quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

HERMANOS


CBS - A-6298 - edição portuguesa (1985)

Cantare, Cantaras (I Will Sing, You Will Sing) - African Flame

Solidariedade é tema que tem etiqueta aqui no Ié-Ié. Mas, talvez pela época que atravessamos, tempo de hipocrisia algodão doce, nos últimos dias mostraram-se alguns exemplares.

Por princípio não se considera um tipo desconfiado, mas estas iniciativas, sempre o deixaram muito de pé atrás. Embasbaca-se sempre que acontecem tragédias, ver nos rodapés dos telejornais, que está aberta, num qualquer banco, uma conta para ajuda humanitária.

Nunca soube se o dinheiro angariado alguma vez chega ao seu destino e se, eventualmente chega, admite, desconfiado que não é, que esse dinheiro tende mais a engrossar as contas na Suiça de presidentes e ministros, do que para ajuda do povo necessitado.

A mesma desconfiança em relação ao destino do dinheiro angariado com as vendas destes discos.

Admite que não acordou bem disposto, mas ficou pior ainda quando, com algum atraso, leu num “Diário de Notícias”, no topo da última página: “Pobreza enriquece Geldorf”. Ao lado uma fotografia do rapaz que mais parece ter acabado de sair de um episódio de “Os Sopranos” do que outra coisa qualquer.

A notícia é esta: “Bob Geldof, um pacifista e activista antipobreza que no início da sua carreira ficou conhecido como músico, cobrou cem mil dólares (cerca de 51 mil euros) por uma conferência dada esta semana em Melbourne, em que o tema era precisamente… a luta contra a pobreza, com especial incidência no Terceiro Mundo.

Segundo fontes no local, citadas pelo “Herald Sun”, outros oradores na conferência, como o presidente executivo da World Visions, Tim Costello, falaram de graça.

Bob Geldorf, de 54 anos, terá viajado em primeira classe e ficado alojado num hotel de luxo, não prescindindo de segurança pessoal.

Nem sequer tem muito mau feitio mas apetece-lhe dizer que estas solidariedades cheiram a oportunismos vários. Dirá mesmo que o colocam no limiar do vómito. Pede desculpa por qualquer excesso mas, já está um pouco velho para mudar.

So this is Christmas!

Nota final: a imagem mostra um desses discos de solidariedade que foram gravados um pouco por todo o lado. Este foi na vizinha Espanha em 1985.

Um pacote de gente, que desconhece na sua quase totalidade, mas onde se pode ver os nomes de: Cantinflas, Irene Cara, Roberto Carlos, Vikki Carr, Gal Costa, Célia Cruz, Plácido Domingo, José Feliciano, Lucho Gatica, Sérgio Mendes, Ricardo Montalban, Palito Ortega, Simone.

Colaboração de Gin-Tonic

7 comentários:

Rato disse...

No caso presente aqui o Rato também se mostra desconfiado, mas...da veracidade da notícia. Não é que "ponha as mãos no fogo" pelo Geldof, longe disso, mas estamos a falar de alguém que recentemente denunciou, para grande incómodo dos "Senhores do Reino", os abutres que presentemente sugam as tetas angolanas.
Portanto, ou o mundo está mesmo doido ou esta notícia não tem ponta por onde se lhe pegue.

ié-ié disse...

Também eu duvido da veracidade da notícia. Sendo jornalista, tenho um lema irresistível: "tudo o que vem nos jornais é mentira, até prova em contrário!".

Em todo o caso, até consigo deslumbrar uma ponta de verdade na notícia: Geldof cobrará esses honorários para os depositar na causa que defende.

Porque não?

LT

gin-tonic disse...

"Diário de Notícias" de 17 de Novembro de 2008, íltima página.

Rato disse...

Ó Hugo, eu não duvido que a "notícia" venha escarrapachada lá no jornal. Questiono é a sua autenticidade!
E entretanto toma nota das sábias palavras do YéYé. Fala quem sabe!

gin-tonic disse...

O jornalisno que aprendi a respeitar, pelos muitos amigos que tive, muitos já não andam por cá, pelos que ainda tenho, a maior parte já não exerce, não é aquele que pode inventar notícias destas, ou outras bem como os que permitem que saiam publicadas. Há dias alguém perguntava a um jornalista como é que eles podiam dormir com tanta mentira que inventam, tanta porcaria que escrevem.
Claro que há excepções, mas já são tão poucas...

Anónimo disse...

"Em todo o caso, até consigo deslumbrar uma ponta de verdade na notícia: Geldof cobrará esses honorários para os depositar na causa que defende."

Parece que só falo desse tema mas não posso perder a oportunidade:

Será que o Ithkos e o Alentejo Boys também não defendem uma causa?

ié-ié disse...

Claro que defendem: a conta bancária deles próprios!!!

LT