quarta-feira, 15 de junho de 2011

NOVO LIVRO DE LUÍS MARINHO


Um novo livro de Luís Marinho, "1961 - O Ano Horrível de Salazar", é hoje lançado às 18H00 em Lisboa na livraria Bertrand do Picoas Plaza.

17 comentários:

JC disse...

Um ano-chave para a ditadura. infelizmente, tanto a RTP como as TVs privadas tem ignorado tal coisa. Uma lástima.

ié-ié disse...

Em contrapartida, a escrita tem feito jus. Há este livro, há a Visão Histórica...

LT

carlosf disse...

Eu tenho seguido os "Cem Anos Portugueses - Nascidos No Estado Novo" (Antena 1) com o Fernando Dacosta. Está em pausa há algumas semanas mas existe emissões em "podcast" e um das últimas falou de 1961 e referiram a exstência deste livro.

JC disse...

Pois estavas mtº bem na TV, de polo verde a calças (jeans?) azuis. Um bocado tipo emplastro, mas enfim...

ié-ié disse...

Ah! Ah! Ah! E sabes quem era o outro emplastro, meu companheiro de conversa? O nosso companheiro de blogue José que se fartou de te tecer elogios...

LT

josé disse...

E merecidos, os elogios, pela escrita pristina que o JC por vezez aqui coloca.
Aliás, ontem fartei-me de tecer elogios e até conheci um velho radialista que agora anda nas ´tecnicas de comunicação e imagem: Luís Paixão Martins que há muito admiro pelo que fazia na Página Um.

Outra coisa: vou escrever um pequeno texto sobre o que se passou ontem e sobre o que vi e senti.

Não vai ser simpático para muitos mas paciência porque cada um é para o que nasce e eu foi para dizer mal, pensando o bem.

Aliás é essa dicotomia e ambivalência que me consomo: não gosto da esquerda como ideia mas as pessoas que aprecio pelo que são e como se comportam são as de esquerda.

Como é que se deslassa isto? É o que vou tentar fazer e é um exercício difícil que me consome há anos...

gin-tonic disse...

Vê lá se consegues, José É um projecto ambicioso, ou instigante, como diria o Filhote.
Mas, tanto quanto me é dado saber, e eu sei muito pouco!..., o António Luis Marinho não é de esquerda, qualquer coisa entre o liberal ou o neo liberal, ou coisa que o valha... um tanto ou quanto ziguezagueante, conforme os ventos do poder...
Mas isso não me vai impedir de ler o livro.
Um anraço

josé disse...

Caro gin tonic: já estou a alinhavar ideias desde ontem. Mentalmente. E já alinhavei qualquer coisa escrita. Primeiro em tom sarcástico mas que não me convém porque distrai do essencial:saber porque algumas pessoas de bom coração e boas intenções se enganarm nas opções políticas ( no meu entender modesto) e saber porque apesar disso tiveram tanta influência no modo de pensar da intelligentsia pátria nos últimos 37 anos.

É obra de fôlego mas precisa de maior maturação. Vou pensar nisso hoje, no combóio...ahaahahah!

josé disse...

Entretanto escrevi deslassar que é uma palavra curiosa: pretende ser o contrário de lasso, ou seja, alargado. Mas ao mesmo tempo remete para laço.

Portanto uma palavra perfeita porque contraditória e que encerra em si mesma a semiótica do contra-senso.

josé disse...

Aqui vai o escrito:

Ontem estive num pequeno happening. Num “lançamento” de um pequeno livrito de um jornalista que agora administra a RTP, António Luís Marinho e que ocorreu na livraria Bertrand no Plaza Picoas, em Lisboa.




Nenhum dos jornais de hoje refere o evento...

O perfil deste jornalista, pouco mais velho do que eu, é interessante pelo que revela do jornalismo português e da sua evolução.

António Luís Marinho, 53 anos ( em 2007, nota minha) trabalhou na Renascença, TSF, Lusa – primeiro como adjunto e depois como director, quando Oliveira e Silva, que hoje dirige o Centro de Formação da RTP, passou a presidente –, integrou a direcção da TVI, editou a Política na SIC e, pela mão de Emídio Rangel, foi subdirector da RTP. Depois, dirigiu os canais da rádio pública antes de suceder a Rodrigues dos Santos na direcção de Informação. Agora, é o director-geral de Informação para Televisão e para Rádio.

josé disse...

O que ontem presenciei e ouvi torna-se interessante porque é um pequeno retrato, necessariamente em fotomaton, apressado e fluido, do panorama de um certo ambiente mediático.
Para descorticar o assunto o pretexto é o livro, um pequeno ensaio sobre acontecimentos de 1961 da vida política nacional relacionados com o regime de Salazar: o começo da guerra em Angola, o desvio do paquete S. Maria e de um avião da TAP.
O texto do livro é, por assim dizer, inócuo, quase irrelevante perante as dezenas de reproduções de páginas e primeiras páginas de jornais da época ( quase exclusivamente o Diário Popular, consultado e fotocopiado na Hemeroteca de Lisboa) e revistas como a Flama ou o Século Ilustrado. As imagens substituem as palavras e apesar de serem apelativas justificariam melhor aproveitamento (con) textual. O livro é fraquito, mesmo graficamente e não se percebe o entusiasmo mediático que rodeou o lançamento: televisão e reportagem alargada com entrevistas e a presença maciça de jornalistas da “velha guarda” .
A apresentação do livro, com texto escrito e palreio interlocutório ficou a expensas do jornalista Batista Bastos que aludiu às velhas ideias de sempre, as de esquerda, naturalmente, sem esquecer a velha ideia de “classe” e com bicadas específicas em alguns ausentes, como um certo “troca-tintas”, que todos reconheceram assinar nome em jornal como Vasco Pulido Valente, porque este ousou criticar em escrito o excelso discurso de António Barreto, no dia 10 de Junho, muito louvado por este Bastos do jornalismo.

josé disse...

Na sala que se compôs rapidamente logo que começou a apresentação, compareceu em peso a RTP onde se jornaliza há muitos anos. Mas não só. O peso institucional do autor do livrito, que certamente a maior parte condescenderá em catalogar como obra de mérito sem além, implicou a presença de amigos e muitos obrigados. Não sei distinguir, mas consigo perceber que há uma esquerda em Portugal que se recusa a desaparecer.
É uma esquerda que deslizou da extrema até ao centro e que agora já nem sabe de que terra é. Por ali vi Adelino Gomes, um radialista cuja voz em dicção excelente nos relatou os meses de brasa do PREC, com obvio pendor de simpatia, mas suficiente distanciação para a isenção requerida.
Vi Cesário Borga sempre de pêra a mancar à esquerda e que aparecia na tv também com a mesma ética: uma seriedade antiga mas ancorada na coxia desse lado. Vi João Paulo Guerra que cumprimentei e que apresenta ainda hoje nas manhãs de rádio da Antena Um, uma resenha de imprensa periódica. Mesma ética indisfarçável que comungará com o apresentado António Macedo que aprecio ouvir apesar disso.
Vi outros da mesma geração e feitio e ainda mais alguns que formam o corpus iuris da nossa mentalidade socialmente de esquerda. Ate o Rangel, Emídio lá se desenvolvia em passos perdidos de curiosidade solitária.



Foram essas pessoas que influenciaram de modo decisivo o relato das notícias, dos acontecimentos e dos factos socialmente relevantes durante muitos anos. Perdido no meio deles todos, Fernando Dacosta, franzino e impecável porventura à espera de ideias para o magnífico programa que passa na Antena Um, sobre as memórias do Estado Novo.
Dizem que o autor Luís Marinho nem será de esquerda…o que é extraordinário porque tinha lá toda a nata do jornalismo do antigamente. De esquerda como convém.

Sobre este fenómeno interessa-me elaborar mais um pouco, porque se me afigura interessante perceber como é que estas pessoas que acreditaram piamente no Homem Novo e nos amanhãs a cantar aderiram pacificamente a ideias esquerdistas que na prática foram abandonando e passando a conviver com praxis que combatiam anteriormente.
Mas isso fica para depois. Em primeiro lugar porque me parecem todos pessoas estimáveis, com uma atitude que me agrada, de porreirismo e companheirismo. Coisas antigas que muitos não entendem e que se tornam estranhamente simpáticas num meio em que a competição toma outras feições, porventura mais perniciosas para o humanismo de muitos e paradoxalmente mais adequadas ao funcionamento do pluralismo mediático.

gin-tonic disse...

Este cometário é um post.
Aqui corre o risco de se perder.
Talvez Mr. Ié-Ié aceite a sugestão de o trasnportar para o corpo do blog.

ié-ié disse...

Fantástico, José! Posso não estar de acordo, mas vou publicar aqui e no caralivro! tks!

tks

LT

ié-ié disse...

Sim, Gin-Tonic, sai hoje às 22H00. Acho-o bem escrito, como as coisas do José, vou publicá-lo, é claro, mas tenciono comentá-lo em "comentário"...

LT

JC disse...

José: esqueceu-se da invasão do chamado Estado português da Índia, da tentativa de golpe de Botelho Moniz (+ Craveiro Lopes)e do assalto ao quartel de Beja, na madrugada de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro de 62. Foi barra bem pesada para a ditadura salazarenta.

josé disse...

Mas não tive essa pretensão de recensear toda a obra... o meu interesse reside apenas na ideia de esquerda que perpassa por todos os que lá estiveram. Mesmo o Fernando Lima...