domingo, 8 de novembro de 2009

ROUTEMASTER



(imagem confiscada no Google Imagens)

O autocarro Routemaster, ou RM para os admiradores, foi um símbolo de Londres durante 50 anos e em Lisboa também durante algum tempo.

Apesar de abatido ao serviço em 2003 por falta de acessibilidade a pessoas com deficiência, continua a ser o preferido na capital londrina por turistas, motoristas, guias turísticos e passageiros.

Este modelo foi criado em 1954 por A.A.M. Durrant, engenheiro mecânico chefe da London Transport.

Em Lisboa, se bem me lembro fui grande cliente das carreiras 3 e 4 (Miguel Bombarda), 9 (Campo de Ourique), 31 (Pote de Água) e 38 (Hospital de Santa Maria), os dois primeiros para ver a namorada, o terceiro para ir para casa (os dois primeiros também serviam), os dois últimos para a Universidade.

Se bem repararem em Londres era quase tudo vermelho: os autocarros, os marcos do correio, as cabinas telefónicas.

O Routemaster foi o último veículo público a ser concebido especificamente para circular nas estreitas ruas londrinas.

6 comentários:

filhote disse...

E eu fui cliente assíduo de uma carreira - não me recordo do número - que eu apanhava no Calvário para me levar ao largo da igreja de Santos. Tinha uns 12 anos e estudava na Escola Preparatória Francisco de Arruda.

Puxando mais pela memória, na mesma época também apanhava um routemaster destes até à avenida João XXI, onde tinha aulas de guitarra na Escola Duarte Costa.

E o modelo "cut-out", sem primeiro andar? Também é routemaster? Esse era o meu favorito. Levava-me de Campolide - mais tarde, estudava no Liceu Francês - até à Lapa. Salvo erro, era a carreira nº13...

Jack Kerouac disse...

Eu também andei em autocarros destes em Lisboa, não me lembro é das carreiras. Mas o que isto me faz logo lembrar é..."..we are going on a summer holliday.."

Anónimo disse...

hhehheeh eu também tenho recordações de infância com estes autocarros. Adorava subir ao 1.º andar e ficar no banco da frente :)
http://lalage.wordpress.com/2008/05/20/vozes-distantes/

Karocha disse...

Filhote
Também tive aulas de guitarra nessa escola, mandou-me comprar uma peneda para começar, comprei.
Para mim era para descontrair, e vai na volta começou a dar-me faltas por eu não ir.
Deu-me um treco, para isso bastava o Liceu LOOOLLLL!
Vendi a guitarra e fui à minha vida, eu gostava era de dançar :-)))

Ado disse...

Mas esses autocarros continuam a passear por Lisboa - mas pintados de outras cores e para uso turístico ;)

ié-ié disse...

Deste modelo? Nunca vi!

Já agora, deixem-me propor-vos um blogue bem interessante feito por um motorista da Carris:

http://diariodotripulante.blogspot.com/

LT