sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

QUEM ERAM OS POPS?


Os Pops formaram-se em 1967 como resultado da fusão dos Lordes e dos Protões, estes últimos formados por rapaziada do Bairro Marechal Carmona, no Calhabé, em Coimbra - e vencedores da Taça de Prata "Yé-Yé" no I Festival de Música Yé-Yé que se realizou no Teatro Avenida, em Coimbra, no dia 23 de Abril de 1966.

Os Protões eram constituiídos por Jorge Carvalho (Jó), Eugénio Eliseu, Nóbrega Pontes, António Carlos e Fernando Dias (o Nando ou Fernando Beatle), já falecido.

"O Fernando assinava FoDias (o ponto era sempre uma bolinha). Era primo do Jorge Carvalho. Levou uma vida razoavelmente aventurosa, cheia de viagens e histórias", lembra Paulo Oliveira.

Carlos Martins corroborou esta impressão.

"O Jorge Carvalho - conta ainda Paulo Oliveira - está reformado, Nóbrega Pontes vive nos Camarões".

Os Pops eram então formados por Fernando Dias (viola-baixo, que vinha dos Protões) e ainda por Quim Colaço, irmão de Luís Filipe Colaço, dos Álamos, (viola-ritmo), Luís Romão (viola-solo, ex-Cocktails, vencedor do troféu "Guitarra Yé-Yé", do tal Festival), Carlos Mora (Kali) (órgão), Eugénio Eliseu (bateria, ex-Protões) e Carlos Martins, manager/relações públicas.

Eugénio Eliseu viria a ser substituído mais tarde por Luís Monteiro.

Carlos Martins lembra-se ainda que o grupo utilizava amplificadores Vox, iguais aos dos Beatles, e essa era uma das razões por que "havia tanta miúda à nossa volta".

"Claro que cantávamos canções dos Beatles, mas lembro-me muito bem de termos uma fantástica versão de "Gimme Some Loving", do Spencer Davis Group, que era cantada por Luís Romão, o único profissional da banda".

Os Pops nunca gravaram qualquer disco e nunca fizeram qualquer digressão à Madeira, apesar de o seu manager, à época, ter mandado essa notícia para os jornais.

"Apesar dos nossos truques, os Pops tocavam lindamente e não eram produto de marketing (coisa desconhecida na altura). O Kali era brilhante no órgão e piano, o Luís Monteiro um virtuoso na bateria, o Nando na viola-baixo, o Romão na guitarra e o Colaço idem", refuta Carlos Martins.

"Os nossos grandes rivais eram os Álamos. O meu irmão João é que era o manager deles", finaliza.

9 comentários:

Fantomas disse...

Os Lords deram origem também aos Vodkas.

bissaide disse...

Mais um belo pedaço de prosa! Esqueceste-te apenas de esclarecer uma das minhas dúvidas: qual a relação entre este Joaquim Colaço, guitarra ritmo, e o Luís Filipe Colaço, que pelos dados que tenho tocou também o mesmo instrumento nos Pops?

Bobbyzé disse...

Eh Pà!Este blog é simplesmente ESPECTACULAR!Mas vocês esqueceram-se de falar dum gajo do Bairro Marechal Carmona, que era roadie dos PROTOES, vizinho do Carlos Dias (Nando), o famoso BOBBYZE!!
Desde 1976 é freelancer no estrangeiro no capitulo do jornalismo Rock e que entrevistou todos os grandes nomes do showbusines, desde DYLAN, ZAPPA, PINK FLOYD até aos nomes mais modernos como BEN HARPER, COLDPLAY, CURE e tantos outros.
Quem o conhece?

Bobbyzé disse...

COIMBRA é uma liçao de sonho e tradiçao!Mas em matéria de Rock & Roll tambem dà cartas!!Nao esqueçam que o melhor àlbum de 2007, eleito pelo BLITZ, vem da Lusa Atenas:Shangri-La.Em Março, o "Abominavel Homem das Neves" foi ao encontro do "Lendàrio Homem Tigre" no TGV.Paulo FURTADO é um artista bastante proximo do universo Zappiano!Adoro o que ele faz!Mas em COIMBRA também temos os BUNNYRANCH!Na ultima entrevista que fiz com o LOU REED, o gajo fartou-se de elogiar essa terra onde nasci e esse concerto memoràvel que là deu. Prometeu voltar!!
BOBBYZE

Anónimo disse...

Os Lordes não deram origem aos Vodkas. O Luis Monteiro e o Kali deram origem aos PoPs. Os Vodkas eram da Figueira da Foz.

Kali
exPops

Anónimo disse...

O Luis Monteiro foi o primeiro baterista dos Pops. Foi para Paris para não ir para a tropa e então foi substituido pelo Eugenio (Genito) que tocava na Figueira da Foz. O Genito nunca tocou nos Protões.

Mauricio disse...

Vivam,
O Kali tem razão.
Os Vodkas (Figueira da Foz)eram inicialmente formados por mim (Maurício da Telecaster)o Fausto (baixo) actualmente reformado do Banco de Portugal, o Tó Mané (vocal) que foi para a América do Sul, e o Genito, baterista que depois ingressou nos Pops por volta de 1968 ou 1969 salvo erro, já depois do grupo "Beats" (Fig. da Foz) se ter desintegrado.
Cumprumentos,
lumauricio@netcabo.pt

Mauricio disse...

Corrijo a mensagem anterior.
Penso que os Vodkas já existiam, ou estavam a começar a formação, quando eu entrei.
Tenho uma foto desse tempo em 1967(tinha 16 anos) tirada no Casino da Figueira numa sala que estava em obras onde estou eu, o Fausto (Azul) o Mané e o Genito, todos com carinha de putos a "baterem-se" à fotografia.
Só não sei como enviar essa foto.
Cumprimentos.
Parabéns por este blogue que me faz chorar de saudades.

Mauricio disse...

Peço desculpa pela gafe, mas o Tó Mané (Mané) não foi para a América do Sul, mas sim para França. Esteve em minha casa uns dias há cerca de 10 anos e, embora meio passado, contava histórias de rir (uma vez caiu do palco e pertiu uma perna durante uma actuação porque se distraíu a olhar para uma miúda).
Quem foi para a América foi o Zé Tó, vocalista inicial dos Vodkas, ainda na década de 60.
Maurício.
lumauricio@netcabo.pt