segunda-feira, 20 de novembro de 2017

OS FILHOS DE CAYMMI


ODEON - 064 82356

Lado 1

Oração de Mãe Menininha – Peguei um “Ita” no Norte – Marina – Rosa Morena – O Que É Que A Baiana Tem – Promessa de Pescador

Lado 2

Maracangalha – Saudade da Bahia – Só Louco – Dora – Vestido de Bolero – Não Tem Solução


Quando era miúdo, a telefonia estava aberta de manhã à noite.

Era um «Pilot».

«Diga Pilot ou Pailot, o que importa é o som que de lá sai.»

Como raio a música não havia de lhe entrar pelos sentidos?

Mais tarde, o pai comprou um «pick-up».

Os discos eram de 78 rpm e a pena que ele tem que se tivessem partido – outros foram fanados!

Particularmente lembra-se das músicas brasileiras, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a cantar «Asa Branca», uma canção tocada e retocada «O Sanfoneiro Só Tocava Isso», muitas mais e… Dorival Caymmi.

Dessas músicas haveria, mais tarde, comprar LPs que lhe trouxeram esse sons da infância e adolescência.

Caetano Veloso tem uma feliz expressão quando menciona que, naquele pedaço abaixo do Equador, todos são filhos de Caymmi.

Reparem, acima, no naipe de canções.

São todas canções que lhe ficaram agarradas como sarna.

Eu vou prá Maracangalha, eu vou, vou de liforma branco, de chapéu de palha, eu vou, Marina, morena, você se pintou, você faça tudo, mas faça um favor, não pinte esse rosto que eu gosto e que é só meu, Ai,que saudade eu tenho da Bahia, ai se eu escutasse o que mamãe dizia, - allô, allô Carmen Miranda! - e esse extraordinário «Vestido de Bolero»:


Um casaco bordô
Um vestido de veludo
Pra você usar
Um vestido de bolero
Lero, lero, lero
Já mandei comprar
Se o casaco for vermelho
Todo mundo vai usar
Saia verde, azul e branco
Todo mundo vai usar
Apesar dessa mistura
Todo mundo vai gostar
É que debaixo do bolero
Lero, lero, lero
Tem você yayá


Se nunca ouviram, passem um tempinho no You Tube, chamem as canções e perceberão o porquê de Caetano a todos chamar filhos de Caymmi.

Texto de Gin-Tonic

Sem comentários: