quarta-feira, 27 de agosto de 2008

REGENT SOUNDS STUDIO


Uma das caminhadas mais emocionantes em Londres consiste em respirar o ambiente da minúscula Denmark Street, em Tottenham Court Road, à esquerda de quem desce. Não chega a ter 100 metros.

Deve o seu nome ao Príncipe Jorge, da Dinamarca, consorte da Rainha Ana.

A Denmark Street, que os Kinks cantaram em "Lola vs Powerman and The Moneygoround", é só música desde o séc. XIX quando os publishers para aqui se mudaram para ficar perto dos teatros.

Nos anos 60 foi o santuário da música pop e hoje em dia continua a respirar música.

Tenho muito para contar.

Por ora, fiquemos com os fascinantes Regent Studios, onde os Rolling Stones gravaram a maior parte do seu primeiro álbum em Janeiro de 1964. Que emoção!

Um imberbe Elton John também frequentou os estúdios para gravar os álbuns Top Of The Pops e até Cat Stevens, cujo pai tinha um restaurante perto, já desaparecido, aqui gravou a sua primeira demo em 1965.

Nos anos anos 90 (1995-2003), este local foi sede da mais fantástica livraria londrina de música rock, Helter Skelter, infelizmente também já desaparecida, como se documenta na imagem.

Sean Body, 42 anos, co-fundador da livraria e seu principal entusiasta, morreu no passado dia 15 de Abril de 2008, vítima de leucemia.

A Hekter Skelter ainda viveu online uns tempos, mas já soçobrou.

5 comentários:

Unknown disse...

Que bem que me sabem estas caminhadas por Londres, a minha Londres dos anos 90 quando ai vivi.

Obrigado Luis

Jack Kerouac disse...

é nesta ruazinha que existem ou existiam umas lojas pequenas de discos de vinyl ? eu tenho ideia de ter andado por aí....onde se vendiam umas antiguidades engraçadas.

Queirosiano disse...

E foi historicamente - ainda é parcialmente - o paraíso dos instrumentos musicais. A desaparecida Rose Morris, na esquina logo à entrada, forneceu tudo quanto era gente nos anos 60. Chegava a mandar fabricar modelos próprios às grandes marcas.

O dinheiro que lá gastei não chegou para lhe garantir a sobrevivência...

filhote disse...

Lojas de discos na Denmark Street? Não me parece, Kerouac. Pela tua descrição, deves estar a pensar nas ruas do Soho, provavelmente a Berwick Street, ou na lendária Portobello Road em Notting Hill...

filhote disse...

Quanto às lojas de instrumentos, não podemos esquecer a "Hank's", onde comprei a minha primeira Martin.