quarta-feira, 13 de abril de 2011

CONTA-ME COMO FOI


iPLAY - IPV 1764 2 - 2011

Colectânea de David Ferreira com 41 canções que fazem o ambiente sonoro da série de televisão "Conta-me Como Foi".

Há de tudo, de Green Windows ("Vinte Anos") a Amália Rodrigues ("Fado do Ciúme", "Uma Casa Portuguesa"), passando por Carlos Mendes ("Verão"), Simone de Oliveira ("As Coisas De Que Eu Gosto", "Sensatez"), António Calvário ("Hello, Dolly", "Namorados de Domingo", "Nostalgia"), Conjunto Académico João Paulo ("L'Amour Est Bleu", "Eu Tão Só", "Hully Gully do Montanhês"), Sheiks "Missing You"), Eduardo Nascimento ("O Vento Mudou"), Conjunto Mistério ("Sem Ti Não Sei Viver"), Natércia Barreto ("Óculos de Sol"), Duo Ouro Negro ("Agora Vou Ser Feliz", Trem das Onze", "Eliza"), Simone de Oliveira ("A Banda"), João Maria Tudela ("Kanimambo", "Holiday In Lourenço Marques"), Maria de Lurdes Resende ("Não, Não, Não", "Não Percas A Esperança"), Tristão da Silva ("Aquela Janela Virada Para O Mar").

Também Rui de Mascarenhas ("Alma de Boémio", "A Noiva"), Maria de Fátima Bravo ("Canção da Costureirinha", "Luanda Amiga"), Max ("Rosinha dos Limões"), Carlos Paredes ("Canção Verdes Anos"), Artur Ribeiro ("Cha Cha Cha Em Lisboa"), Tony de Matos ("A Pedra Que Caiu"), Trio Odemira (Cartas de Amor"), Maria José Valério ("Menina dos Telefones"), Helena Rocha ("Zigue Zague"), Celeste Rodrigues ("A Lenda das Algas"), Fernando Farinha ("Belos Tempos"), Hermínia Silva ("A Tendinha") e Carlos Ramos ("Sempre Que Lisboa Canta").

Há ainda o dueto entre Madalena Iglésias e António Calvário em "É Tão Bom Amar").

6 comentários:

lionel disse...

Não conheço "Uma Causa Portuguesa"

Rato disse...

Até a copiar, as editoras portuguesas são uma lástima, indignas de qualquer respeito ou consideração. De facto, os nossos vizinhos espanhóis, quando resolveram editar os temas da série televisiva equivalente (como se sabe, o original pertence-lhes) fizeram-no através de uma vintena de CD's repletos de raridades. Aqui, o que se faz? Engana-se o consumidor incauto impingindo-lhe mais uma coleção com temas que passam a vida a aparecer nas mais diversas compilações.
Com esta apetência pelo comodismo fácil e esperteza saloia, não admira que o FMI esfregue as mãos de contente, radiante por enchar os bolsos à custa deste povo.

O Rato Cinéfilo

ié-ié disse...

A tua crítica, Rato, é contundente e até posso estar de acordo com ela, mas acho que erras o alvo.

Do meu ponto de vista, a culpa não é nem de quem imagina a compilação, nem da editora propriamente dita.

A culpa reside, acho eu, no nosso mercado que, por um lado, é minúsculo (nada comparável com o espanhol), por outro, os seus protagonistas vivem de costas viradas uns para os outros.

Não estou a defender o David Ferreira e/ou a iPlay (por acaso esta editora até me tem dado carta branca, o problema é o resto).

É muito fácil tu ou eu ou outrém imaginar uma "colectânea do caraças" e depois esbarrar na mesquinhez das editoras que se guerreiam entre si, em vez de colaborar na expansão do mercado.

Enfim, é uma discussão que nos levaria muito longe...

Só posso tomar como "blague" a tua referência ao FMI... eheheh

LT

gps disse...

força nessas tags:

banda sonora
anos 60
nacional cançonetismo

O Arquivista disse...

Tenho ideia de já ter ouvido na série temas de José Mário Branco (Ronda do Soldadinho) e Sérgio Godinho, entre outras que não vêm no cd. É pena não se conhecer os critérios desta seleção, pois o ambiente sonoro da série aqui retratado, parece-me incompleto e misteriosamente tendencioso ao que estava apenas na "moda", não?

ié-ié disse...

Também não conheço os critérios...

LT