sexta-feira, 4 de março de 2011

CAI O CARMO E A TRINDADE


Rua Nova da Trindade, 10, Lisboa.

É a mais antiga cervejaria do País.

Pode mesmo recuar-se até 1294 quando foi fundado o Convento da Santíssima Trindade, onde hoje funciona parte da cervejaria.

Foi numa capela deste convento que Luís de Camões viu em 1542, pela primeira vez, D. Caterina de Ataíde, o grande amor da sua juventude.

O convento foi destruído ou parcialmente destruído por 3 vezes: em 1708, por um incêndio, em 1755, pelo terramoto (caíram os conventos do Carmo e da Trindade - hélas!), e em 1766, por novo incêndio.

Em 1834, parte do convento foi demolido e o industrial galego Manuel Moreira Garcia fixa no local uma fábrica de cerveja e, dois anos mais tarde, a Fábrica de Cerveja da Trindade, decorando-a com azulejos.

As paredes do átrio estão revestidas a azulejos com motivos de inspiração maçónica pintados por Luís Ferreira, mais conhecido por Ferreira das Tabuletas, a sala Maria Keil, com azulejos desta artista, é inspirada na calçada portuguesa e data da década de 40, o tecto foi decorado pelo pintor Vale com motivos heráldicos de inspiração maçónica.

Fonte: "Time Out", edição de Lisboa
PS - A Trindade pertence à Portugália.

4 comentários:

Anónimo disse...

Antro dos chulos dos aventais.
o bife já foi bom

Anónimo disse...

Quem são os "chulos dos aventais", os empregados que servem às mesas ?

eduardo disse...

Excelente post. Parabéns. Vou divulgar.

Rato disse...

Fui lá recentemente - grande, grande decepção, quer na qualidade da comida quer no ambiente - foram-se os antigos empregados, agora é só brasileirada. Jurei para nunca mais voltar!