sexta-feira, 24 de novembro de 2017

PEDRO ROLO DUARTE


Não era íntimo do Pedro Rolo Duarte, mas fiquei chocado com a sua morte hoje, 24 de Novembro de 2017.

Conhecia-o desde os tempos do “Sete”, achava-o vaidoso e arrogante. Da sua família, só criei verdadeira empatia com o irmão, António Manuel, já falecido também, que trabalhava na Edisom.

Tive mesmo alguns desentendimentos com a Mãe do clã, Maria João Duarte. Com a Fátima, irmã, gráfica na Valentim de Carvalho, somos amigos no feicebuque. Ambas, felizmente vivas.

Feita esta “declaração de interesses”, reconheço a imaginação e a criatividade do Pedro, sobretudo no que ao grafismo dizia respeito. Tenho a colecção completa do DNA.

Verdade se diga também que não tenho razões de queixa do trato do Pedro para comigo, bem pelo contrário. Eu é que embirrava com ele, ponto final.

Referiu-se elogiosamente, por diversas vezes, a este blogue desde há 10 anos, quando nasceu.

Este é, apenas, um exemplo. Chegou mesmo a eleger uma vez este blogue como “blog da semana” (obrigado, df).

Não tenho, por isso, razões de queixa do Pedro, só mesmo “embirração”. Ele era um fanático da comunicação, a minha praia é tão-só o jornalismo.

Mas nesta manhã chuvosa, no IC 19, a caminho de Sintra, ouvi deficientemente na TSF a notícia da morte de um jornalista. Pelo curriculum, pareceu-me tratar-se de Joaquim Letria (que viva muitos anos!).

Só no destino, a verdade foi cruel. Um valente murro no estômago, até porque não o sabia doente.

Adeus, “Pedro Tolo Duarte”.

LPA

8 comentários:

df disse...

A declaração de interesses deveria ter ficado em rodapé ou P.S.

df disse...

Curiosamente fez 10 anos no dia 23/11 http://prdantenaum.blogs.sapo.pt/15156.html

ié-ié disse...

talvez, talvez, mas saiu-me assim.

em todo o caso, obrigado pela inestimável ajuda!

LPA

df disse...

Eis a cassete que gravou para a D. Rosa, com a particularidade, também, de distinguir o lado A do lado B:

http://guedelhudos.blogspot.pt/2009/12/pedro-rolo-duarte.html

Tornando curta uma longa história: esse single, que era "banda sonora" da animação que mandava os meninos para a cama na RTP, tinha efectivamente letra da minha mãe, Mra João Duarte. O disco seguinte, "Natal da Familia Pituxa", tinha 4 canções, algumas delas originais (salvo erro, do Rui Ressureição e José Niza), e eu tornei-me o quinto elemento da banda... Tinha 10 ou 11 anos e ganhei 450 escudos de cachet... Nesse disco a minha mãe não colaborou. A Familia Pituxa depois fez-se à estrada, qual banda pop, mas eu não fui com a banda: tinha de ir para a escola! ;-)
Pedro Rolo Duarte

http://guedelhudos.blogspot.pt/2008/03/famlia-pituxa-da-tv.html

http://guedelhudos.blogspot.pt/2010/01/best-of-lingua-da-sogra-02.html

http://guedelhudos.blogspot.pt/2012/09/primeiro-disco-da-edisom.html

Sammy, o paquete disse...

Não conheci pessoalmente Pedro Rolo Duarte.
Nos últimos tempos, juntamente com João Gobern, fazia-me companhia aos sábados de manhã na Antena 1 com «Hotel Babilónia». Vou sentir a falta.
Curiosamente, devo a Pedro Rolo Duarte a dica, não sei se escrita se radiofónica, para desaguar neste blogue e me tornar - sabe-se lá porquê!... ié-ié-colaborador.
Sábado que vem, de copo de gin na mão, voltarei a ir ao «Hotel Babilónia».
Acabamos sempre por chorar a nossa dor, nunca a dos que partem.

Gin-tonic disse...

Quem se tornou ié-ié-colaborador foi gin-tonic e não Sammy o paquete que é um personagem de «O Que Faz Correr Sammy», um muito interessante livro de Budd Schulberg.
O médico vai-me dizendo para encurtar as doses de gin-tonic mas não atino com o conselho.

jc disse...

o link de blog da semana estava aqui no blog mas um pouco escondido :)http://guedelhudos.blogspot.pt/2007/12/obrigado-pedro.html

ié-ié disse...

Obrigado!

LPA