terça-feira, 12 de agosto de 2008

FAUSTO ENQUANTO YÉ-YÉ


Campas Nunes (teclas), Rui Chaves (baixo), Vicky (vocalista e ritmo), Tony Matos (baterista) e Fausto (viola solo e vozes) - foto de 1965

Fausto, prestigiado cantor da Língua e da História Portuguesas, foi músico yé-yé nos seus tempos de juventude em Angola. Fez parte dos Rebeldes, como a imagem documenta (primeiro à direita).

Quem o recorda é Vicky, seu companheiro no conjunto.

A banda formou-se em 1963. Eu e o Fausto só entrámos em 1964. Tocávamos essencialmente Beatles, mas por vezes fazíamos bailes e aí tocávamos tudo o que estava na moda, além de Beatles: Roberto Carlos, música africana (merengues), tudo o que uma banda de baile tocava na altura.

O Fausto anda aí. Os outros elementos estou em contacto permanente com eles e inclusivé já falámos sobre a possibilidade de nos reagruparmos, para fazer uns concertos.

Gravámos uns temas para o Rádio Clube do Huambo, mas nunca foram editados. Um dos temas, de autoria do Fausto, "Boneco Chorão", chegou ao nono lugar nas tabelas de Angola. Não sei aonde param essas gravações.

Houve o tal episódio no Festival Ié-Ié de Launda, no qual ficámos em primeiro lugar, mas a Maria Supico Pinto, presidente do Movimento Nacional Feminino, foi aos camarins entregar-nos o prémio monetário e disse que os Rocks, do Eduardo Nascimento, eram os verdadeiros representantes de Angola.

Alegou que eram todos negros, daí seriam eles a ficar com o resto do prémio, ou seja, vinda para a metrópole e gravação de um disco na Valentim... salazarices de merda. Injustiça do tamanho do mundo . Éramos superiormente melhores do que os Rocks, em todos os aspectos.
Percorremos Angola de norte a sul. Saíamos à quinta-feira para ir tocar a Malange ou a Sá da Bandeira, ou seja, três dias on the road, só para fazer um gig, e na 2ª feira ... back home, por matas e desertos... nunca tivémos um problema, isto entre 1964 e 1966.

Na foto, reparem nas nossas botas à Beatle!

4 comentários:

filhote disse...

De antologia!

E seria muito interessante se conseguíssemos, um dia, ouvir essa canção perdida do Fausto...

Um disse...

Ao que me contaram, o Fausto esteve quase a entrar para os Zoo. Terá sido aí por 1970, quando veio estudar para a Metrópole, como então se dizia.

O guitarrista dos Zoo tinha precisamente sido mobilizado. O Fausto parece que esteve mesmo na calha, com tudo acordado, mas o impedimento maior era que o pai exigia que ele estudasse mesmo, e a guitarra Burns tinha ficado em Angola, sem hipóteses de se reunir com o dono.

O lugar acabou por ser ocupado pelo Luis Queimado, por pouco tempo, porque eles entretanto decidiram acabar com o grupo e partir para outras aventuras.

paulo disse...

Que história interessante!

E não são só as botas à beatle! A pose tmabém é! Quando olhei de repente até me pareceu ver os rapazes de Liverpool nos seus dias de Hamburgo!

Uma curiosidade: que temas dos Beatles incluíam no alinhamento?

Camilo disse...

Ó Vicky,
Estava longe de pensar que, afinal, "OS REBELDES" foram vítimas da... "psico-social".
(eh!eh!eh!)...
Os "mugimbos" que me chegaram aos ouvidos, (na época, tá claro), foi que, alguns de vocês, confrontados com a vinda "à Metrópole", viria prejudicar os vossos estudos liceais.

Daí, os pais de alguns elementos do grupo não concordarem.
Aliás, eram as conversas de café.
É claro que vocês eram muito melhor que os "ROCKS".
Não acredito que conjunto algum conseguisse interpretar aquela "MISSA YÉ-YÉ" no Ruacaná.
Preparada e ensaiada por vocês, com o FAUSTO a comandar os ensaios.
E, repara, VICKY... acabado o ensaio da música para a Missa,sem descanso, logo de seguida, lá ia o fausto colocar no gira-disco um disco para decorar de um "camone".
E dizer, salvo erro para ti:
"Ó pá, tás a ouvir, é assim:pum, toc, trim, tác, tac...tá"...
(mais ou menos)... :)...