segunda-feira, 1 de março de 2010

THE BEATLES 1: 10 ANOS


APPLE/EMI - 7243 5 29325 2 8 - 2000

Love Me Do - From Me To You - She Loves You - I Want To Hold Your Hand - Can't Buy Me Love - A Hard Day's Night - I Feel Fine - Eight Days A Week - Ticket To Ride - Help! - Yesterday - Day Tripper - We Can Work It Out - Paperback Writer - Yellow Submarine - Eleanor Rigby - Penny Lane - All You Need Is Love - Hello, Goodbye - Lady Madonna - Hey Jude - Get Back - The Ballad Of John And Yoko - Something - Come Together - Let It Be - The Long And Widing Road

Um dos discos mais vendidos de sempre da história da indústria discográfica, "1", dos Beatles, faz este ano 10 anos de edição.

Seria bom que a Apple caprichasse e oferecesse pelo Natal aos fãs dos Beatles qualquer coisa de especial.

12 comentários:

josé disse...

A melhor prenda, para mim, seria a edição da dúzia de originais em blu-ray a menos de 100 euros.

josé disse...

Numa caixa, com a reedição do livro Illustrated record

filhote disse...

A melhor prenda seria os remasters em vinil!

Nota: a versão vinil do "1" é de um luxo asiático!!!!

ié-ié disse...

Parece que não vai haver vinis para já, contrariamente ao que corre. Nem o DVD de "Let It Be".

LT

Rato disse...

A melhor prenda para mim seria poder ir a uma loja de discos comprar o single "Love Me Do", acabado de sair, de um grupo ainda desconhecido mas bastante prometedor.

ié-ié disse...

Lindo, Rato, lindo!

LT

josé disse...

Então se é assim, aqui vai outra prenda que gostaria de ter:

Poder comprar a caixa de Let it be, acabada de sair e ainda no celofane, com a mesma sensação que experimentei quando a vi, nesse ano.

E que não comprei por não ter poder de aquisição autónomo.

ié-ié disse...

Já agora, José, deixa-me dizer-te que a caixa era um autêntico estorvo, muito difícil de abrir, não dava mesmo jeito algum.

Assim, o melhor foi tirar o LP e o livro e pôr a caixa de lado.

LT

filhote disse...

Um lindo estorvo, diga-se de passagem.

E a cópia ainda "lacrada", Ié-Ié, não consta da coleção Maestro Jaime Filho?

ié-ié disse...

Neste caso, Filhote, a minha caixa até está um pouco "amachucada".

LT

josé disse...

Fui ver ao ebay...querem centenas de libras pela caixa original.

Mas sobre isto dos Beatles apetecia-me fazer de jornalista e colocar algumas perguntas para uma entrevista imaginária. Aqui vão algumas delas que serão acrescentadas à medida da imaginação:

1. Como e quando deu conta da música dos Beatles?

2. Qual o ambiente social e musical em que ocorreu tal descoberta? Que outras músicas e grupos passavam então nos rádios e como se fazia a diferença musical para os Beatles?

3. Qual o disco, mesmo single, que marcou definitivamente o gosto pelos Beatles?

4. Depois destes anos que disco manteve a magia da escuta primeira?

ié-ié disse...

Sucintamente:

01 - Dei conta dos Beatles em 1963, tinha eu 16 anos, em Coimbra. Um amigo meu tinha o "She Loves You" e ouvíamos o disco num gira-discos portátil à sombra de um sobreiro.

02 - Não tenho ideia de ouvir rádio na altura. Só os relatos do hóquei. O que ouvia na altura, dos dicos do Vítor Soares, além de Beatles, eram os Searchers, Dave Clark Five, Shadows, Cliff, por aí... A diferença dos Beatles é que eram... diferentes. O ambiente social começava a ser pesado por causa da guerra colonial, por causa da crise académica de 1962.

03 - "Do You Want To Know A Secret?".

04 - A magia, idêntica à da primeira vez, está na música e essa é intemporal!

LT