quarta-feira, 24 de novembro de 2010

HUMORES


ORFEU - STAT 100

Neste LP duplo, Mário Viegas diz poemas de Pedro Oom, Mário-Henrique Leiria, Arnaldo Saraiva, Joaquim Pessoa, Joaquim Namorado, Luiz Pacheco, Allen Ginsberg, Álvaro de Campos, Adolfo Casais Monteiro, Ruy Belo, Jorge de Sena, Eugénio d’Andrade, José de Almada Negreiros, Raul de Carvalho.

Capa colagem de Manuel Vieira

CARREIRISMO

Após ter surripiado por três vezes a compota da despensa, seu pai admoestou-o. Depois de ter roubado a caixa do senhor Esteves da mercearia da esquina, seu pai pô-lo na rua. Voltou passados vinte e dois anos, com chofer fardado. Era Director Geral das Polícias. Seu pai teve o enfarte.

Mário-Henrique Leiria

Colaboração de Gin-Tonic

5 comentários:

Anónimo disse...

Mário Viegas que tão bem diz estes poetas!

filhote disse...

Grande disco!

Obrigado pela memória, amigo Gin-Tonic!

josé disse...

Este humor anarca de Mário-Henrique Leiria aparenta-se ao de António Pinho.

"Senhora dona tem um braço novo; e há quem diga que o braço é de prata, já goza a vida, já se instalou, em casas do povo, enquanto o dono...cresce a conta farta."

É um dos temas do primeiro Lp "Dos benefícios de um vendido no reino dos bonifácios", de 1974. Da Banda do Casaco e com letra de António Pinho.
Como estas, nesse LP, há outras pérolas com cor de O´Neill.

Este disco de Mário Viegas nem conhecia, apesar de ter ouvido este pequeno texto algumas vezes, no rádio. De que ano é, exactamente?

gin-tonic disse...

O disco, como é hábito das editoras, não tem data mas o LP é de 1980. Em 2006 o "Público" disponibilizou a discografia do Mário Viegas em CD.
"Os Contos do Gin-Tonic", os "Novos Contos do Gin-Tonic" do Mário-Henrique Leiria são de 1973 mas existem reedições recentes.

M.Júlia disse...

Saudades muitas, de Mário Viegas.
Faz falta a sua irreverente
frontalidade, a sua inteligência.