segunda-feira, 22 de novembro de 2010

JÁ ESTÁ EM PORTUGAL!!!


iPLAY - IPV 1710 2 - 2010

A colectânea-homenagem "Caloiros da Canção", um investimento de prestígio da iPlay, chegou hoje a Portugal (foi feito na Áustria), devendo estar disponível nos escaparates das lojas por toda esta semana.

Por estar na imagem (contracapa), dispenso-me de divulgar o alinhamento, mas chamo a atenção para a estreia em CD de canções de Daniel Bacelar, Conchas, Conjunto Mistério, Demónios Negros, Álamos, Rocks, Conjunto Universitário Hi-Fi, Catherine Ribeiro, Grupo 5, Fliers, Zoo, Edmundo Falé, se a memória me não falha.

A data mais provável de venda ao público é agora a de quinta-feira, dia 25 de Novembro.

A colectânea, de homenagem aos 50 anos do primeiro disco de yé-yé português, que se inclui no CD 1, inclui um booklet com pequenas biografias dos artistas representados e testemunhos de um número ainda maior de músicos portugueses: Rui Nazareth (Babies), Edmundo Silva (Conjunto Mistério, Sheiks), Daniel Bacelar, José Manuel Concha (Conchas), João Lourival (Titãs), Luiz Moutinho (Deltons, Filarmónica Fraude), Zeca do Rock, José Lima (Morgans), Caínhas (Diamantes Negros), Luís Pinto de Freitas (Claves), Ângelo Moura (Conjunto Académico João Paulo), Rui Pato (José Afonso), José Veloso (Álamos), José Carlos Flamínio (Jotta Herre), Mário Assis Ferreira (Quinteto Académico), José Cid, Zé Luís (Ekos), Ana Maria (Conjunto Académico Hi-Fi) e Reinaldo Pereira Costa (Fliers).

Sim, o autor da colectânea não pôde contar com as participações que desejaria, mas vingou-se nos testemunhos que as editoras não podiam impedir!

Uma pequena vingança: "Marcianita", por Daniel Bacelar!

É subtil, mas as canções estão por ordem cronológica para se obter uma percepção do desenvolvimento do chamado pop/rock português (mesmo contra a vontade de José Cid!).

O CD1 é o EP que se pretende homenagear, o CD2 é uma amostra do que o CD1 provocou pelo País...

31 comentários:

JC disse...

A propósito do "cover" pelo Quinteto Académico de "Winchester Cathedral", inserido nesta colectânea, deixo um repto... No original da "New Vaudeville Band", quem canta o tema? (LT, não respondas já e deixa tempo e espaço a outros).

Edward Soja disse...

(Não vou responder ao repto, que não faço a mínima ideia. Mas vou estar atento para ficar a saber.)

Porque é que o primeiro Cd só tem 4 faixas?

Anónimo disse...

Até que enfim vou ter o prazer de ouvir a Marcianita!!
Eduardo o primeiro Ep considerado realmente de Pop/Rock nacional era o que terá o prazer de ver e ouvir (se comprar o cd ,evidentemente )É assim que se fazem lembrar os anos 60 Uma réplica muito bem conseguida na minha opinião.

Edward Soja disse...

Certo :)

Compreendido.
Boa iniciativa!

ié-ié disse...

OK, JC, eu calo-me! Também és da classe "ivy league"? pelo chapéu, parece-me que sim...

eduardo f: a história é mais ou menos longa, mas como se diz, há males que vêm por bem. Assim sendo, o CD 1 só com o EP original acaba por representar uma homenagem mais genuína.

LT

Anónimo disse...

Minhas Queridas Amigas e Amigos
O Luisinho está para a música,como o nosso amigo Sócrates para a politica.
Se lhe disserem:
EH PÁ!!!Não faças isso!!!
Ele vai imediatamente fazê-lo
(claro,politicas aparte pois isto é um blog sobre música!!)
O nossoa amigo descobriu que eu detesto a minha versão da Marcianita,(pareço perseguido por uma matilha de cães) mas o que podia fazer um miudo de 18 anos quando chega ao estúdio de gravação,não tem voto na matéria e lhe apresentam um facto consumado!!!???
O que eu acho mais piada é que há imensa gente que me diz que gosta muito daquilo.
Se querem ouvir a Marcianita como deve ser,ouça a versão do brasileiro Sérgio Murillo (foi assim que eu a imginei para a gravar,mas enfim...!!!)
Não posso ser mais honesto!!!
De qualquer maneira,espero que comprem o duplo CD,pois o Luis estava verdadeiramente inspirado quanto á selecção (juro que não lhe dei nenhuma dica,pois tal como com a Marcianita já tinha a certeza de que faria exactamente o contrário).
Além disso e segundo "as provas" a que tive acesso,o aspecto gráfico é o máximo,reproduzindo exactamente o tal primeiro E.P.dos "CALOIROS DA CANÇÃO 1"....há 50 anos.
Segundo vi no site da FNAC o preço é muito simpático para um duplo CD

JC disse...

Infelizmente, não andei por Harvard nem Princeton, LT. Fiquei-me pelo ISE! (este comentário é só para lançar a confusão!...)

JC disse...

Parabéns, pioneiro Daniel. E agora só falta cantares a tal de "Marcianita" em directo e ao vivo. Bute lá?

DANIEL BACELAR disse...

Pessoal
Como é óbvio ,quem assina aquela conversa toda antes do JC sou eu Daniel Bacelar.
Não sei o que se passou,mas o Blog resolveu considerar-me Anónimo!!!
Podia ser pior!!!!

Paulo Braga disse...

Parabéns! Onde vai estar disponível?

Lamentável a atitude das editores! Qual a justificação que deram? Também querem editar?
Alguém lhes faça chegar estes comentários pf!

Não Fazem nem deixam Fazer! Como quem diz Não F... nem deixam F...!!!

gps disse...

Onde é que está o José Cid (no alinhamento do disco) ?

Nota: Eu também sou fã da Marcianita

gps disse...

http://www.ask.com/wiki/Winchester_Cathedral_(song)

JC disse...

Assim não vale, gps. Mas já agora desenvolva, pois só o nome do intérprete nada dirá a 99% dos leitores.

JC disse...

Já agora... Pena a colectânea não inclua "Verão" (Carlos Mendes/ Pedro Osório-José Alberto Diogo), o único tema do Ié-Ié português a ter ganho um Festival da Canção RTP.

Anónimo disse...

Bela edição! Muito, muito obrigado! Vou já comprar 1 ou outro para dar de prenda de Natal.

Anónimo disse...

victor gomes e os gatos negros deviam estar aqui, nem que fosse nos testemunhos...se bem me lembro muito mais importante do que uns jotta herre ou fliers, ou até que outros que nem nunca ouvi falar, como a catherine ribeiro. e ja agora, o que é que o rui pato -josé afonso- faz numa compilação de rock?... apesar de tudo excelente iniciativa, parabens

Muleta disse...

a ediçao é extremamente cuidada, a capa é original e muito bem conseguida, o alinhamento tem a ver também com a recusa de editoras em permitir a inclusão de temas dos respectivos catálogos...
é a vida....
mas está uma maravilha!!!!!!!
(infelizmente no CD do carro não tocou, mas em casa já ouvi a Marcianita!!!!

Alfredo Laranjinha disse...

É sempre bom matar saudades. Parabéns pela iniciativa. Nesta colectânea, estão estrelas de quem eu era fan incondicional como o Daniel Bacelar e o meu amigo Michel Mounier baterista do Mistério e agora baterista dos Rockfellas. Naquela altura nem me passava pela cabeça, um dia poder tocar com ele. "Ganda pinta"!!!Para além de também constar o meu grande rival da praia da Nazaré, o Zeca do Rock (estória a propósito contada em comentário anterior). Grande iniciativa. Será possível repeti-la com outros interpretes que marcaram a época? Parabéns e um abraço do Alfredo Laranjinha

mota disse...

Gostava de saber o nome das canções que foram recusadas pelas editoras e alguns dos motivos invocados. O Nuno Galopim fez umas compilações há alguns anos (que até foram reeditadas em caixa há pouco tempo) e lembro-me que o "Robot" dos Salada de Frutas não foi licenciado porque a editora queria lançar o tema numa compilação: "A editora proprietária dos direitos de "Robot" dos Salada, não licenciou a canção pois pretende editar um "best of" .

JC disse...

Bom, como me parece só o LT sabe, aqui vai a resposta ao meu desafio: quem canta em "Winchester Cathedral" é John Carter, um dos mais importantes nomes da pop britânica enquanto intérprete, compositor (c/ Ken Lewis) e produtor. Fundador e "leader" da Ivy League, da qual Ken Lewis tb era membro. Jimmy Page tocou c/ Carter e Lewis no grupo Carter Lewis & The Southerners.

Zeca do Rock disse...

A editora não autorizou a inclusão dos temas mais populares que gravei: Dezassete e Nazaré Rock. Fiquei triste, mas sei que em Portugal continua a pontificar o espírito da não-cooperação. Aguardo que esses temas possam vir a ser incluídos em futuras compilações promovidas pela própria editora...

ié-ié disse...

Boa, JC!

LT

ié-ié disse...

Só falta acrescentar uma coisa que li algures e que reside no facto de a gravação de Carter ser da "demo" da canção e que ficou...

LT

JC disse...

Thanks! Essa não sabia...Sou há mtº, mtº tempo "fan" (é assim que se escreve?) de Carter e Lewis e da Ivy League

LSO disse...

Estas situações de bloqueio artístico que certas editoras vão mantendo deviam ser ilegais. Devia existir legislação adequada que protegesse o artista e o interesse público numa vertente cultural. Não faz sentido nenhum que um trabalho originalmente editado há décadas não possa ser recuperado para CD/vinil/outro formato porque a editora não quer. No limite os artistas passavam a gestores da obra gravada e as editoras passariam a receber apenas uma comissão das vendas. Ou poderiam mesmo perder quaisquer direitos se as obras não estivessem disponíveis no mercado há mais de x anos.

Assim como estão as coisas permanecemos sem entender os motivos da má vontade das editoras. Veja-se o exemplo de vários álbuns dos UHF que nunca conheceram edição em CD e que não autorizam o grupo a usar esses temas nem em discos ao vivo nem em compilações. Para que querem as editoras os temas se não os disponibilizam comercialmente? Isto sim devia ser absolutamente ilegal.

Edward Soja disse...

Oh amigo LSO....
(podia ser LSD que merecia igual respeito da minha parte)

Deixe-me agradecer-lhe por usar a sua clareza para expor o meu pensamento.

Os amigos deste blogue, amantes de música, tal como os amantes da vida, vêm, mais cedo ou mais tarde, a confrontar-se com as questões do "cenário"- que os "pintores" (do cenário) não gostam que se discuta - : a política. A Política é a discussão dos valores. Sabemos que valores regem uns e sentimos os valores que por que nos regemos.

Nós queremos a cultura: nós não queremos "o acesso à cultura": nós queremos simplesmente o que é NOSSO!

Eles, os proprietários (dos meios de produção e difusão) querem o produto do sua "fábrica": o poder. Sendo ele, por momentos e desde há muitos séculos, materializado no dinheiro. Crêem que o dinheiro é uma propriedade que lhes assiste.

Assim postas as coisas, dizei se simplista, nem sequer assim... estas questões fazem sentido: porque eles é que não estão a receber (dinheiro) ao não aproveitarem estas oportunidades.

Terão desaprendido a sua consciência de classe?

Anónimo disse...

o que vale é a Galo de Barcelos que contornou essas leis e lançou os três fabulosos Portuguese Nuggets!e em vinil!

Anónimo disse...

uma coisa é "pirataria" outra é estar "dentro da lei", por ignóbil que seja, caro anónimo das 10H23. Não se podem confundir os dois estatutos.

Anónimo disse...

tal como o anonimo das 10:23 so tenho de agradecer a quem fez essas compilações. nao me interessa os estatutos. deviam era ser condecorados por serviço publico

Anónimo disse...

A capa frontal de "Os Caloiros da Canção" já consta do livrinho de compras de Natal da FNAC, distribuído este fim-de-semanna com o jornal "Expresso".Quando a vi, uma campainha soou logo a algo tão familiar como se fosse uma milionésima reedição de um conhecido "Greatest Hits". É o que faz acompanhar o Blog Ié-IÉ.

Vai ser, seguramente, um grande êxito.

Já consta da minha lista de compras de Natal, nem que seja só para ouvir a tão badalada "Marcianita". Estou em pulgas por ouvir.

Parabéns aos Pais Pioneiros! E Venham os caloiros todos até chegarmos ao "Chico Fininho".
20 anos de música!.

JR

filhote disse...

Ora aqui está um lance bem bolado!

Vou pegar!!!!