quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

QUINTO ÁLBUM DE ROBERTO CARLOS


CBS - 9 464155 - 1966

Eu Te Darei O Céu - Nossa Canção - Querem Acabar Comigo - Esqueça (Forget Him) - Negro Gato - Namoradinho De Um Amigo Meu - o Gênio - Não Precisas Chorar - É Papo Firme - Esperando Você - Ar De Moço Bom

Roberto Carlos é acompanhado por membros dos Jet Blacks, Youngsters, Fevers e Renato e seus Blue Caps, com a participação do tecladista Lafayette.

20 comentários:

JC disse...

Peço desculpa pela minha ignorância, mas alguém me explica, clarinho para burro como eu perceber, qual a razão de tanta devoção pelo RC? É que - acho - nem "kitsch" consegue ser.
Agradecido.

Anónimo disse...

É (era) o rei

JC disse...

Ah!, "tá" explicado. O Calvário também o era, não é assim? E a Madalena Iglésias a rainha, não era? Como é que nunca tinha percebido?!

ié-ié disse...

Eu não tenho explicação especial. Gosto. Lembro-me muito bem dos seus primeiros discos. Eram frescos, simples, com letras divertidas, uma lufada de ar fresco. Nada empastelados! Ah! E dava para dançar nos bailes de garagem. E em português não havia nada de especial.

Isso mesmo! Um divertimento! Ainda hoje acho isso e tenho-me deliciado a ouvir esta caixa dos anos 60.

LT

JC disse...

Uma boa razão. Que eu não partilho, mas uma boa razão.
Abraço

filhote disse...

Este é de longe o melhor LP da longa carreira de Roberto Carlos.

Camilo disse...

"IÉ-IÉ" tem razão:
uma lufada de ar fresco.
Na minha memória, ainda "se encontram" quase todas as letras...

filhote disse...

JC, não se pode comparar o Roberto Carlos com o Calvário e a Iglésias.

O homem a quem no Brasil chamam de "rei" - existem dois, o outro é Pelé -, foi pioneiro do Pop-Rock nesse imenso país, e fez-se um compositor notável. É autor de clássicos como "Detalhes", por exemplo, gravados por artistas de todo o mundo.

Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano, João Gilberto, Vinicius, Elis, enfim todos, sempre o admiraram... goste-se ou não - eu acho piada à primeira fase e a um punhado de canções do início dos anos 70 -, tudo isto, e muito mais, é realidade.

Não esquecer, porém, que sem Erasmo Carlos nunca Roberto Carlos chegaria onde chegou.

(esta semana sai um novo disco do "rei" em parceria com Caetano Veloso)

Camilo disse...

"Filhote",
Falta o Carlos Imperial, julgo que já falecido.
(Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Carlos Imperial)

Luis Magalhães Pereira disse...

Filhote,

Bla bla bla! Get to work, lampion!

E nessa altura você vai... lembrar de mim!

filhote disse...

Hum... quem será o Gouveia?...

E obrigado pela emenda, Camilo, esqueci-me mesmo do Carlos Imperial.

Rato disse...

A Celly Campello, primeiro, e o Roberto Carlos, depois, constituem parte fundamental da minha meninice e pré-adolescência (1960 - 1968), ou seja, dos 7 aos 15 anos. E tudo aquilo a que nos habituámos a gostar de ouvir enquanto crescíamos não se explica, apenas se recorda e... com muita saudade. Afinal só existe uma "idade da inocência".
Mas, concretamente, o Roberto e o Erasmo Carlos (estou a falar neles como compositores) foram pioneiros no pop brasileiro, numa altura em que no Brasil só se ouviam covers de hits internacionais. Todos sabemos como os brasileiros são bons em fazer adaptações para o português, mas o Roberto e o Erasmo não se limitaram a isso, criaram dezenas de originais que influenciaram as gerações seguintes e que ainda hoje, passados 40 anos, se ouvem com prazer.
Depois, claro, o RC "descobriu" o JC e a partir daí estragou-se tudo...

Fantomas disse...

Oiçam o "Querem acabar comigo", talvez a melhor musica do RC e uma das mais bonitas que foram feitas no Brasil.

Luis Magalhães Pereira disse...

Tenement steps Tenement steps Tenement steps oooooooooooooh...

Get on with it Scott Minto!

JC disse...

Filhote: não comparei. Concordo RC nada tem a ver com António Calvário, claro. Estão nos antípodas. Apenas ironizei por causa da resposta que me foi dada pelo 1º anónimo, como se o facto de ser "rei" justificasse a importância e a qualidade do RC. Vale o mesmo do que dizer que Elvis era o "rei" do rock n' roll... Já a resposta do LT, claro, é uma resposta lógica e inteligente, que faz todo o sentido. Concorde-se ou não...

Rato: considero a Celly Campelo "kitsch", por isso lhe acho graça. A culpa deve ser minha, mas não consigo elevar o RC a essa categoria. Quanto ao resto, não sabia ter sido assim tão importante na carreira artística do RC. Isto a vida é "full of surprises". Mas obrigado pela informação; tornaste o meu dia mais feliz! Agora vou fazer umas investigações e talvez descubra que ensinaste umas "fintas" ao CR7 ou, melhor ainda, uns livres ao "rei" Eusébio (o único verdadeiro e legítimo), lá por Moçambique. Será a minha retribuição! Quites?
Abraço aos 2

Rato disse...

AhAhAhAh!
O "JC" a que me refiro é o da Bíblia, não tem nada de maltês! Só agora me dei conta da "gaffe": mil perdões!

ié-ié disse...

Ah! Ah! Ah! Eu percebi, mas não deixou de ter a sua graça!

LT

JC disse...

Mas eu sou o da tal Bíblia!!! Entre Malta e a Palestina a diferença não é mtª: mtª pedra, pouca vegetação. Desci á terra por causa do Marcelo, coitado, para ele não ficar mal! Espanto como ainda não tinhas percebido!
Abraço

Anónimo disse...

FALANDO EM REI, SÓ QUE O REI DO ENTRETENIMENTO: "VISITEM o YOUTUBE sessão TRAPINHAS e ASISTAM" O ULTIMO DESEJO DE BETO CARRERO; "VIRGINIA DE MAURO a LULLY"
O SONHO ETERNO AGORA REPRESENTADO NA ALMA DE UMA LINDA E TALENTOSA JOVEM.
YOUTUBE sessÃO TRAPINHAS
VIRGINIA DE MAURO afilhada de BETO CARRERO cumprindo a risca as vontades de BETO CARRERO com a AJUDA DE DEUS.
PARABENS PELO VOSSO BLO... vou divulgar

leandro1991 disse...

Meus amigos, eu sou um jovem brasileiro de 18 anos que curte as músicas da Jovem Guarda, anos 60 em geral. Na minha humilde opinião, (e de muitos brasileiros) o melhor disco do Roberto Carlos é o Em Ritmo de Aventura, lançado em 1967 em duas edições, MONO nº37525, e o Raro STEREO nº15118.