segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ONDE ESTAVAS TU?


MUSIC FOR PLEASURE - MFP41 5707 1 - 1985

Agora tido como pedófilo, embora já falecido, Jimmy Saville foi uma figura importante na cena musical britânica.

Neste LP, por exemplo, estão preciosidades como "Kites" (Simon Dupree), "With A Little Help From My Friends" (Young Idea), "Let's Go To San Francisco" (Flowerpot Men), "It Must Be Him" (Vikki Carr), "Excerpt From A Teenage Opera" (Keith West), "I've Been A Bad, Bad Boy" (Paul Jones), "A Whiter Shade Of Pale" (Procol Harum), "Edelweiss" (Vince Hill), "Thank U Very Much" (Scaffold).

Baptista Bastos e os seus apaniguados têm a mania de que foi ele quem inventou a frase "onde estavas tu?".

Mentira! Mentira!

A frase é antiga, oriunda, presumo, do Chile dos tempos de Allende.

Mesmo que não seja - o que duvido - os ingleses já a usavam na primeira metade da década de 80, como neste disco, onde se perguntava where were you when Flowerpot Men said "let's go to san francisco and Procol Harum turned "a whiter shade of pale".

Mais um mito que vai ao chão!

Já agora, duvida-se que Baptista Bastos alguma vez tenha entrevistado Paul McCartney, já que não falava inglês.

5 comentários:

Gin-tonic disse...

Há muito, muito tempo, o Carlos Alberto, alcunhado de «cientista», apareceu na rua, tinha ele uns 6 anos, e declarou solenemente que não havia Pai Natal, que eram os pais que compravam as parcas bugigangas que apareciam na chaminé.
A malta ficou a olhar uns para os outros e ele nunca mais foi mesmo.
Agora dizem-lhe que não foi o Bastos o inventor do «onde é que «estavas no 25 de Abril» e receia que a notícia lhe traga consequências nada benéficas…
Só lhe aparecem coisas que o deixam em estado de ralação.
E ainda por cima o «BB» não sabia inglês e esteve à conversa com o Paul.
Dizem que o whisky transmite uma linguagem universal… mas ele é mais gin.
Agora adianta que nem sequer é picuinhas, mas gosta do rigor: o escritor chama-se Baptista-Bastos.
Se não houver qualquer livro à mão, «googlando» chega-se lá.
Poderá ser um gesto de pedanteria mas é assim que o homem ficou para a história: Armando Baptista-Bastos.

ié-ié disse...

eu bem sei, Baptista-Bastos, mas foi intencional. Também tenho direito à deturpação e ao engodo.

LPA

gps disse...

Sabe se ele dizia que era o autor da frase ?

A frase já existiria mas não se referia ao 25 de Abril :) Pelo que não vejo maldade nessa eventual apropriação da frase de origem chilena

"Na SIC foi autor do programa “Conversas Secretas com Baptista-Bastos”, tendo entrevistado vários convidados a quem perguntou “onde estava no 25 de Abril?”. Foi esta a base para a personagem criada por Herman José, Artista Bastos, que fazia parte do programa de humor “Herman Enciclopédia”...

"Foi com Baptista-Bastos que surgiu a pergunta recorrente nos seus programas “Onde é que estavas no 25 de Abril?”, que permaneceu popular até hoje".

"Celebrizou a frase "Onde é que Você Estava no 25 de Abril?" quando, em abril de 1999, foi convidado pela direção do Público a realizar uma série de dezasseis entrevistas subordinadas a esse tema"

Anónimo disse...

Do ciberdúvidas

Com uma marcante presença nos media nacionais, como entrevistador e colunista de pena contundente, da sua autoria foi a famosa frase «Onde é que você estava no 25 de Abril?», mote das entrevistas que conduziu no programa Conversas Secretas, entre 1996 e 1998, no canal de televisão SIC.

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/aberturas/baptista-bastos-1934-2017/2290

gps disse...

Quanto à entrevista ao McCartney, qual o motivo da dúvida ? Não haveria tradutores ou desenrascanço típico dos portugueses :) ?