CHRYSALIS - CHR.1068 - edição britânica (1974)
Lado A
Telepath - Train - Bells Of St. Marys - One Man Band - In My Life (no relation!)
Lado B
When I Came Home This Morning - Long Tall Glasses - Another Time - Solo - Giving It All Away
Cheguei a Leo Sayer através do excelente primeiro álbum a solo da voz dos Who, Roger Daltrey, onde é co-autor das canções, juntamente com Dave Courtney.
Outro traço comum entre ambos é a produção do velhinho Adam Faith.
Mas concebo que Leo Sayer não suscite grandes consensos, uma espécie de John Denver.
Lado A
Telepath - Train - Bells Of St. Marys - One Man Band - In My Life (no relation!)
Lado B
When I Came Home This Morning - Long Tall Glasses - Another Time - Solo - Giving It All Away
Cheguei a Leo Sayer através do excelente primeiro álbum a solo da voz dos Who, Roger Daltrey, onde é co-autor das canções, juntamente com Dave Courtney.
Outro traço comum entre ambos é a produção do velhinho Adam Faith.
Mas concebo que Leo Sayer não suscite grandes consensos, uma espécie de John Denver.
22 comentários:
Eu acho que é mais uma espécie de Roger Daltrey. Ou Gilbert O´Sullivan o que me parece ainda mais apropriado.
E gosto bastante da canção Just a boy porque me lembra uma época da minha adolescência e de quando a ouvia na Rádio Renascença, na hora do almoço.
Quanto á comparação com Daltrey, é ouvir o tema que ele canta do filme Lisztomania: Without your love, que me fez comprar uma colectânea só para o voltar a ouvir, porque é uma pequena maravilha pop.
O falsete é que (muita das vezes)estraga muita coisa ...
polémica:
- os portugueses são arrumados em nacional-cançonetismo e os estrangeiros (Leo Sayer, Demis,... ) tem etiqueta.
Também não gosto muito das eiquetas tipo anos70, anos80 e da "vários" que já tem 199 items
Estou de acordo com o José!
Não acho que vá dar polémica LT, mas... nunca se sabe :-)
Tb acho. E para não desiludir a Karocha em época Pascal... I'll remain silent!
polémica porquê? por causa de leo sayer? por não ser consensual? há tantas coisas consensuais que essas é que deviam dar polémica!...
conheço mal a música de leo sayer, a minha adolescência passou-se no final dos anos 80/princípios de 90. no entanto, do pouco que conheço, nada a apontar.
um grande abraço
jorge
Quando, pelo vistos erradamente, previ que a figura de Leo Sayer causasse polémica, tinha em ideia que muitos que passam por aqui os olhos o tivessem em conta como um "nacional-cançonetista" britânico. Enganei-me!
E, caro José, sempre achei que Roger Daltrey está muitos furos acima de Sayer, apesar de ter começado a sua carreira a solo precisamente com matéria-prima de Sayer.
LT
Ié-Ié, a questão não está em Daltrey situar-se, ou não, muitos furos acima de Sayer.
A questão é que Roger Daltrey é uma das mais importantes vozes britânicas dos anos 60/70.
Daltrey é a voz dos The Who. A voz de Townshend. A voz de Tommy. A voz de Quadrophenia. De "My Generation". De Monterey. De Woodstock.
É como afirmar que Ringo Starr não era um grande baterista. Pois, mas Ringo era o baterista dos Beatles. O baterista da melhor banda do planeta.
E, não podemos esquecer, Roger Daltrey é um extraordinário cantor!
Não, LT, nada de enganos. Eu é que prometi não polemizar. À bon entendeur...
Mas onde é que discordei disso, Filhote?
LT
Calma, Ié-Ié, o José é que escreveu que o Sayer "é mais uma espécie de Roger Daltrey"...
E eu só quis alargar um pouco o comentário, marcando a minha opinião. Ou seja, não dá para comparar um elemento de uma banda, cujos méritos são indissociáveis do colectivo, com um artista solo.
De acordo, mas mesmo abstraindo a carreira de Daltrey nos Who, considero-o a solo muito superior a Sayer. O seu primeiro álbum é de mestre.
LT
O Daltrey , é o Daltrey!!!!
Vejamos melhor: Leo Sayer é solo-singer. Roger Daltrey foi-o depois de ter sido singer in a rock n roll band ( e que banda!).
Portanto, a comparação deve fazer-se entre as prestações de ambos enquanto solo-singers.
E podemos fazê-la, com duas canções, cantadas por ambos e da co-autoria de Daltrey.
A primeira é Giving it all away. A melhor versão, para mim, é a de Sayer, mas admito divergências.
No entanto, quanto à segunda, One man band, no question. A versão de Sayer é superior, muito superior à de Daltrey.
Foi apenas isto que quis dizer.
Sayer por outro lado, pode comparar-se melhor com Gilbert O´Sulivan que também aprecio.
E já que falamos em crooners em toada pop, que tal Rod the Mod?
Rod Stewart chegou a ter a melhor voz do rock n´roll para consumo corrente.
A sua versão da canção de Tim Hardim, Reason to believe, é definitiva. Do Lp Every Picture tells a story e que também contém Tomorrow is such a long time, de Bob Dylan e que Sandy Denny cilindrou com a sua interpretação no seu primeiro disco a solo, Sandy.
Uma das canções que mais me marcaram.
Esse disco de Rod, contém um dos singles dos seventies- Maggie Mae.
O disco é de 71 mas apesar de ver escrito nos tops da época que se mantinha do topo de vendas em Inglaterra, nunca a ouvia. Meses e meses ( anos?) se passaram até que a consegui ouvir, já não sei onde.
Tornou-se por isso uma canção mítica.
O mesmo tinha sucedido com o Uncle Albet/ Admiral Halsey, do primeiro a solo de McCartney. Nunca a ouvia no rádio e fartava-me de ler que estava nos topos dos pops em Inglaterra. Damn it!, cogitava nessa altura.
É destas coisas que gosto de me lembrar.
Eu adorava o Maggie Mae e o Rod José :-)
Entendido, José. E concordo com as opiniões em torno de Rod Stewart e Sandy Denny.
De acordo também com a semelhança de estilo entre Leo Sayer e Gilbert O'Sullivan (embora o timbre deste último me lembre Barry Gibb).
Apenas duas rectificações:
1. Roger Daltrey nunca deixou de ser cantor dos The Who. Ainda hoje o é. A "carreira" a solo foi só para entreter.
2. "Uncle Albert-Admiral Halsey" é do 2º LP de McCartney, "Ram", e não do 1º. Grande música, por sinal.
Qualquer dia o Emanuel é o melhor cantor português de sempre.
Gosto de algumas das canções do Leo Sayer, mas o seu falsete por vezes soa-me horrível
Já o Rod Stewart tem mais jeito para Louras. Também gosto de algumas canções (desde que anteriores a '90, pois considero que o senhor tem vindo - á semelhança de um Michael Bolton - a destruir alguns dos clássicos da música norte-americana)
Também concordo que haja dois pesos e duas medidas na atribuição das etiquetas :(
Muitos artistas estrangeiros - de (aparente ?) menor qualidade - tem direito a etiqueta individual enquanto que os nacionais-cançonetistas são todos colocados no mesmo "saco" :)
Também há um claro défice de (alguma) música portuguesa, nomeadamente filhos de 80 (Madredeus, 7ª legião, ...) :(
Calma, não posso esgotar tudo de uma vez!
LT
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