terça-feira, 28 de abril de 2009

SINFONIA


Esta é a imagem actual da velha Sinfonia, uma bela discoteca lisboeta dos anos 60/70, na avenida de Roma, 44-A, em Lisboa.

20 comentários:

filhote disse...

Onde comprei o meu primeiro "Aftermath"...

Ainda existe? Ou por outra, ainda vende discos?

Se bem me lembro, existia uma relação entre a Sinfonia e a Compasso de Campo de Ourique. Ou estou enganado?

Queirosiano disse...

Pertenciam ao mesmo dono. E a do Apolo 70 também.

ié-ié disse...

A Sinfonia ainda lá está vendendo uns CDs e uns DVDs de qualidade duvidosa e, cá em baixo, uns livros muitos também de qualidade duvidosa.

Além da Sinfonia, da Compasso e do Apolo 70, também me parece que a Concorrente (tb em Campo de Ourique) era igualmente da mesma colecção.

Pelo menos tinha aquele selo em papel colado na capa com o registo do disco. A trabalheira que dava colar aquilo. Acho que nunca tirei os meus... Agora dá para ver onde os comprei e deu para fazer uma revisitação que está em:

http://guedelhudos.blogspot.com/2007/10/revisitei-as-discotecas-de-6070.html

Estou à espera do bom tempo para fotografar tudo.

LT

Rato disse...

Caro YéYé
Ainda não há um mês que tive o prazer de entrar de novo nesta loja da minha juventude. "CD's e DVD's de qualidade duvidosa"? Sinceramente, não achei, sobretudo no que diz respeito à secção dos DVD's, onde encontrei coisas de que andava à procura há algum tempo e que nem na própria FNAC consegui encontrar.
A secção dos livros na cave é que levou uma grande razia. Mesmo assim descobrem-se por lá algumas edições raras.

Anónimo disse...

Não tenho ideia de "A Concorrente" ter chegado a vender discos. Era mais papelaria e tabacaria. A Compasso vendeu vinys e posteriormente CDs (quando apareceram). Já agora refiro, também em Campo de Ourique, A Volga (também papelaria e tabacaria, que pertenceu aos mesmos donos da Concorrente e chegou, salvo erro, a vender vynis) e a Rádio e Televisão uma loja de electrodomésticos junto ao jardim da parada, que nos tempos aureos chegou a ter uma secção de música. Foi lá que comprei "Dark Side of the Moon".
ALA

gin-tonic disse...

De acordo, Rato, a "Sinfonia não tem por lá pérolas, mas tem muita coisa com interesse, principalmente ém DVDs que é o capítulo em que ainda me falta muita coisa, coisas do tempo em que o filme era "com" e não "de". Só mais tarde me preocupei com o de. Antes a malta dizia um filme com o Gary Cooper, um filme do Alan Ladd, um filme com o Errol Flynn e por aí fora. O curioso é que falávamos mais deles do que delas. Isto talvez desse uma boa
tese de mestrado...
Um pouco mais baixo, no lado contrário, a velha Barata,mas aqui não havia discos, a música era outro.
E, sim senhor, a "Concorrente" vendia discos, estavam em caixotinhos. Comprei lá o single dos Procol Harum "A Whietr Shade of Pale" e que ainda anda por aqui.
Aliás qualquer loja de eletrodomésticos, por aqueles temos, vendia discos. Lembro-me de comprar um EP da Caterina Valente, "Ea Canastos" numa lojinha, em frente ao local onde hoje está a "Zon Cabo".
Fica assim, isto já vai em lençol mas merecia um texto adequado.

ié-ié disse...

A Concorrente vendia discos, sim, companheiro. Tenho anotado que comprei lá, pelo menos, "Ode To The Beatles" (Quarteto 1111), "Pop Corn" (Popcorn Makers), "El Camino" (Juan Carlos Cáceres - a propósito, gostaria de ter isto em CD) e "A Minha Cidade" (Paco Bandeira).

Logo a seguir ao 25 de Abril, vivi precisamente no Jardim da Parada.

Lembro-me da Volga, da Rádio & Televisão nem por isso (não era uma loja de electrodomésticos que vendia discos lá ao fundo e onde este o Queirosiano? - sei isto por ele) e lembro-me de uma livraria que ficava de esquina, tida como "de esquerda", que na cave tinha as coisas "proibidas", por exemplo discos.

Quando vier o bom tempo vou lá tirar fotografias...

LT

ié-ié disse...

A Frineve, no Areeiro, loja de electrodomésticos, por exemplo, também tinha discos. Comprei lá, por exemplo, já anos 80, "Sê Um GNR".

LT

gin-tonic disse...

A livaria de "esquerda" de que Mr. Ié-Ié fala é a "Livaria Ler" que todos os anos, na semana do 25 de Abril, põe na montra uma quantidade enorme de livros que foram proibidos pela PIDE.Também estão expostos os respectivos autos de apreensão. Os livros não se destinam a venda, são de uma biblioteca particular. Todos os anos vou lá dar uma olhadela. Não com medo de esquecer que este país viveu em censura e repressão mas porque gosto. Sempre o mesmo programa: olhadela aso livros da "LER" e depois uns fininhos no "Canas".
Por acaso este ano até tirei umas fotografias... se Mr. I-Ié estiver interessado...

Jack Kerouac disse...

As lojas de electrodomésticos vendiam discos, especialmente as que vendiam os gira-discos. E as que vendiam a marca Philips, que normalmente também vendiam o catálogo desta editora. Ainda me lembro também de compra discos nos "Armazéns do Conde Barão", na Amadora, que vendiam de tudo.

ié-ié disse...

Gin-Tonic:

Soltaste-me uma làcrimazita! A próxima sessão de tremoços será no Canas!

Vou arranjar um roteiro, arranja tu também um!

Estão todos convidados!

LT

JC disse...

Eram as antepassadas das lojas multimedia de hoje )discos+livros+electrodomésticos)...Tb comprei discos na Sinfonia, nos idos de 60. O empregado da altura não só sabia o que vendia como jogava futebol no Odivelas, o que dava para mais conversa. Não me lembro do nome dele e nunca mais o vi desde essa data.
Quanto aos finos, se estou incluído no "estão todos convidados", façam favor de enviar depois pormenores.

Anónimo disse...

qualidade duvidosa é porno?

filhote disse...

No "meu tempo", final dos anos 70, anos 80, também comprei discos na Concorrente. Durante uma fase, apresentava um impressionante lote de "importados".

ié-ié disse...

Então vens à visita guiada, Filhote? Esperamos por ti...

LT

filhote disse...

Tudo aponta para que eu esteja por aí em meados de Maio...

ié-ié disse...

Boa! Fantástico! Apontamos para sábado, dia 23 de Maio? Não sei o que é o "glorioso", mas presumo que já não esteja em qualquer competição...

Trazes-me o compacto do Lennon? Olha que já tenho os blocos da Parque EXPO...

LT

filhote disse...

Marcado, desde que o Benfica não jogue à mesma hora.

O compacto já está comigo. E, não te esqueças, vou precisar de um "Beatles em Portugal" com desconto da editora...

M.Júlia disse...

Alguém se lembra de uma casa que vendia discos na R.Forno do Tijolo?
Era no tempo, em que a música italiana e francesa, dava cartas.
Fui lá muitas vezes, mas esqueci-me do nome da loja.

ié-ié disse...

Grande Feira do Disco, do sr. Barata, irmão do Barata da Barata (av. Roma, Lisboa).

Já aqui falámos dela.

http://guedelhudos.blogspot.com/2007/10/grande-feira-do-disco-era-barata.html

LT