quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ANA E SUAS IRMÃS


Filha mais velha de um capitão da marinha mercante e armador, Ana Maria (tal como as suas irmãs, Ana Rita, Elsa, Fátima, Joana e Madalena) recebeu uma esmerada educação num convento romeno, reputado em toda a Europa pelos seus métodos inovadores.

Cedo revelou a sua sensibilidade e os seus atributos artísticos no seio dos mais distintos círculos da aristocracia europeia e balcânica.

Após o seu début (que viria a ter página central na revista espanhola de sociedade "Hola", Ana resolveu instalar-se numa ropriedade de que sua família é proprietária na costa da Estremadura.

Aí, num ambiente simples e bucólico, Ana viria a descobrir aquilo que os seus amigos elogiavam quando conheciam a sua nacionalidade: a natureza e o sol do seu país.

A sua personalidade sensível e delicada é, em simultâneo, a sua grande fonte de enriquecimento humano e de sofrimento: Ana sente de um modo muito particular a preptência dos males do mundo.

Apostada em cantar a beleza e a poesia dos pequenos momentos do nosso quotidiano, Ana apresenta~se pela primeira vez ao público do seu país, com o pudor que é próprio de um artista que, em pé de igualdade, aceita as regras do jogo. Ao fazê-lo com as suas irmãs, Ana patenteia um estado de espírito marcado pela delicadeza, por uma fina sensibilidade e pelo intimismo.

Em Março de 1987, Ana concluiu os seus estudos de canto e interpretação lírica com o grande soprano dinamarquês Mara Oersted, tendo sido distinguida com o Grande Prémio da Juventude no Festival de Wilhelmstein, nos Alpes Suiços.

Transmédia, Fevereiro de 1988

10 comentários:

Anónimo disse...

Etiquetas em falta

Né Ladeiras
Festival da Canção
Nuno Rodrigues

http://anos80.no.sapo.pt/anaesuasirmas.htm

Anónimo disse...

Deve ser um grande naco.

nico disse...

são 4 ou 6: Ana Maria/Ana Rita/ Elsa/Fátima/Joana/Madalena

Ainda bem que alguém guardou esse texto e teve a gentileza de partilhar connosco.

JT disse...

erro 'ropriedade'

Quem será o/a autor/a desta prosa cor de rosa :)

ié-ié disse...

Porquê essas etiquetas?

LT

carlos disse...

Né Ladeiras fazia parte do grupo. Nuno Rodrigues, mentor do grupo e director da Transmédia.
Concorreram em 1988 ao Festival RTP.

ié-ié disse...

Não tenho tanto essa certeza (Né Ladeiras), ou melhor na sua biografia oficial ela diz que só participou no Festival, mas que nunca gravou com as Anas.

LT

Miguel Meira disse...

Existem duas versões desta música! Uma cantada por este conjunto e outra por "outra Ana" como diz no Maxi-Single que é a Né Ladeiras, saiu inclusivé a versão da Né num cd do melhor do Pop/Rock dos anos 80.
Esta canção fez parte do Prémio Nacional de Música de 1988 da Figueira da Foz, que foi quase uma "semifinal" para a selecção interna feita pela RTP para a Eurovisão. Neste concurso participaram a Nucha, Tó Leal, Ana Cristina Feu, Ana & Suas Irmãs, Dora, António Antunes (Tony Carreira) e a conhecida Midus.

mub disse...

A Né Ladeiras participou no Festival RTP com uma canção que nunca gravou mas que é o clássico "Jura" gravado pelo seu autor Rui Veloso, Lara Li, etc...

Apenas conheço o Miguel Meira de uma reportagem televisa há alguns anos, de colaborações no site do festival RTP ou como comprador de discos do (euro)festival no miau mas lançava-lhe o repto de um pequeno blog com pequenas curiosidades sobre o Festival RTP ou sobre as participações portuguesas no Eurofestival?

Miguel_Meira disse...

Caro Mub! Agradeço, de momento colaboro com o site Festivais RTP que recentemente lançou uma rubrica semanal chamada "Sabia que?" que pretende dar a conhecer algumas curiosidades relacionadas com os Festivais! Obrigado.