quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"VERMELHO" E "AZUL" REMASTERIZADOS


Os chamados álbuns "vermelho" ("1962-1966") e "azul" ("1967-1970"), dos Beatles, foram alvo de uma operação de remasterização e vão reaparecer de cara lavada no próximo dia 18 de Outubro.

A edição original destes duplos vinis, em 1973, foi a responsável pelo aparecimento de uma nova e alargada legião de fãs, ainda hoje muito fiel aos quatro de Liverpool.

Tive a honra e o privilégio de assistir em Londres em data que não consigo precisar (estou de férias) ao lançamento dos dois discos em CD, num evento que, entre outros, contou com a presença de George Harrison.

Sim, vi-o em carne e osso!

Estas colectâneas, as primeiras que foram editadas após a separação da banda em 1970, foram tratadas pela mesma equipa de engenheiros de som que levou a cabo a operação 09.09.09.

A nova edição não inclui obviamente canções-extra, mas sim fotografias raras e novos textos, da autoria de Bill Flanagan.

O que estava previsto para este ano era um novo lançamento da colectânea "1" por ocasião dos seus 10 anos, mas terá ficado adiado para o próximo ano.

Colaboração de Luís Pinheiro de Almeida

13 comentários:

Jack Kerouac disse...

Remasterizar ? não entendo uma coisa, as músicas destas colectâneas, que foram dos primeiros LPs dos Beatles que eu adquiri, dizia eu, se as músicas são retiradas dos LPs originais, não foram já remasterizadas no 09.09.09 ??

josé disse...

Esta ideia é melhor e aguardo com expectativa o lançamento. Acabei por comprar os restantes cd´s rematrizados e fico com a mesma opinião: o som melhor e preferível em termos puramente sonoros continua a ser o dos LP´s. Mas estes cd´s dão muito jeito e estão bem conseguidos.

Ando a passar a digital alguns LP´s e estou entusiasmado.

Com um simples gira-discos de qualidade, um computador com software para processar som ( no caso o Sonic Master que nem é assim tão extraordinário. Certamente nada que se compare a um Pro Tools) e uma placa de som externa,( uma Audigy da Sound Blaster) em interface com o computador e o amplificador. consigo gravar em 24 bits com 96KhZ o sinal digitalizado tirado do LP. Uma maravilha, se comparado com o cd. E reproduz aquilo que gosto no som do LP: o ambiente laid-back e afastado do impacto sonoro da gravação digital em 16/44.1 do cd.
Pode ser subjectivo mas parece-me o do LP.

Claro que não posso passar para um cd e tenho de o ouvir através do computador, mas basta-me e se não é idêntico ao do LP ( e não é porque ando a ouvir música francesa muito bem gravada e sei que não é), já me satisfaz mais do que outras gravações em cd dos mesmos discos.

ié-ié disse...

Pode ser que sim, pode ser que não, Kerouac. Terá havido evoluções na tecnologia desde então para cá? Não sei. Vou perguntar...

LT

Anónimo disse...

Caro Jose

Pode passar para CD (ou DVD), em modo de dados através dos conhecidos formatos de compressão sem perdas "lossless",FLAC ou APE.

Para mais informações consultar

http://flac.sourceforge.net

onde se fala até de edições oficiais dos Beatles e McCcartney disponibilizadas em USB ( atenção coleccionadores !) com os respectivos links.

JR

Abel Rosa disse...

Só espero que não mutilem as músicas como infelizmente aconteceu em alguns casos na edição original...

Abel Rosa disse...

Ah...não sabem ( recebi um emaIL a contestar...), então oiçam por exemplo o Help no Vermelho e digam lá se não falta nada...

Abel Rosa disse...

Jack...claro que foram remasterizadas mas agora vão rentabilizar todas as edições conhecidas pelo mesmo processo...as colectaneas o Rock And Roll Music as Love SOng,etc....e mais virá!

filhote disse...

Ié-Ié e Jack: como é óbvio, os masters dos LPs originais não são os mesmos destas compilações. As gravações, sim, mas os masters, não. Ou ainda não perceberam o que é um master?

Ou seja, presumo que permaneçam inalteradas as "mutilações" a que o Abel se refere...

Jack Kerouac disse...

Pois, ok, mas qual o sentido de remasterizar uma colectânea, se as músicas constam todas, acho que são todas, nas edições de 09.09.09...é só isso que não entendo. Entendo e concordo com o que disse o Abel, isso sim.

Anónimo disse...

acaba por ser um bocado pateta virem desenterrar estas compilações, faria mais sentido uma nova edição do "1" que até comemora data redonda (10 anos) e estas colectâneas não (primeira edição 1973/segunda 1993)
enfim, mais um disparate este de se apostar em mais colectâneas dos Beatles...não tem nexo! teria sim nexo ser lançado algo novo, isso sim.
e quando à velha sedução das "fotografias raras" não me acredito, avaliando pelas das remasters que não trazem tantas foto raras quanto isso.

josé disse...

Caro anónimo:

Poder passar para cd ou
dvd em modo lossless podia. Mas como é que os leria depois?

Os leitores de cd´s não servem e os de dvd-audio ou sacd também não, acho.

Será que um leitor de blu-ray faria a despesa?

Tenho que experimentar.

Há uma solução no entanto. Esta da Tascam que é um tanto quanto cara: mil euros.

Anónimo disse...

josé:

Eu gravo mp3 e Flac em CD-R e ouço no leitor de Cds... O programa que uso para os gravar é o Roxio.
E não é nenhum leitor especial - Cambridge Audio azur 460C.

carlos

josé disse...

Ok. A questão é esta: as gravações em mp3 não são lossless em relação a qualquer dc. Há sempre uma grande compressão nessa gravação e portanto grande perda de sinal digital sonoro.


Para mim, a gravação em 24 bits e 92KhZ é já muito boa em relação a um cd que tem uma gravação de matriz 16bits e 44.1KhZ.
A diferença de qualiade é tão notória que me agrada ouvir um LP gravado nessa frequência de amostragem, directamente para o computador e não me agrada tanto a versão em cd, mesmo original, do mesmo disco.

No entanto, só consigo ouvir gravações em 24 bits e 92KhZ se tiver uma placa de som que me permita essa gravação e a maioria das que vem nos computadores não permite isso. Por outro lado, é preciso software que o permita e faça a gravação nessa frequência.

Assim, se eu gravo um LP analógico e o converto para sinal digital com 24 bits e 92 KhZ tenho de o ouvir através do computador porque não conseguirei gravar para um cd porque não há aparelho que depois mo leia nessa frquência. A não ser aquele Tascam que mostrei.