terça-feira, 16 de novembro de 2010

JOSÉ AFONSO AO VIVO NO COLISEU HÁ 25 ANOS - VIRIATO TELES



Edição Histórica FNAC - 19,99 €

Alinhamento do concerto do Coliseu:

Do Choupal Até À Lapa (Saudades de Coimbra) - Balada De Outono - Canção De Embalar - Natal Dos Simples - Vampiros - A Morte Saiu À Rua - Milho Verde - Canção Da Paciência - Era Um Redondo Vocábulo - Papuça - Venham Mais Cinco - Grândola, Vila Morena

A minha participação nesta edição em DVD limitou-se à elaboração do texto introdutório - que, de resto, aconselho a ler no meu saite, onde conserva a formatação original, que a "ditadura do graficariado" fez desaparecer da versão publicada no DVD: por um qualquer desígnio que me escapa, a primeira coisa que a maioria dos gráficos faz quando confrontada com um texto é remover-lhe a formatação, como se os itálicos, os bolds e os sublinhados tivessem sido ali colocados por simples capricho do autor...

É claro que deveria estar lá "Saudades de Coimbra", que é o título da canção, de que «Do Choupal até à Lapa» é apenas o primeiro verso. Também assim está designada no duplo álbum e nas posteriores reedições em CD. Pelo que terá provavelmente a ver com a indicação existente no registo em vídeo, não sei.

Um dado curioso - e é a primeira vez que digo isto - é que, com este DVD, fica a bem dizer finalmente disponível a totalidade do concerto: porque há temas que aqui estão que não fazem parte do alinhamento do CD ("Canção da Paciência", "Era um Redondo Vocábulo"), tal como há temas do registo áudio que não constam do DVD (os 5 instrumentais, "Senhora do Almortão", "No Comboio Descendente", "Um Homem Novo Veio da Mata", "Utopia", "O Que Faz Falta").

E há também, pelo menos, um tema que não está em nenhum dos registos: o instrumental de "Avenida de Angola", pelo nosso amigo Rui Pato.

Há que dizer que, tanto no caso do registo áudio como do registo vídeo, as ausências foram decididas nas semanas que se seguiram ao concerto e tiveram a concordância do Zeca ou daqueles em quem ele delegou essa função.

Ao que sei, umas canções terão sido retiradas por razões técnicas, outras por razões artísticas e outras se calhar por ambas.

O que, naturalmente, não evitou alguma polémica após a transmissão televisiva do concerto (exactamente a que serve de suporte a este DVD) de que nem toda a gente se saiu bem e onde, por exemplo, o Luís Filipe Costa, que tinha dirigido a gravação para a RTP, foi injusta e estupidamente maltratado.

Mas isso já é outra história, que talvez um dia ele queira contar...

Agradecendo o presumível elogio do "perito", a verdade é que nesta matéria eu não supervisionei coisa alguma. Limitei-me a escrever um texto, a pedido do Nuno Rodrigues, sobre o concerto. E foi o que fiz: um texto, não tanto sobre o DVD, mas sobretudo sobre o concerto mesmo (que, pelas razões que já apontei, teve quase o dobro das cantigas que estão no programa de TV agora editado).

Outro dos teus leitores interroga-se sobre o vídeo do "Galinhas do Mato". O que a "edição especial" para a FNAC inclui, para lá do DVD do concerto, não é um segundo CD com um vídeo, mas tão-só o CD áudio do "Galinhas do Mato".

É uma edição "DVD+CD", não é "2 DVD". Para quem já tiver ou não quiser o CD, há a edição "normal" do DVD.

Colaboração de Viriato Teles

14 comentários:

Eduardo Sousa disse...

E continuam a dizer que a primeira canção chama-se "Do choupal até à Lapa" quando na verdade essa é só uma frase da "Saudades de Coimbra" (verdadeiro nome da canção).
Como é possível este erro (=ignorância + imcompetência)?

Abel Rosa disse...

Sem querer desfazer a ideia de ignorância, só uma pequena informação baseada na tradição de Coimbra, muitos dos fados são conhecidos, não pelo nome, mas precisamente pelas frases mais conhecidas, é o caso deste e por exemplo do "Coimbra, tem mais encanto..." ... talvez tenha sido este o "erro" no alinhamento, mas claro é uma opinião, o importante é preservar a música do Zeca.

ié-ié disse...

O mais curioso é que a edição teve a "supervisão" de Viriato Teles, um perito na matéria.

LT

JC disse...

Custa-me dizê-lo, mas o concerto foi penoso.

gin-tonic disse...

As despedidas são sempre penosas, caro JC.
Se não sabes despedir-te diz que já voltas... ou faz um concerto.
Gravemente doente, José Afonso manteve sempre a mesma lucidez: sentia-se honrado por os governos o ignorarem, lamentava que a Sassetti e Arnaldo Trindade tivessem contas por ajustar. Para além da doença, as dificulkdades eram e chegou a dizer: "O que me tem valido é a sociedade dos amigos anónimos."

doug disse...

com a supervisão do LPA apanhámos com Afosno (já rectificado) e com Grânsola :)

O "Galinha do Mato" tem o video feito há poucos anos? Não será uma edição da CNM?

Anónimo disse...

Sassetti? Como assim?

JC disse...

Nem sempre, caro Gin-Tonic. Acho que J. Afonso deveria ter evitado o concerto e eu devia ter evitado lá ter estado. Não foi penosa a despedida (ele continua e continuará por cá) mas sim ouvi-lo cantar c/ a voz a falhar, com muitas dificuldades. Não guardo boas recordações desse concerto por causa disso mesmo.

gin-tonic disse...

Caro Anónimo das 16:01:
No site da Associação José Afonso
(http://www.aja.pt/)encontra todas as etiquetas para as quais José Afonso gravou discos. A Sassetti está por lá. Entre outros o LP duplo do Concerto do Coliseu é da Sassetti

gin-tonic disse...

Compreendo o que dizes, caro JC, também estive no Coliseu, uma enorme dificuldade para arranjar p bilhete, mas o espirito com que fui residia mais no campo da solidariedade do que pelo espectáculo em si. Aqueles tempos foram muito penosos para José Afonso e sempre fiquei com a ideia que foram os amigos e companheiros que o "empurraram" para que fizesse o concerto. Hei~de lembrar sempre a solidão de José Afonso, sentado na cadeira, a arranjar forças para cantar um pouco mais
Nada correu bem. Tudo foi feito em cima do joelho.
A realização da RTP é simolesmente miserável. Na altura, o Luis Filipe Costa queixou-se que a RTP não lhe forneceu as condições mínimas, mínimas mesmo, para um trabalho digno.

filhote disse...

E, apesar de todos esses contras, JC e Gin-Tonic, guardo uma boa memória desse concerto... apenas o vi pela televisão, e lembro-me de ter gostado das canções, da atmosfera...

Anónimo disse...

Obrigado Viriato Teles pela explicação.

Jack Kerouac disse...

Filhote, finalmente alguém que entende o que ali se passou, Zeca Afonso actuou, na maioria das vezes, em condições más. Desde tocar em cima de camionetas de caixa aberta, a tocar em sítios sem energia eléctrica, ele, e Adriano entre outros, iam onde fosse preciso. A intenção sempre foi a mensagem, a parte técnica sempre foi algo para a qual ele se marimbou pura e simplesmente. E no aspecto da atmosfera e daquilo que os concertos do Zeca transmitiam, este foi talvez o melhor de todos, pois teve uma carga emotiva muito grande, e foi mesmo a melhor despedida que ele poderia ter tido, para ele e para aqueles de quem ele gostava e que gostavam dele. O resto são cantigas.

Luís disse...

É pena é que não haja a edição em DVD pelo menos igual ao disco...