sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ANTIGOS ORFEONISTAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA


MOVIEPLAY - PE 51.019 - 1995

Coro da Primavera (José Afonso) - Emigração (Curros Henriquez/José Niza) - Proposição dos Lusíadas (Luís de Camões/Hermínio do Nascimento) - Maio Maduro Maio (José Afonso) - Canção da Beira Baixa (popular) - Venham Mais Cinco (José Afonso) - Cantar de Emigração (Rosalía de Castro/José Niza) - Trova do Vento Que Passa (Manuel Alegre/António Portugal) - Mudam-se Os Tempos, Mudam-se As Vontades (Luís de Camões/Jean Sommer) - Roseira Brava (António Ferreira Guedes/José Niza) - Por Trás Daquela Janela (José Afonso) - Balada da Despedida (Machado Soares) - Coimbra (José Galahardo/Raul Ferrão)

Guy Massey e Paul Hicks, que foram dois dos engenheiros de som responsáveis pela remasterização do catálogo dos Beatles no ano passado, eram ainda meros assistentes na gravação deste CD dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra em Abbey Road, Londres, em 1994.

Uma honra para os técnicos britânicos!

2 comentários:

JT disse...

É extenso, mas julgo que interessará aos leitores do blog

Da tsf online

O reitor da universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos, lança em Dezembro um disco que compôs integralmente, e que será interpretado pelo brasileiro Martinho da Vila e por vários artistas portugueses.

No trabalho discográfico participam os cantores portugueses Camané, Sérgio Godinho, Filipa Pais, Cristina Branco, Ana Paula Oliveira, Luís Represas, Vitorino e Manuel Freire, revelou à agência Lusa o compositor.

(...)

«É de certa forma o retomar de uma actividade que tinha deixado há mais de 20 anos, que foi, e continuará a ser, uma segunda actividade, um hobby. É o bichinho da música a fazer o seu caminho», acrescentou.

O compositor diz ter-se apercebido que ao longo do tempo foi acumulando um conjunto de letras e canções que agora decidiu organizar, numa altura em que a sua vida profissional «vai sofrer alterações profundas».

Fernando Seabra Santos foi um dos fundadores, em 1975, do grupo musical Brigada Victor Jara, que integrou até 1988, altura em que decidiu abandoná-lo devido a exigências da sua vida universitária.

Sobre os temas que integram o trabalho discográfico a lançar na primeira quinzena de Dezembro, intitulado «Hoje», não encontra ligação à música popular e ao estilo que caracterizou aquele grupo.

«É musica ligeira, temas de amor sobretudo, com algumas influencias de jazz», facto a que não será alheio o conjunto de músicos que os interpretam, da escola de jazz, nomeadamente do Hot Club de Lisboa.

«Hoje» é composto por 13 composições originais, uma delas gravada em duas versões. Num tema reúne os três coros com maiores ligações à Universidade de Coimbra, o Orfeão Académico de Coimbra, Coro Misto da Universidade de Coimbra e Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

Seabra Santos justificou que ao lançar o CD neste período de Natal quis fazer um gesto de solidariedade, ao entregar integralmente as receitas da venda à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Fernando Correia de Oliveira disse...

fiquei muito curioso, gostaria mesmo de ouvir isso, caro LPA, a ver se trazes uma transcrição na quarta