domingo, 19 de abril de 2009

McCARTNEY EM MADRID HÁ 20 ANOS


Uma multidão de jornalistas portugueses foi a Madrid no dia 03 de Novembro de 1989 assistir ao concerto de Paul McCartney no Palácio dos Desportos:

António Mendes (RFM)
Fátima Vilas-Boas - Correio da Manhã
Fernando Assis Pacheco - O Jornal Ilustrado
Henrique Mendes (Voz de Lisboa)
João Botelho da Silva - Diário de Notícias
José La Féria (Comercial)
Júlio Isidro - Diário Popular
Manuel Falcão - Sete
Maria Nunes da Ponte - Primeiro de Janeiro
Marina Tavares Dias - Diário de Lisboa
Pedro de Freitas Branco - Independente
Raul Gonçalves - Semanário
Rui Branco - Jornal de Notícias
Rui Miguel Abreu - A Capital

E acho que não mais esqueceram!

23 comentários:

filhote disse...

Ai, senhores!

Os erros que se cometem na juventude, principalmente quando se escreve "a quente" e em regime de contra-relógio. Ao reler agora a crónica do show, concordo com quase tudo e não me envergonho com o que escrevi. Todavia, o texto contém um erro grave. Como é óbvio, quando McCartney compôs em conjunto com Elvis Costello não foi a primeira vez que o fez desde a parceria com Lennon. Nem a primeira, nem a segunda, nem a terceira... Macca compôs com Linda, Denny Laine, Eric Stewart, Michael Jackson, Stevie Wonder...

A minha percepção da obra de McCartney também mudou um pouco, 20anos depois. Hoje, vibro tanto com um obscuro tema dos Wings como com um clássico dos Beatles. E como adoraria agora rever "Figure of Eight" ao vivo... enfim, é preciso lembrar que em 1989, ver o Macca a cantar canções dos Beatles era verdadeira matéria de sonho...

paulo disse...

Que noite fantástica! Que concerto! Ver, pela primeira vez na vida, um beatle ao vivo! Nunca mais hei-de esquecer o acorde inicial do A Hard Day's Night que deu início a tudo o que se iria seguir! Quase me sai uma lágrima dos olhos...

filhote disse...

Resta-me acrescentar que foi durante esta viagem a Madrid que conheci o Ié-Ié.

Estava eu na fabulosa loja de discos Record Runner, a escolher uns "bootlegs" dos Beatles em vinil (da série "Ultra Rare Trax"), quando alguém me tocou no ombro, dizendo:
- Esse aí não tenho!

paulo disse...

Estou para receber um cd pirata com a gravação do concerto de dia 3de Novembro (aquele a que assisti). Enviarei scanner da capa, assim que receber.

ié-ié disse...

Se bem me lembro, Paulo, mas vou investigar, foste a Madrid graças a um passatempo do "Ob-La-Di Ob-La-da" que brilhantemente (como seria de esperar) ganhaste...

E olha que tenho práqui uns textos teus...

LT

gps disse...

Já estamos em Novembro ??? (25 de Novembro ??, Concerto do McCartney ??)


Então a Académica só brilha com os clubes de Lisboa ?

ié-ié disse...

Se bem sei, ganhámos ao Setúbal o Nacional de Rugby.

LT

paulo disse...

Mr. IÉ-IÉ, está enganado, mas só em parte!

Explico: ganhei o passatempo, é verdade. Mas já tinha bilhete encomendado via clube de fãs do McCartney. Por isso, e muito bem, o prémio foi atribuído a outra pessoa.

ié-ié disse...

Os fãs dos Beatles sempre se pautaram pela sua solidariedade!

Gracias, Paulo!

LT

gps disse...

António Mendes (continua na RFM)

Fernando Assis Pacheco - RIP

Henrique Mendes (será o da TV - se fôr esse também já nos deixou)

José La Féria (está na rádio "Nostalgia" do grupo Renascença)

Júlio Isidro (RTP, Antena 1)

Manuel Falcão (fundou o Blitz e julgo que tem estado afastado dos jornais)

Marina Tavares Dias (livros sobre Lisboa)

Pedro de Freitas Branco (Brasil)

Rui Miguel Abreu (Blitz, Antena 3)

É interessante verificar que grande parte desses jornais já terminaram: Diário Popular, Sete, Diário de Lisboa, Independente, Semanário

Só agora reparei que o LPA e o LT não constam da lista ?

Anónimo disse...

Julgo que a Capital também já deixou de circular.

E eventualmente o Jornal Ilustrado

gps disse...

E a etiqueta "Filhote" ??

Resta referir que o Elvis not the Pelvis está casado com Diana Krall [que não é bem o meu cup of tea musicalmente falando, mas que não é nada má :)]

filhote disse...

Futebol: a Académica não tem culpa da derrota de hoje. O problema é que o treinador se chama Domingos Paciência e o adversário era o Porto...

Macca em Madrid: faltou-me escrever que fui ao show graças à amiga Teresa Lage.

Eu era de facto jornalista estagiário do Independente - onde escrevia as duas páginas "Novidades" do Caderno 3 Vida e algumas críticas de Teatro e Música -, mas não fosse a influência da Teresa e teria ido outro jornalista, ou, muito provavelmente, o Independente não estaria sequer representado em Madrid.

Nessa época, tocava em bares e festas com um amigo meu e uma das irmãs da Teresa... trio no estilo Peter Paul & Mary... e estivemos todos em Madrid!!!!!

Jabberwocky disse...

Soube agora que também o amigo António Pires esteve neste concerto, em representação do Blitz.

MTD disse...

Um amigo direccionou-me para o vosso blogue e tenho estado por cá um bocado. Bom trabalho!
Podem ter a certeza de que não nos esquecemos dessa noite em Madrid. Foi um espectáculo e tanto.Outro show terá sido o próprio David Ferreira (da EMI-VC) e a mulher, a dançarem e a cantarem entusiasmadíssimos. São uma das boas recordações que guardo do concerto. Palavra que, se não o garantissem, nem sequer acreditava que passaram 20 anos.

Karocha disse...

O Semanário ainda existe!

filhote disse...

Caro MTD, e o Marcelo Rebelo de Sousa também pulava que nem um desvairado, lembra-se?

Anónimo disse...

Não será cara MTD (em vez de caro MTD) ?

MTD = Melhores Tecnologias Disponíveis :=)

Jabberwocky disse...

Isso, cara MTD, que foi quem me disse que o António Pires esteve presente a representar o Blitz.

ZP disse...

MTD = Marina Tavares Dias ?

MTD disse...

Yeap! MTD e tendo lá estado, tinha de ser, não?
;-)
Claro que me lembro do Prof. Marcelo! Acho que foram imensos portugueses. Também me lembro de andar pela Gran Via à procura de uma loja de cinema, com alguns dos colegas que referiram. Chamava-se Casablanca e ainda aqui tenho o belo poster do filme dos Beatles «Help» que lá comprei.
Ficou-me tb na mente a imagem da alegre Linda McCartney, então ainda saudável e 100% membro da banda. A voz dela sobressai sempre nos coros dos Wings. Durante anos, ali no super das Amoreiras, comprei as refeições vegetarianas com o nome dela. De-li-ci-ous!!
Olá, Jabberwocky! Sabes, acabo de me lembrar que também lá estava o Macedo, então na R. Comercial.

filhote disse...

Nesse caso, cara MTD...

Anónimo disse...

O LPA foi a Madrid, sim, pela Lusa, mas com um amigo, o filho mais velho e uma sobrinha.

O LT não sei.