quarta-feira, 1 de outubro de 2008

RÁDIO SIM, PORQUE NÃO?


Foi com enorme prazer que recebi um convite do grupo Renascença para estar presente na apresentação à Imprensa da sua mais recente criação, a Rádio Sim, dedicada à geração de 50, 60 e princípios de 70.

Antes de mais, os meus agradecimentos por se terem lembrado de mim. Acreditem que foi um prazer rever as nossas velhas glórias (claro que velhos são os trapos) bem de saúde e com uma boa disposição que, confesso, me surpreendeu.

Permitam-me salientar um pequeno pormenor que me sensibilizou profundamente que foi, a dada altura, o Paulo Alexandre ("Verde Vinho") dirigir-se a mim, dar-me um abraço, demonstrar pela conversa que se seguiu que estava perfeitamente a par das poucas coisas que fiz no meio musical, já lá vão mais de 47 anos, e isto tocou-me profundamente, pois nunca tínhamos sido apresentados.

Desculpem esta piroseira demasiado privada, mas tinha de contar....

Mas vamos ao evento em si. Extraordinária realização sobre todos os aspectos, foi tudo calculado desde o grafismo até ao ambiente para nos transportar, como disse antes, aos anos 50 e 60.

Foi apresentado um pequeno documentário relativo àquela época, ao que se seguiu a apresentação pelo presidente do grupo Renascença, cónego João Aguiar Campos, e pela directora da Rádio Sim, Dina Isabel, que explanou em mais pormenor os intuitos da estação.

Chamo a atenção de que, vulgarmente, estas apresentações são uma enorme chatice, mas o curioso é que, desta vez, a coisa foi tão bem feita e em familia, que até deu vontade de pedir mais.

Seguiu-se depois e devo confessar-lhes uma das coisas a que me foi dado assistir espantado e agradávelmente surpreendido que foi a actuação da Orquestra Ligeira do Exército e dos seus cantores que me deixaram totalmente colado à cadeira, eu e todos os presentes.

Estamos habituados àquelas "charangas" do Exército com aquele seu cunho militar (claro que lá terá de ser para dar aquele ar marcial), mas aqui assistimos a extraordinários músicos, dominando totalmente não só os instrumentos e as novas técnicas que nos brindaram com extraordinários arranjos das tais melodias dos anos 50 e 60 que nos são tão caras com uma roupagem moderníssima!!!!!

Depois, os seus quatro cantores (dois rapazes e duas raparigas) brindaram-nos com uma selecção de canções dos Beatles que, só vos digo, puseram o pessoal aos saltos.

Que extraordinárias vozes, que grandes músicos, os daquela orquestra, nunca esquecendo o seu maestro que nos faz lembrar que há uns anos ainda havia umas orquestras assim, infelizmente desaparecidas hoje em dia.

Um grande aplauso ao nosso Exército por nos dar uma grande lição de profissionalismo e dedicação, dando-nos, pelo menos, a esperança de que nem tudo está perdido, pois dentro ou fora do Exército temos ali grandes músicos e cheios de carisma.

Ficou tudo com sede por mais, mais música e novidades da nova estação que, atenção, muita atenção, já está a emitir em FM, em 102.2 (
ex-Rádio PAL, de Palmela - nota do editor), frequência que abrange Lisboa e Setúbal.

Vão lá e podem ter a certeza que não se arrependem!!!! É uma rádio práfrentex, não um ferro velho e, acreditem, há muito que uma estação de rádio assim fazia muita falta.

Colaboração de Daniel Bacelar

5 comentários:

Carlos disse...

Parabéns Daniel e parabéns para nova estaçõao de rádio.
Não tive a oportunidade de gravar a tua entrevista ( o que gostaria de ter feito), mas espero que isso ainda se solucione...
O documentário apresentado foi de que género??? Músical...paisagens da época...???
Aproveitando a escrita, um grande abraço e muitos parabéns ao Luis P.Almeida, pelo aniversário deste excelente Blog que nos tem recordado muitas coisas já esquecidas... Muita e boa informação. Obrigado!
Carlos

Carlos disse...

Daniel,

Que trapalhada de escrita...o que queria escrever era: Parabéns Daniel e parabéns à nova estação de rádio...

Carlos

Jack Kerouac disse...

Belo texto, quanto á orquestra ligeira do exército, já há anos que apresenta qualidade. Lembro que parte do "Grupo de Baile", os do "Patchouli", eram precisamente dessa orquestra.

Anónimo disse...

Parabéns pelo 1º aniversário do blog

Anónimo disse...

Segunda-feira, 1 de Outubro de 2007

FIQUE ATENTO!

Kalifas, Galãs, Ekos, Morcegos, Diabólicos, Flechas, Claves, Protões, Sheiks, Fliers, Lua Azul, Deltons, G-men, Diamantes Negros, Chinchilas, Dakotas, Krawas.... Soa estranho?

Fique então atento a este espaço. Voltarei em breve com boas novidades, espero.

Publicada por ié-ié em 17:28
Etiquetas: Portugueses, Vários