quinta-feira, 19 de agosto de 2010

NESTA CASA: SALAZAR


Av. Dr. António de Oliveira Salazar, 30, Vimieiro, Santa Comba Dão.

Salazar é uma página negra, nesfasta, da História de Portugal. Mas é uma página, independentemente da nossa indignação.

Mas a minha indignação vai mais longe: indignação pelo teor da placa que está colocada na sua casa em ruínas em Vimieiro, indignação também pela oposição que se faz à criação de um Museu, permitindo assim a destruição do espólio de uma parte da História de Portugal.

(ainda hoje, 2019, me oponho aos que se opôem - e estão lá muitos amigos meus - ao Centro Interpretativo do Estado Novo, nunca Museu Salazar!).

É tempo de dar lugar aos historiadores!

25 comentários:

Zeca do Rock disse...

Falemos sem complexos: Esse fulano cujo nome nem me agrada pronunciar, sem dúvida nunca roubou dinheiro aos cofres públicos ou privados, como fazem os políticos de hoje, directa ou indirectamente.

O que ele roubou foi a liberdade a um povo inteiro.

A mim, pessoalmente, ele roubou 30 anos de vida. Chega?

Anónimo disse...

Que placa colocar na casa de um tal de Sócrates ?

Anónimo disse...

Indignações contraditórias, não?
NC

DANIEL BACELAR disse...

Meus Queridos Amigos
Isto é um blog de amantes de música mas na realidade não faz mal nenhum uma vêz por outra descermos á terra e trocarmos umas impressões sobre a bandalheira a que chegámos e da qual não vejo saida pois "filho da p..." puxa "filho da P.." e portanto eles tapam-se uns aos outros qualquer que seja o partido politico.
No meio desta "cambada"toda,julgo não estar muito longe da realidade se disser que a única pessoa decente que tivemos nos últimos trinta e tal anos que dura esta "cegada" foi o General Eanes (por isso se afastou no dia em que chegou á conclusão da sua impotência).
O pessoal em vêz de dizer chega e lhes dar a resposta que merecem (de qualquer maneira ao fim de seis meses voltava tudo ao mesmo)prefere o Benfica o Sporting o Ronaldo e a sua interessantissima (????)paternidade.e preparem-se que em 2011 vão levar com mais uma dose de impostos para sustentar os ordenados fabulosos de quem nos desgoverna e respectivos apêndices.
Eu estou com 67 anos,duro aí mais 10 ou 15,e depois estou certo que LÁ DE CIMA (se é que existe alguma coisa)fartar-me-ei de rir a ver o pessoal de "calças na mão"pois na realidade não merece outra coisa!!!

VIVA PORTUGAL!!!

Anónimo disse...

Bem visto Caro Daniel, mas infelizmente este pessoal deve adorar ser fustigado...e roubado à descarada.

Cumprimentos

ié-ié disse...

Indignações contraditórias, como assim, caro NC?

Indigno-me contra o teor político da placa. Historicamente, basta pôr qualquer coisa do género: "Nesta casa nasceu em 28-04-1899 António de Oliveira Salazar, Presidente do Conselho de Ministros de Portugal de 1932 a 1968, a mais longa ditadura de direita da Europa".

Indigno-me contra a pseudo-esquerda que tem impedido a criação de um Museu na casa onde nasceu Salazar. Com esta sua acção, contribui para que a casa se degrade ainda mais e se perca um pedaço da História de Portugal.

Há contradição? Eu acho que não!

LT

josé disse...

Gostava de comentar este assunto, mas não o faço porque teria imediatamente aqui uma reacção de um reaccionário duma putativa esquerda que nem sei bem o que é e o que significa nos dias de hoje.

Por isso, passo.

JC disse...

Mtº bem, LT. Assino por baixo as tuas afirmações. Só mais um "acrescento": ao que sei, a importância do espólio não justifica a criação de um museu, o que não serve de desculpa para as acções idiotas da tal pseudo-esquerda.
Abraço e boas férias

Jack Kerouac disse...

Concordo plenamente com a criação de uma casa-museu, mas seria preciso cuidado, teria que ser dirigido por algum historiador com responsabilidade. Pela amostra da placa, existe o risco de se criar algo para suportar mais o branqueamento a que se tem assistido nos últimos anos. Por outro lado também não poderia ser algo que servisse para dar uma imagem mais negra do que a real, até porque a realidade já foi bem triste. É sempre preciso ter algum cuidado com estas coisas.


p.s.(salvo seja)- Oh Daniel, tu estás a insinuar que o Ramalho Eanes assumiu a impotência ?

JC disse...

Olha!, eu ás vezes tb concordo com o JK! Mtº bem tb, JK!

DANIEL BACELAR disse...

Olá Paulo
Eu não estou a insinuar que o Ramalho Eanes assumiu essa impotência a que te referes (só pode ser essa!!)
Mas se te referes á impotência politica,essa estou plenamente de acordo,pois quando alguem se vê rodeado por "uma corja" que vai da direita á esquerda doida para se orientar á nossa custa,o melhor é por-se a andasr e mandá~los enfiar na peida o titulo de Marechal com que o queriam comprar.
OS OUTROS QUE SE AMANHEM,E COMO SOMOS UMA TERRA (EU NEM LHE CHAMO PAÍS)DE SADO-MASOQUISTAS,SOFREMOS E AINDA IREMOS SOFRER MAIS AS CONSEQUÊNCIA.
Confesso até que nem consigo perceber como nesta altura ainda há pessoas com opções politicas.
AGORA,UMA PIADA MÁZINHA!!!
ATÉ PARECE QUE SÃO TODOS SÓCIOS DO BENFICA!!!

Camilo disse...

Uma rectificação:
A mais longa ditadura -de direita- da europa?
Expliquem lá, então, o nome da "democracia" -de esquerda- da Jugoslávia durante o "reinado" de Tito.
Por favor:
Não me "comam" por idiota, tá?!!!

Jack Kerouac disse...

Daniel, fora de brincadeiras, o Eanes retirou-se porque foi derrotado ao ir por caminhos para os quais não estava talhado. Foi importante enquanto Presidente, mais pelo prestígio militar que tinha, do que propriamente por grandes decisões políticas que tenha tomado. Quanto a mim cumpriu o dever e saiu quando era para sair. Era um político inábil, e apanhou primeiros ministros com dimensão suficiente para o abafarem, era honesto de facto, mas cumpriu sem deslumbrar.Isto é a minha opinião, claro.

DANIEL BACELAR disse...

Caro Paulo
Não sei se reparaste que na minha primeira intervenção "nesta coisa" (que como de costume não leva a nada),disse que filho da P....puxa filho da P...e o resultado que deu,é que ao longo destes miseráveis 36 anos,eles estão lá todos pois qualquer tipo honesto que aparecesse seria imediatamente afastado.
O general Eanes foi um dos primeiros casos e depois "a coisa" foi sublimando dando origem a esta "anedota de mau gosto" em que sobrevivemos.
E ELES SE VÃO ENCHENDO Á NOSSA CUSTA....TODOS!!!
Mas não tem qualquer problema,vivemos em democracia (????) e qualquer um pode dizer o que quer,diga-se de passagem que o grande erro dos outros gajos (BOTAS E SEGUIDORES)foi não ter deixado a malta falar!!!!
Garanto-te que ao fim de semana como a coisa deixava de ter piada pois era permitida,os tema principais seria o futebol e a suspensão do Queiroz.
Mas claro,cada um faz o que quer,pois assim sempre tem a hipotese de devido ás coisas correrem mal,cantarem o fado da coxinha!!!
A malta adora fazer de victimas
depois das asneiras.
Ou não fosse o FADO A CANÇÃO NACIONAL!!!
NADA ACONTECE POR ACASO!!!

Anónimo disse...

Mais uma vez o Daniel Bacelar nos dá o prazer de nos brindar com as suas grandiosas abordagens.
Ou seja, ele sente.se com os pés para a cova e por isso ficará feliz por ver "lá de cima" os jovens actuais a pagar a merda que os brilhantes antepassados portugueses têm vindo a criar. Muito bem, óptima óptica! Por favor não deixe de nos ensinar com as suas sábias declarações, Ricky Nelson.

Anónimo disse...

Antes "estes miseráveis 36 anos" do que os "outros abomináveis 48 anos"!.

filhote disse...

Como já vem sendo hábito em Portugal, o insulto manifesta-se pelo anonimato.

E assim, essa inscrição sem identidade, ou não-inscrição, cai na conveniente impunidade.

DANIEL BACELAR disse...

Caro Pedro
Não ligues a estes ARTISTAS ANÓNIMOS pois eu pelo menos por muita asneira que diga,assino por baixo.
Não vale a pena perder tempo com esta "gente" pois não vêm um boi á frente e para eles é tudo 8 ou 80.ou seja 46 anos de obscurantismo (fascismo era outra coisa!!)ou 36 de total bandalheira.
Pela parte que me toca ,estive 41 anos numa das mais importantes empresas deste pais,a TAP onde dei o meu contributo,respeitei e fui respeitado tendo feito lá uma carreira profissional de que me orgulho.
Na época do PREC,entrou a bandalheira,e achei que estava na hora de me ir embora.
HOJE É O QUE SE SABE, e atenção a 2011.
Eu agora pergunto:
Porque é que se destruiu aquilo que funcionava sem quaisquer implicações politicas?
Logicamente que não tenho gosto nenhum em ver as pessoas a devolverem as casas aos bancos pois perdem os empregos pelas falências ou contratos a prazo.
O mais miserável é que isto não acontece aos grandes instigadores,daí,quando chegar a minha hora verei lá de cima o pessoal de calças na mão,sem dúvida nenhuma.
Mas foi exactamente esse pessoal que criou essa situação porque alinhou no esquema.
Eu por mim,dou o assunto encerrado,pois está provado que uma das razões da nossa desgraça.é não sabermos conversar e trocar ideias calmamente e já agora assumi-las não nos escondendo atrás de anonimatos!!!!
São vicios que ficam do TAL passado,não é verdade MEU AMIGO???
Mas já agora uma coisa que me intriga:
O QUE É QUE O RICK NELSON TEM A VER COM ISTO???
FIQUEI ELUCIDADO!!!!!

JC disse...

Mais uma vez de acordo c/ o JK. Com uma "nuance": cumpriu, apenas no essencial - nada mais - , o seu dever.

Camilo disse...

Grande DANIEL BACELAR!!!

Zeca do Rock disse...

Que bom que é assistir a esta baixaria a vários milhares de km de distância... Ufa!

Zeca do Rock disse...

A propósito: Daniel, como é que o ilustre embuçado te passou uma quase certidão de óbito? É preciso descaramento e total ausência de educação, não será?

Anónimo disse...

Quem vai à guerra dá e leva!!!

JS

Caínhas disse...

Quando se discute; política, religião e futebol, é isto que dá!...

ié-ié disse...

Bem verdade, Caínhas.

LT