sábado, 16 de abril de 2011

PISCINA DO ARREIRO


A Piscina Municipal do Areeiro foi inaugurada faz hoje 45 anos.

Situada na Avenida de Roma, em Lisboa, foi inaugurada no dia 16 de Abril de 1966 pelo venerando Chefe de Estado, almirante Américo Tomás.

A construção demorou dois anos e custou 10 mil contos (50 mil euros).

Com medidas olímpicas - 25x12,5 -, a piscina tinha uma lotação de 250 a 300 pessoas que pagavam 9 escudos no Inverno e 8 no Verão.

Dispunha de dois balneários, um para senhoras, no primeiro andar, com 24 cabinas e 196 cabides, além de 8 secadores eléctricos de cabelo que poderiam ser utilizados sem qualquer aumento de taxa, e outro para homens, com a mesma lotação no piso térreo.

No subsolo, estava instalado todo o vasto e complexo conjunto electrónico, cujo órgão principal era um quadro-computador, através do qual era possível orientar o funcionamento das diferentes peças da engrenagem da piscina.

Fonte: "Diário Popular", Abril de 1966

21 comentários:

NS disse...

Será da minha vista ou da qualidade da fotografia mas parece que as linhas que demarcam os corredores na piscina estão assim p'ro torto.
Uma dúvida, as medidas de uma piscina olímpica não são 50m x 25m?

ié-ié disse...

Não me parece que os corredores estejam tortos, não. Deve ser da foto...

Em 66, 25 m era medida olímpica, sim. Hoje não sei.

LT

Rato disse...

Há só um pormenor primoroso? Para mim existem vários e todos eles me deixam interrogações: as 24 cabinas eram individuais ou colectivas? Se eram individuais e com uma média de 8 cabides por cada uma era uma farturinha e todos os adereços femininos estariam bem servidos. Mas se fossem colectivas...quantas senhoras caberiam em cada uma? E os 8 cabides... resistiriam? Bom, isto para não metermos os 8 secadores também ao barulho, pois então teríamos instalada a bagunça total.
PORRA LUÍS! AS COISAS QUE TU INVENTAS PARA NOS DAR CABO DO CANASTRO!

Edward Soja disse...

Pois... mas eu não consigo ver a imagem... será da minha nete?

Edward Soja disse...

Ah, já dá. Ok. Era só reavivar...

Veraneante disse...

Eu acho que o pormenor primoroso são os "sAcadores" de cabelo, não Luís?

ié-ié disse...

ex-sAcadores de cabelos, meu amigo!

tks!

LT

Darwin disse...

Ao responsável do blog:

Não consegui encontrar modo de o contactar, por isso vou tentar aqui. Foi criado há poucos dias o verbete sobre a Piscina do Areeiro na Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Piscina_do_Areeiro) e ao procurar informação sobre o tema, encontrei o seu blog, com essas informações que são essenciais para o artigo. Presumo que isso seja uma cópia de uma notícia de jornal da época, pelo que gostaria de lhe pedir os dados exactos dessa publicação (nome, data e página), se fosse possível, e se não fosse abusar da sua boa vontade, o mesmo para a foto (para uso não comercial).

Aproveito para elogiar a excelente qualidade do seu blog, e a convida-lo a colocar pelo menos alguma da preciosa informação que aqui se encontra na wikipédia.

Saudações.

Darwin (aka Darwinius)

Darwin disse...

Esqueci-me de dizer acima, mas pode me contactar na minha página de discussão no projecto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:Darwinius (é a mesma do link do meu nome)

ié-ié disse...

Não consigo contactá-lo, caro Darwin, por isso a resposta vai mesmo por aqui: é que também não consegui encontrar o recorte do jornal de onde retirei a foto. Mas tenho a certeza de que é do "Diário Popular" e a data deve ser próxima da da inauguração da piscina, ou seja, Abril de 1966. Lamento não conseguir ajudar mais e obrigado pela atenção.

LT

filhote disse...

É claro que as linhas PARECEM tortas! Lógico! E por quê? Devido à ondulação da água, como é óbvio!

Karocha disse...

eheheheh, foi aonde aprendi a nadar!

Bons tempos ;-)

JC disse...

Não foi c/ um peixinho do mar, Karocha?

Karocha disse...

ahahahahahah!

Anónimo disse...

Piscina do Arreiro? Não conheço.

Anónimo disse...

... e serrá que os cabides eram para o bengaleiro?

Anónimo disse...

* no bengaleiro

ié-ié disse...

Bem me apetecia ouvir agora o "peixinho do mar" por solon sales...

LT

gabalara disse...

nao acho que seja da ondulacao mas sim do declive que o fundo da piscina faz para aumentar a profundidade
grande abraco
PB

filhote disse...

Bem observado, gabalara, o declive do fundo da piscina... mesmo assim, mantenho que a ondulação também ajuda no efeito ilusório...

Carlos Caria disse...

A ondulação faz mais efeito nos cabelos, pelo que a declive é que faz o efeito das linhas tortas.
Abraço
Carlos Caria