sexta-feira, 2 de outubro de 2009

1º EP DO CONJUNTO MISTÉRIO (1963)


DECCA - PEP 1067 - 1963

Um Pequeno Nada (Any Little Thing) (Melson/Folger/Romeo Nunes) - Sem Ti Não Sei Viver (I'll Get You) (Lennon/McCartney/Fernando Concha) - Tchim Tchim (Cheat, Cheat) (Chris Blackwell/Fernando Concha) - Chapéu Preto (Arlindo de Carvalho)

A secção rítmica do Conjunto Mistério, de boa memória, tomou entretanto em mãos a renovação do conjunto e já está em ensaios com novos arranjos da música popular portuguesa.

A Edmundo Silva e Michel juntaram-se agora outros dois bons músicos, cujos nomes não estou autorizado a revelar.

Os Beatles é que deram cabo do Conjunto Mistério. Nós fazíamos instrumentais de canções populares portuguesas e depois apareceram os Beatles com as suas vozes fantásticas e nós fomos por água abaixo. Não tínhamos vozes.

O Conjunto Mistério nasceu em 1963 das cinzas do Conjunto Nova Onda, com Luís Waddington (guitarra), Edmundo Silva (baixo), Miguel Artur da Silveira (Michel) (bateria) e António Moniz Pereira (ritmo).

Durante a sua carreira, de 1963 a 1965, o Conjunto Mistério gravou 4 EPs em nome próprio. Foi ainda o grupo de acompanhamento do Duo Ouro Negro. Edmundo Falé, dos Ekos, chegou a ser uma voz do Mistério.

Dois dos Mistérios, Michel e Moniz Pereira, fizeram depois parte do Quarteto 1111, de José Cid.

Considerado um dos melhores conjuntos dos anos 60, o Conjunto Mistério estava nos planos de Do Tempo do Vinil para a reedição da sua obra.

15 comentários:

Edward Soja disse...

É verdade que o Conjunto Mistério se chamou, a dada altura, Mascarilhas?

Eram mesmo de Lisboa?
Que sabemos (ou podemos saber) sobre o Conjunto Nova Onda?

:)

manel disse...

O COnjunto Nova Onda gravou um disco.

Exposição em coimbra - raridades em vinil - até 17 de Outubro de 2009

http://discosperdidosruc.blogspot.com/2009/09/as-capas-apresentadas-sao-edicoes.html

http://cultura.sapo.pt/detalhe_evento.aspx?id=71000

http://www.maisportugal.com/coimbra-exposicao-raridades-em-vinil/

manel disse...

As capas apresentadas são edições especiais e/ou limitadas, que se centram na Música Portuguesa, produzida ao longo dos últimos 50 anos do séc. XX.

José Cid
Tantra
Coimbra Quintet
Carlos Alberto Vidal
Mini Pop
Saga
Elisa Lisboa
CTT
Fontes Rocha
Coro e Orquestra da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (F.N.A.T.)
Teresa Paula Brito
Alfredo Marceneiro
Amália Rodrigues

Selecção das capas e autoria dos textos: João Pedro Rocha

http://www.cm-coimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=809&Itemid=211

manel disse...

só para dar um exemplo nunca tinha ouvido falar de Alberto Júlio e do álbum "Não, não dobro o cachaço" de 1975

JC disse...

Se não estou em erro (corrijam-me se estiver), o conjunto Nova Onda, ao qual pertenceu tb Gonçalo Lucena (o da Cornélia, para os que o não conhecem) era uma coisa assim a modos que "nem carne nem peixe", sossegadinho mas com laivos de modernaço, que, para a época, fugia ao modelo Centro de Preparação de Artistas da Rádio mas tb ao conjunto de "boite" (Jorge Machado, Eugénio Pepe, Shegundo Galarza) , e, portanto, teve direito a algum apoio da Emissora Nacional, actuando num programa que era transmitido aos domingos, penso que perto da hora de almoço (14h?).Digamos que podemos interpretá-lo como uma tentativa do regime para não deixar os jovens, neste campo da música, demasiado entregues àqueles depravados de cabelos compridos e comportamento devasso.

Quanto ao conjunto Mistério, penso nunca se chamou "Mascarilhas" e até acho o LT (ou o autor de algum comentário) já por aqui explicou a origem do nome (ou teria sido o Rato no "blogue" dele?). Dos chamados conjuntos "tipo" Shadows (isto é como o queijo "tipo" Serra!), que se dessiminaram em Portugal como cogumelos nos 1ºs anos dos 60s, terá sido o único com alguma qualidade (isto agora digo eu...), muito por via do bom equipamento que possuía.
Façam favor agora de acrescentar ou corrigir...

DANIEL BACELAR disse...

Meus Caros Amigos
O "Conjunto Mistério"foi talvez o mais importante conjunto instrumental "tipo Shadows" dos anos 60 tendo surgido como vencedores de um concurso realizado no Cinema ROMA quando da apresentação do filme "Mocidade em Férias" (SUMMER HOLIDAY) COM CLIFF RICHARD & THE SHADOWS.
Ainda bem que Portugal foi absolutamente invadido pela formação de grupos deste tipo.pois como para se tocar este estilo de música tem de SE SABER TOCAR MESMO,o que deu origem anos mais tarde e depois da sua dissolução a extraordinários guitarristas,alguns fôram absorvidos profissionalmente,outros seguiram diferentes carreiras profissionais,mas felizmente o "bichinho" ficou.
Ora é isso exactamente o que aconteceu ao novo guitarra solo do recém reformado "Conjunto Mistério".
Claro que não vou revelar quem é,mas só lhes digo que é um virtuosos da guitarra (não é Luis!!???)e profissionalmente não tem nada a haver com a música.
Mas é a tal coisa,"o bichinho ficou" e ainda bem!!!!
Acho IMPERDOÁVEL no artigo anexo,terem-se esquecido de referir o nome de Fernando Gaspar (dos "Conchas")que foi o primeiro vocalista do "Conjunto Mistério" (o seu CLIFF)e que infelizmente já não se encontra entre nós!!!!
Um grande e saudoso abraço para ele!!!
Fernando,um dia a gente encontra-se!!!!

Anónimo disse...

O Fernando Gaspar não pertenceu ao Conjunto Mistério!!!!

Jack Kerouac disse...

De referir também que o Edmundo Silva fez parte da melhor formação dos Sheiks, que o Fernando Concha gravou com o Conjunto Mistério na sequência do tal concurso de "conjuntos tipo Shadows", e que foi a Londres com eles conhecer os originais Shadows. E ainda que em Portugal nos anos 60 existiram mais conjuntos, deste género, com bastante qualidade, entre os quais destacaria "Os Tártaros", que não ficavam nada atrás do Mistério. Só não concordo muito com a questão da "reunião" do Conjunto Mistério, só valeria a pena falar-se em tal, se de facto se reunissem os elementos originais, assim é o feliz formar de um novo grupo com músicos oriundos dos anos 60.

DANIEL BACELAR disse...

Olá Paulo (Jack)
Na realidade,o "Mistério" tem estado a ensaiar números novos,fazendo parta da formação os antigos elementos Michel na bateria e o Edmundo no baixo,sendo o guitarra solo pessoa que tu conheces muito bem,mas que claro não vou aqui revelar,mas que é sem dúvida dos anos 60 e um "virtuoso".
Entretanto o nosso amigo Anónimo (o prefixo dá imenso jeito quando se dizem coisas destas)afirma que o Fernando Gaspar nunca pertenceu ao "Conjunto Mistério"claro que quem sabe sabe,mas eu só gostaria de saber quem é que está na capa dos dois primeiros EP.S do grupo,quem cantou o "tchim tchim""um pequeno nada","América" e"if i had a hammer",
Enfim...Coisas!!!!!

ié-ié disse...

Sim, sim, o Conjunto Mistério começou por se chamar Mascarilhas. Aliás, começou como Mascarilhas no Concurso tipo Shadows - http://guedelhudos.blogspot.com/2007/10/deslindado-mais-um-mistrio-do-mistrio.html - e acabou Mistério.

LT

Edward Soja disse...

Ah-ah!

Cá está a sabedoria que faltava!

Abraço.
;)

ié-ié disse...

No Nova Onda, estavam também o Edmundo Silva e o Luís Waddington que mais tarde foram para o Mistério. Havia ainda outro Lucena, Manuel, e Francisco Deslandes.

Em 1963 editaram um EP (Alvorada AEP 60-576) com uma versão de "Vendaval", de Tony de Matos, e ainda "Porque Não Vens Dançar", "Solidão" e "Ao Ritmo do Madison".

LT

Edward Soja disse...

Peço desculpa pela ignorância (não sei se tal já está escrito ou registado "em sede própria"), mas então em que anos se formaram os dois conjuntos?

Nova Onda - ?
Mascarilhas / Conjunto Mistério - 1963?

:)

ié-ié disse...

Ambos os conjuntos são de 1963, o Nova Onda mais cedo do que o Mistério.

LT

Anónimo disse...

Quien es luis waddigton ? soy argentina recien empiezo a conocer esta banda