl, Lisa Stansfield, Rolling Stones, Dusty Springfield, Oleta Adams, Hothouse Flowers, Robert Palmer, Soul II Soul, Annie Lennox, Paul McCartney, Cat Stevens, Bryan Ferry, Malcolm McLaren, entre muitos outros.

Ainda vive em Londres, onde possui um moderno estúdio de gravação.

Colaboração de Luís Pinheiro de Almeida

10 comentários:

as disse...

Estou a ver que foi bastante importante o papel dos electrónicos! A parte dos Buggles deveria estar entre parentesis já que foi apenas em 1979. Parece-me que o curriculo apresentado é muito 80s. Ainda há pouco tempo o vi num concerto da Kate Melua que deu na RTP2! Já ouvi falar de um grupo chamado Rouge (e de que ele fez parte) que vendeu muito em alguns países e de um grammy que recebeu pelo "Slave To The Rhythm" da Grace Jones. Gostava de obter confirmações desses feitos. No curriculum falta sobretudo a ligação a Trevor Horn (apenas falam dos Buggles) e à ZTT.

ié-ié disse...

Não creio, mas posso estar enganado, que "Slave To the Rhythm", tenha ganho algum Grammy´. Não conheço os Rouge.

LT

adrian disse...

Jardim | L. Jardim | Louis Jadine | Louis Jardim | Louis Jardin | Louis Jardine | Louis Jordan | Louise Jardim | Louise Jordine | Lui Jardim | Luis | Luis Jadim | Luis Jardin | Luis Jardine | Luis Jordan (...)

http://www.discogs.com/artist/Luis+Jardim

gps disse...

persussão :)

gps disse...

O percurso musical do Luís Jardim está associado às carreiras dos famoso produtor Trevor Horn (Buggles, Yes) e do compositor Hans Zimmer (que também colaborou com os Buggles)

gps disse...

O wikipedia da Grace Jones não faz referência a esse grammy

Segundo o LJ o prémio foi-lhe atribuído pela linha de baixo de "Slave to the Rhythm".

Será que o grammy foi ganho pelo facto de um sample do tema ter sido utilizado em "girl you know it's true" dos Milli Vanilli ?

Quanto aos Rouge, ele afirmou ao programa Bairro Alto que recebeu royalties pelas vendas de discos em diversos mercados (que não EUA ou UK), mas aparentemente não há evidências na net

ié-ié disse...

Gracias pela correcção!

Eu acho que Luís Jardim nos toma como parolos, que acreditamos em tudo o que diz!!!

Onde já se viu um Grammy por uma linha de baixo!!!!

LT

Karocha disse...

LT

Vai ver que também vai ao casório, como o Gouxa!

Quanto a parolos não tenha dúvida.

filhote disse...

Acrescento apenas que Luís Jardim, como percussionista, ainda integra o grupo de Jazz de Charlie Watts...

bairro do vinil - JPAR disse...

Bom dia, segundo os próprios, em entrevista anterior a 1965, o 1.º EP foi gravado em 1964, ainda que se admita que só tenha sido lançado para o mercado em 1965.
Relativamente ao nome do concurso, não seria antes " Mocidade em Férias" ?

JP.