quinta-feira, 4 de março de 2010

PF SLOAN


RHINO - RNLP 70133 - 1986

Side One

This Precious Time (PF Sloan/Steve Barri) - Eve Of Destruction (PF Sloan) - The Sins Of A Family (PF Sloan) - Here's Where You Belong (PF Sloan/Steve Barri) - This Is What I Was Made For (PF Sloan/Steve Barri) - What Exactly's The Matter With Me (PF Sloan) - I Get Out Of Breath (PF Sloan)

Side Two

From A Distance (PF Sloan) - The Man Behind The Red Balloon (PF Sloan) - What Am I Doin' Here With You (PF Sloan/Steve Barri) - Take Me For What I'm Worth (PF Sloan) - Lollipop Train (You Never Had It So Good) (PF Sloan/Steve Barri) - When The Wind Changes (PF Sloan) - Halloween Mary (PF Sloan)

Esta é uma excelente colectânea de PF Sloan comprada em tempos na saudosa "Record Runner", em Madrid.

Como se diz na contracapa deste LP, o nome de PF Sloan (Philip "Flip" Sloan) talvez não seja tão imediatamente reconhecível como os de Bob Dylan ou de Phil Ochs, mas muitas das suas canções são das mais aclamadas dos anos 60.

Começou na surf music com Steve Barri nos Fantastic Baggys ou com Jan & Dean ou ainda com os Rip Chords (Bruce Johnston e Terry Melcher, filho de Doris Day). Também fez parte dos Grassroots.

É PF Sloan, por exemplo, quem canta "The Little Old Lady From Pasadena", de Jan & Dean, e "Barbara Ann", dos Beach Boys.

Como compositor, são reconhecíveis canções como "Eve Of Destruction" (Barry McGuire), "A Must To Avoid" (Herman's Hermits), "Take Me For What I'm Worth" (Searchers), Where Were You When I Needed You" (Bangles), "Secret Agent Man" (Johnny Rivers e outros), "Can I Get To Know You Better" (Turtles), "On A Quiet Nigh" (Association), "You Never Had It So Good" (Paramounts)....

20 comentários:

Unknown disse...

E ainda "SLOOP JOHN B"

ié-ié disse...

Não creio que "Sloop John B" seja de PF Sloan. É um tradicional, arranjado por Brian Wilson a partir de uma versão do Kingston Trio.

LT

JC disse...

Sou um admirador de P F Sloan e tenho um igual. Já quanto a "Sloop John B", de acordo c/ o LT, embora não tenha a versão do Kingston Trio. Tenho deles apenas uma colectâea em CD e nela não consta. Mandas-me?

Unknown disse...

tem razão, faz parte de um romance escrito em 1917, mas ia jurar que era de p.f.sloan, eu tenho um disco onde ele canta sloop john b, dai a confusão

Luis MIra disse...

"Sloop John B" é uma canção de marinheiros ("Shanty", na designação tradicional...) cuja origem se perde na memória dos tempos, mas remonta, seguramente, ao Séc XIX.

Muito antes dos "Kingston Trio" já os "Weavers" a cantavam... Penso que tenho mesmo uma outra versão dos anos 20 ou 30, mas esse pormenor já terei de confirmar.

Unknown disse...

Luis Mira já que falou em canções de marinheiros, lembrei-me de "Rogues Gallery" disco de Peter Belamy, sobre as baladas, canções e cânticos de marinheiros, e breve irei mandar a capa do disco. Quem viu os Piratas das Caraíbas é capaz de se recordar de algumas canções.

ié-ié disse...

Infelizmente não tenho, JC! Apenas citei declarações de Al Jardine, o único dos Beach Boys que era fã de folk.

LT

Unknown disse...

sloop john b, cantada pelos brothers four tem o titulo de "john b. sails"

Luis Mira disse...

Penso que a designação mais tradicional é "The Wreck of the John B"... Que depois foi evoluindo ao longo dos tempos.

Humberto
Se é aquele em que estou a pensar, não lhe acho muita graça. Prefiro aqueles "puros e duros" que foram editados pela Folkways/Smithsonian. Um deles é absolutamente clássico: foi gravado em meados dos anos 50 por Paul Clayton, com um grupo de amigos que incluia o Dave van Ronk, de que já aqui se falou.

Mas ponha lá capa com uma explicação detalhada, porque, em meu entender, é sempre bem-vinda...

JC disse...

A confusão do Humberto tb pode advir do facto de na versão que eu tenho de Barry McGuire o tema ser atribuído a Sloan. Já agora, para além de "Eve of Destruction" é interessante ouvir as versões de McGuire de "Sins of the Family" e "What's Exactly the Matter...". Digo eu, que gosto de McGuire.

Unknown disse...

JC, já que falou em Barry McGuire ( também gosto bastante)tem para mim uma excelente versão de "masters of War" de Dylan, se não conhece, não perca tempo.

Luis Mira, eu tenho uma colectania de Lonnie Donegan (comprada na Worten por um preço dado), mas infelizmente não esta lá Sloop John B, quanto ao Rogues Galery, (caso não conheça), vai ficar passado quando sober quantos e quais os musicos e cantores que lá entram.

Unknown disse...

As conversas são como as cereja, vem uma a traz das outras, e isto fez-me lembrar, parece-me que nunca se falou neste blog de "Doo Wop" ? também era simpático falar.

JC disse...

1. McGuire tem várias versões de temas de Dylan e nenhuma má.
2.Eu estou farto de falar por aqui de Doo Wop. E se quiser e o LT não se importar c/ a publicidade, passe pelo meu "blogue".

Unknown disse...

Certamente não se vai importar. Qual o Blog ??

JC disse...

Basta clicar no JC...

ié-ié disse...

Para evitar constrangimentos ao JC - eh eh - aqui vai o endereço do seu excelente blogue:

http://eusouogatomaltes.blogspot.com/

LT

JC disse...

Thank u!

Luis Mira disse...

Humberto

O Rogues Galery é mesmo aquele que eu penso... E, na minha opinião muito pessoal (que não quero impingir a ninguém...! o problema é mesmo "os músicos e os cantores que lá andam"... Uma pleíade de personalidades acima de qualquer suspeita que fazem, no entanto, um disco frio, distante, longe da pureza e da simplicidade que outros muito menos conhecidos e dotados conseguiram atingir no passado...

Mas o problema é quase sempre esse, quando essas personalidades se metem em homenagens. Devia alguém dizer-lhes para ficarem quietos, e dedicarem-se ao que (bem!) sabem...

ié-ié disse...

Parece que, originariamente, a canção se chamava "The John B. Sails", designação que apareceu, pela primeira vez, em 1917 em "Pieces Of Eight", de Richard Le Gallienne".

A primeira gravação da canção será de Carl Sandburg, em 1927, e a segunda de Alan Lomax, em 1935... cultura wikipedia!

LT

Unknown disse...

Luis Mira, assim sendo vou deixar para traz o Rogues galery e falar do álbum "the Transport", este álbum vai ser agora reeditado com consta do link que indico a seguir, trata-se de uma ballad opera, e é actualmente reconhecida como uma obra prima da folk, alias não vale a pena dizer mais, pois está tudo escrito no link ,se quiser ouvir alguma música diga.

http://www.thetransports.com/