sábado, 18 de dezembro de 2010

ROCK RENDEZ-VOUS FARIA HOJE 30 ANOS


O Rock Rendez-Vous ficava no 175 da rua da Beneficência, em Lisboa, onde hoje está a Pastelaria Restaurante Galão 2 e um prédio de habitação.

Segundo informações colhidas nas redondezas, o prédio antigo - onde ficava o Rock Rendez-Vous - foi demolido e ali construído este novo.

A mítica sala de espectáculos foi inaugurada no dia 18 Dezembro de 1980, às 21H30, com um concerto do praticamente desconhecido Rui Veloso e a sua Banda Sonora.

Abria apenas três dias por semana - 3/as e 6/as à noite e domingos à tarde. Preço: 300$00 com música e 200$00 sem música, mas com direito a parte do consumo.

Fechou definitivamente em 27 de Julho de 1990. Era propriedade de Mário Guia, que foi baterista dos Ekos, e que quis um clube de rock à imagem do famoso Marquee de Londres.

No Rock Rendez-Vous realizaram-se  os Concursos de Música Moderna, o primeiro dos quais em 1984.

Mler Ife Dada, Croix Sainte, Essa Entente, Linha Geral, Radar Kadafi, Pop Dell'Arte, Ritual Tejo e Mão Morta foram algumas bandas portuguesas que se deram a conhecer nos Concursos.

A nível internacional, Teardrop Explodes, Woodentops, Killing Joke, Danse Society, Lords Of The New Church, Raincoats (com a portuguesa Ana Paula da Silva) foram alguns dos grupos que passaram pela Beneficência.

Nos dias 31 de Julho e 01 de Agosto de 1986, os Xutos e Pontapés gravaram os respectivos espectáculos, editando-os em disco 14 anos depois.

No Rock Rendez-Vous só me lembro de ter visto a banda soviética de rock Aquarium no dia 20 de Janeiro de 1988.

Em 2000, João Afonso, da Sony, dinamizou uma dupla colectânea de homenagem ao Rock Rendez-Vous (Columbia COL 498292 2).

Rui Miguel Abreu escreve no último número da Blitz que a RTP2 estreia hoje à noite um documentário sobre o "Rock Rendez-Vous", da autoria de Luís Carlos Amaro, Nuno Ramos de Almeida e Ricardo Espírito Santo.

Imagem de Paulo Delgado

23 comentários:

josé disse...

Este João Afonso era um habitué dos rádios onde levava discos novos e comentava com saber.

Algumas novidades, (julgo que ate´o lamb lies down on Beoadway dos Genesis, em 1974/75) foram ouvidas por causa dele.

Estou certo que tem muitas histórias para contar.
Não terá um blog ou coisa que o valha?

Karocha disse...

Não tem José!
Quanto aos Genesis eu vi o concerto em Cascais, o João era o meu namorado.
Anda mais entretido com o Benfas e com o Best of do Demis desde 2008 na pasta para me entregar.
Foi um concerto de alto risco em Cascais com chaimites e os gajos do COPCON bêbedos e de G3 na mão!
Histórias deve ter muitas!
Quanto ao Rock, eu sabia que já não existia, nem parece que vivi 10 anos na zona!
Conheço o João desde os 16 tenho 52 imagine as histórias que ele sabe e eu também!

Jack Kerouac disse...

Só uma achega, o RRV abriu durante bastante tempo à 4ª feira à tarde também, eram as famosas matinées frequentadas maioritariamente por alunos dos liceus, e onde me lembro de ouvir as novidades como "Summer of 69" do BA ou "Sunday Bloody Sunday" dos U2...provavelmente o Filhote também se lembrará disto, e depois da profusão de Matinées por Lisboa, como as do Porão da Nau, Acapulco, Loucuras, etc. e tal :)

Anónimo disse...

merece etiqueta "rock português anos 80"

Anónimo disse...

Rui Veloso já estava a ter muito sucesso com o álbum a chegar a nº1.

http://www.ukmix.org/forums/viewtopic.php?p=846158

filhote disse...

Lembro-me de tudo isso, Kerouac, e também do Porão da Nau, do Loucuras, do Acapulco, do Roller Magic...

Quanto ao João Afonso, Karocha, conheço-o desde os 5 anos de idade, por aí... é que ele namorava a minha tia... e ainda me fez sócio do Sport Lisboa e Benfica! Um amigo de sempre!

Karocha disse...

Eu sou Benfiquista, sócia não.
Ninguém me faz sócia do SLB.
Quando quiser faço-me filhote!

filhote disse...

Pois eu sou agradecido ao João Afonso por ter-me feito sócio do "glorioso". Para sempre agradecido!

Convenhamos, aos 4/5 anos de idade ninguém se faz sócio sozinho. E a minha grande paixão já era o Benfica - devia ser de nascença.

O meu pai nunca me faria sócio. O meu avô, idem. E por quê? Dois notáveis sportinguistas...

E até hoje, o meu pai acusa-me de ter desviado o filho mais novo (Francisco), e o neto, para as bandas da Luz...

Luis Magalhães Pereira disse...

Quanto ao João Afonso, Karocha, conheço-o desde os 5 anos de idade, por aí... é que ele namorava a minha tia... e ainda me fez sócio do Sport Lisboa e Benfica! Um amigo de sempre!

A conversa estava a correr tão bem...Roller , Loucuras, etc!

E também tens 1 ou 2 amigos notáveis sportinguistas!

Karocha disse...

Como o tempo passa, 30 anos!

Jack Kerouac disse...

Faz-me confusão essa pastelaria ter feito parte do RRV....o prédio foi demolido, e esse da pastelaria já existia na altura....

Anónimo disse...

será que houve uma alteração na numeração da rua e o autor do blog esta equivocado? ja agora, nao vejo nada no site da rtp sobre o documentario...

Karocha disse...

Sinceramente não sei.
O mais que posso dizer para ajudar, vivi 10 anos no Gemini, sempre me lembro da pastelaria , não sei o que construíram no sitio do Rock, mas existe antes um prédio novo!

Karocha disse...

Antes da Pastelaria!

ié-ié disse...

A Pastelaria, "Galão 2", até fotos do antigo RRV tem...

LT

Karocha disse...

A pastelaria pode ter fotos do RRV LT, mas era lá?
Eu sou mais de provas, fui ao RRV muitas vezes e o Gonzo lançou lá o Blackmail!

Jack Kerouac disse...

Pois pode ter fotos, mas continua a ser estranho, a menos que o RRV entrasse pelo prédio do lado dentro, porque esse prédio já existia na altura.

Karocha disse...

Jack

Como vou votar e é lá, vou fazer umas perguntinhas, a quem de direito.
Quanto ao programa na RTP2 0nline não há nada!!!

ié-ié disse...

Eu já lá estive, com testemunhas, e confirmámos as informações.

LT

Karocha disse...

Oki LT

Mas não se importa que eu confirme também?
É como o Ministério das Corporações...

nmp disse...

Também li a notícia na Blitz, mas julgo que a RTP 2 não transmitiu qualquer documentário sobre o RRV no passado Sábado

nmp disse...

O documentário Rock Rendez Vous - A Revolução do Rock , do realizador Ricardo Espírito Santo, estreia na televisão na noite de 14 de fevereiro, sendo exibido na RTP2 às 00h15. Veja o trailer abaixo.

Ler mais: http://blitz.sapo.pt/documentario-sobre-rock-rendez-vous-estreia-na-rtp2-na-proxima-semana=f95283#ixzz3QmPmvsTf

Unknown disse...

Foi a pena,dono desse espaço de ser julgado😋