segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PAUL McCARTNEY NO BRASIL


Junto envio scanning do bilhete para o concerto do Paul McCartney, hoje, em São Paulo, no Estádio do Morumbi.

Ontem foi um show espectacular, com o Paul a falar quase sempre em português durante todo o concerto que durou cerca de 02H45M.

O palco tem dois écrans laterais gigantes onde se vê a actuação do Paul e da banda no concerto em tamanho grande e o fundo de cena do palco é um outro écran gigante onde vão passando fotos, imagens, extractos de videos ou filmes alusivos à canção que estiverem tocando.

O estádio estava completamente cheio (cerca de 250.000 pessoas), mas o que mais me impressionou foi a mescla de faixas etárias, sendo que a maior parte da assistência (talvez uns 70%) eram menores de 30/35 anos.

É de lamentar que em Portugal existam tantos nichos musicais, principalmente no que diz respeito ao interesse e gosto dos jovens e dos jornalistas/comentadores sobre a música do passado.

Havia centenas de jovens a acampar à porta do estádio, alguns há mais de cinco dias, para ficarem nas primeiras filas da pista.

Desculpem, mas o Brasil em termos musicais, e não só, está muito mais perto do nível dos EUA ou de UK do que o nosso cantinho à beira-mar com as suas mesquinhices e provincianismos balofos.

Desculpem os desabafos, mas fico tão triste quando vejo que este nosso país evoluiu tão pouco nos últimos 50 anos, especialmente ao nível de mentalidades e preconceitos.

Colaboração de Sgt. Couto, em São Paulo

4 comentários:

Cruz disse...

Olhe que não Sg. Couto, Olhe que não

Anónimo disse...

Creio até que o Brasil está à frente dos USA, muito mais ainda do UK, em termos musicais e não só, já que o Brasil é conhecido por ser o primeiro produtor mundial de música, assim como a Índia é o primeiro produtor mundial de cinema.

É o poder das potências emergentes.
Neste particular é pedir muito a Portugal.

Infelizmente está muito abaixo noutros factores o que me levava a considerar nunca trocar Portugal, ainda que fosse tão mesquinho ou provinciano como denuncia.Por exemplo, o Brasil é quase campeão mundial da criminalidade violenta, participando com um número astronómico de homicídios violentos para a conta global, como se travasse uma guerra civil interminável. Concerteza está ao corrente do que se tem passado nestes últimos dias no Rio de Janeiro, o que já se vai tornando uma rotina. E fosse só no Rio.

O que escolher ?
Um país provinciano (já foi mais) com mesquinhos mas também com muita gente interessante ou um país muito evoluído musicalmente mas que basta sair à rua, ir ao calçadão ou entrar num autocarro para arriscar a levar uma navalhada, uma bala, uma surra, por motivos fúteis, como aconteceu ao estudante luso do IST que foi anavalhado em plena praia do Rio por não ter contribuído com uns reais para o bolso do confiscador.

Por alguma coisa o Brasil, que dispõe de atractivos turísticos quase inigualáveis, tem uma taxa "per capita" de visitantes modesta, inferior em termos relativos a Portugal, também inferior nos índices de desenvolvimento e qualidade de vida divulgados pelas agências internacionais.

O Brasil é Portugal com açucar, mas capaz de causar uma grande diabetes.

(Sem querer desapontar, apenas chamando atenção para os dois lados, positivo e negativo da comparação)


JR

filhote disse...

De acordo, JR.

Porém, uma das grandes vantagens de viver aqui - Rio de Janeiro - é que a vida se mostra, todos os dias, tal como ela é. Violência, amor, tristeza, alegria, miséria, riqueza, solidariedade, sensualidade, liberdade...

Em Portugal, infelizmente, tive sempre dificuldades em descobrir a verdadeira vida. Ela teimava sempre em esconder-se, aparecendo disfarçada...

Sgt.Couto: 250.000 pessoas no Morumbi???? Calma... números oficiais: 64 mil!

Anónimo disse...

Caro Filhote

Bem esgalhado !
Compreendo, é como o título daquele livro "Vai onde te leva o coraçao" ( ou a felicidade).

Felicidades para si e para o Brasil!
Grande país que até fomos nós a descobrir e a fazer grande!

JR