segunda-feira, 18 de agosto de 2008

RINGO NA PRAÇA SONY


"Diário da EXPO' 98", 18 de Agosto de 1998, editor executivo: Luís Pinheiro de Almeida

Foi há 10 anos - faz hoje, dia 18 de Agosto - o primeiro concerto de um Beatle em Portugal: Ringo Starr na Praça Sony, da EXPO '98.

Curioso também assinalar que este concerto se realizou precisamente no dia em que há 36 anos - hoje 46! - Ringo entrou para os quatro de Liverpool.

Foi no dia 18 de Agosto de 1962 que Richard Starkey substituiu Pete Best nos Beatles, o que na altura provocou uma cena de pancadaria na Cavern, de Liverpool, de que resultou um olho negro em George Harrison.

Além de Ringo Starr, participaram também no concerto da Praça Sony outros monstros sagrados da música dos anos 60 como Gary Brooker, vocalista e teclista dos Procol Harum ("A Whiter Shade Of Pale"), Jack Bruce, vocalista e baixista dos Cream, de Eric Clapton ("Sunshine Of Your Love"), Peter Frampton que foi dos Herd e depois teve uma carreira a solo ("Show Me The Way") e ainda Simon Kirke, que foi baterista dos Free e dos Bad Company, e Mark Rivera, que acompanhou Billy Joel.

Ringo Starr apresentou o seu álbum da altura, "Vertical Man", o 16º da sua carreira a solo.

As crónicas da época renderam homenangem a Ringo Starr e à sua All Starr Band. Silva Pires, por exemplo, escreveu no "Diário de Notícias" que foi "uma noite bem passada" e Rui Catalão, no "Público", assinalou que foi o dia de maior enchente na EXPO - 100 mil pessoas - para ver Ringo (não creio que fosse tanta gente - nota do editor).

"O submarino viajou pelo tempo e o tempo voltou para trás. As "starrs", essas, brilham para sempre", escreveu.

1 comentário:

LSO disse...

Excelente concerto com excelentes músicos. Quem me deixou fascinado nessa noite foi Peter Frampton. Fantástico.

Quanto ao número de espectadores acho os 100 mil exagerados.