domingo, 11 de outubro de 2009

BILLIE HOLIDAY


IMORTAL SESSIONS - STORYVILLE 2600351

Side One

Strange Fruit – Yesterdays – Fine and Mellow – I Gotta Right To Sing The Blues – How Am I To Know – My Old Flame – I’ll Get By – I Cover The Waterfront

Side Two

I’ll Be Seeing You – I’m Yours – Embraceable You – As Time Goes By – She’s Funny That Way – Lover Come Back To Me – I Love My Man – On The Sunny Side Of The Street

São 12:20 em Nova Iorque uma sexta-feira
três dias depois do dia da Bastilha, sim
é 1959 e vou engraxar os sapatos
porque sairei do das 4:19 em Easthampton
às 7:15 e depois vou direito ao jantar
e nem conheço as pessoas que me convidaram

caminho pela rua sufocante onde o sol começa a aparecer
e como uma hambúrguer e um malte e compro
um feio NEW WORLD WRITING para ver o que os poetas
do Gana escrevem por estes dias
entro no banco
e Miss Stilwagon (nome próprio Linda ouvi dizer)
nem sequer olha para o meu saldo por uma vez na vida
e no GOLDEN GRIFFIN compro um pequeno Verlaine
para Patsy com desenhos de Bonnard embora hesite
quanto ao Hesíodo, trad. Richmond Lattimore ou
a nova peça de Brendan Behan ou “Le Balcon” ou “Les Nègres”
de Genet, mas não, permaneço com Verlaine
depois de quase adormecer de embaraço

e para Mike limito-me a passar pela Loja de Bebidas
de PARK LANE e compro uma garrafa de Strega e
então regresso por onde vim para a 6ª Avenida
e a tabacaria no Ziegfield Theatre e
distraidamente peço um maço de Gauloises e um maço
de Picayunes, e um NEW YORK POST que traz a cara dela.

e agora estou a suar muito e pensando em
encostar-me à porta da retrete do 5 SPOT
enquanto ela sussurrava uma canção ao correr do teclado
para Mal Waldron e eu e todos deixámos de respirar

Poema de Frank O’ Hara em “Vinte e Cinco Poemas À Hora do Almoço”, Assírio & Alvim, Março de 1995

Cortesia de Gin-Tonic

Sem comentários: