sábado, 13 de novembro de 2010

QUARTETO 1111 COM SIMONE DE OLIVEIRA


DECCA - SPEP 1422 - 1972

Glória, Glória Aleluia (José Cid) - Hino do Amor (José Cid) - Retrospectiva (José Cid)

José Cid clama aos sete ventos que nada tem a ver com o ié-ié e barafusta quando se vê misturado com eles. E clama que o Quarteto 1111 foi a melhor banda da Europa Continental.

Mas depois esquece-se destes pequenos episódios... Simone?!?!

13 comentários:

Abel Rosa disse...

E não só... e a Hermínia, e o Frei Hermano e o ... Não vale a pena ir por aí, coisa de artista!

JC disse...

Só da europa continental? Sem Malta, Chipre, Islândia, Berlengas, Ilha do Pessegueiro e etc. Modesto, o rapaz. Já sei onde foi Jorge Jesus repescar as fanfarronadas!

Anónimo disse...

Caro José Cid

Em verdade lhe digo que, algures nos confins da península balcânica, em territórios outrora sob o jugo de Alexandre o Grande, existiu uma banda chamada de Aphrodite's Chil,d constiuída por um tal de Evangelos Odysseas Papathanassiou, cujo nome já predestinava um pontifical odisseia que evangelizaria musicalmente toda a Europa, Ilhas Britânicas incluídas, Vangelis para os amigos , e um tal de Demis Roussos, banda que não era má de todo, uma banda “for all seasons”, “Spring, Summer, Winter and Fall” que ficaria na nossa memória “ever, forever and ever”.

E não se trata de homérica odisseia ou lenda da el-rei D Sebatião. Esta banda é autêntica e da Europa continental.

É pois com “Rain and Tears” que lhe digo, Caro Cid, que aqueles gregos são bem capazes de ameaçar a hegemonia do Quarteto 1111.
Recomendar-lhe-ia a audição do diabólico “666”.
( Por mil diabos, porque razão os gregos haverão sempre de suplantar os lusos no futebol, na crise e agora também na … música ???)

JR

Reinaldo Amarante disse...

Não sei se os 1111 foram os melhores da Europa Ocidental; mas foram uma grande banda. O próprio José Cid, apesar de não ler uma simples nota, teve composições notáveis e publicou obras de grande qualidade. Dos primeiros relembro o álbum "1111" (que a censura proibiu) e "...cantamos pessoas vivas" (um álbum-concept quase ignorado). Do Cid, o single que se fala muito pouco, "Sons do quotidiano", uma pequena obra-prima, o celebérrimo "10 mil anos depois...", uma grande obra-prima de rock progressivo. Das suas parcerias, que foram muitas, umas foram boas (com Tonicha, José Cheta, Hermano da Câmara, Simone), outras, nem por isso. Mesmo algumas composições suas mais populares, "A rosa que te dei", "A minha música", o "Foxtrot da Lili", "Romântico mas não trôpego", "Lisboa perto e longe", "Glória, glória aleluia", não envergonham ninguém. Dos seus devaneios, chamemos-lhes assim, nem quero falar, pimbalhadas e outras que tais. E então agora, valha-nos Deus, que decadência. Quando as pessoas não sabem envelhecer com dignidade...

filhote disse...

Ilhas britânicas à parte, e ficando-me pelos anos 60, para mim, os melhores são: The Boots (Alemanha); Zen (Holanda); Sheiks (Portugal).

JC disse...

Ora bem... Os "Sheiks" terão sido, provavelmente, como a Carlsberg, a melhor banda cá do sítio.

Reinaldo Amarante disse...

Os Sheiks com o tema "Summertime" deram início a uma carreira de altos e baixos. As primeiras gravações são de um amadorismo atroz: ruídos de fundo, pronúncia deficiente, "notas ao lado...", temas como "O copo" com pronúncia brasileira, originais com temáticas indigentes ("Velho moinho", "Lonely lost and sad"...). Covers que nunca mais acabam. O melhor deles, para mim, foi, se não me falha a memória, o último EP de originais "Os Sheiks em Paris". Esse sim, bom em qualquer lado.

doug disse...

O "Glória Gloria Aleluia" foi gravado primeiro pela Tonicha e ficou bem classificado no Festival da OTI. Este disco da Simone foi na fase seguinte ao problema que ela teve. Os músicos também tem de ganhar a vida (foi com o "20 anos" que ele comprou o 2CV ou teria sido com o Portuguesa Bonita/Amar Como jesus Amou?) mas ao menos o José Cid foi lançando vários tipos de trabalho muito diferentes. Era pior se fizesse como o Ricado Landum que ganha dinheiro mas sem arriscar na sua própria carreira.

gps disse...

Não leve a mal, mas a Simone tem uma carreira digna pelo que não entendo a última frase

"Mas depois esquece-se destes pequenos episódios... Simone?!?!"

ié-ié disse...

Não pus em causa a dignidade da carreira de Simone, mas não deixou de ser uma nacional-cançonetista...

LT

filhote disse...

E a Simone gravou uma belíssima versão de "Yesterday"...

ié-ié disse...

Bondade tua, Filhote!

LT

ié-ié disse...

Bela análise de José Cid, Reinaldo Amarante!

LT