quinta-feira, 4 de março de 2010

PORQUÊ TUBARÕES?

Foi a 23 de Abril de 1963 que o filme "West Side Story" se estreou em Portugal. E terá sido num dos primeiros fins de semana de Junho de 1963 que o filme chegou ao Cine-Rossio de Viseu.

Lembramo-nos bem do muito que conversámos, discutimos e fantasiámos a propósito do filme, de Nova Iorque, dos personagens, das músicas, danças e gangs.

Em Viseu, os cafés eram os lugares privilegiados de encontro e convívio dos jovens com afinidades comuns.

Assim, havia o Café Rossio (estudantes e bilhares), o Café Bijou (futebol), o Café das Beiras (estudantes da Escola Comercial), o Monte Branco (estudantes do Liceu), etc.

Porventura inspirados no "West Side Story", alguns destes convívios deram origem a grupos com interesses específicos comuns e que tinham nomes próprios.

Lembramos o grupo “roça o tojo” do Café Rossio, com interesse nos bilhares e futebol, o grupo Arranha Twist Clube, com a alcunha de “Os Xibos”, por grande parte dos seus membros usar pêra, sediado no Arranha Céus, onde se reuniam e ensaiavam danças como o twist e o slop que exibiam nas matinées do Clube de Viseu, e o grupo “Só+2”, sediado na cave da casa do Victor, no Maçorim, com organização de festas, bailes e ensaios de danças, e convívio em ambiente de “garagem”.

Este nosso grupo tinha regras próprias, quotas semanais, lanches e bailes às 4ªs e Sábados ao som dos discos de vinil tocados num fabuloso gira-discos portátil Teppaz-Óscar.

A admissão de novos elementos era preferencialmente aos pares escrutinada por todos os membros. E um dos membros recentes do grupo foi o Tó Fernandes, vindo de Moçambique, bom ginasta, tocava viola e tinha um repertório engraçado.

E daqui nasceu a ideia de formar um conjunto, à imagem de Cliff Richard e dos Shadows, no top de então.

Após a peripécia da escolha de quem tocava qual instrumento, veio a atribuição de um nome. E imperou a opinião do nosso vocalista José Merino, que nunca escondeu a admiração que tinha pelo George Chakiris, o Bernardo dos Sharks do "West Side Story", impondo o nome daquele grupo.

Nasceu assim no último trimestre de 1963 o conjunto "OS TUBARÕES" com António Nogueira Fernandes (fundador e o único que sabia tocar viola e ficou o solista), José Merino (vocalista), Victor Barros (viola ritmo), Luis Dutra (viola baixo) e Eduardo Pinto (bateria).

Colaboração de Eduardo Pinto, dos Tubarões

2 comentários:

Anónimo disse...

O Musical "West Side Story", sem dúvida, que influenciou bastante os Tubarões,não só, mas também, na escolha do nome do conjunto.

Marcou profundamente o vocalista,Zé Merino, pois na altura, vi-o em cimena 12 vezes consecutivas.

Nunca deixou de o rever, o DVD ocupou, e continua a ocupar, na nossa estantes, um lugar de grande prestígio.

Teresa Merino

eduardo disse...

O filme impressionou-nos muito. E é bom lembrar que além de grandes interpretações, tinha músicas fabulosas que trauteávamos diáriamente, e danças com coreografias completamente inovadoras para a época. Sem dúvida um marco.