quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

NICK CAVE PARA INICIADOS


Muitos consideram Nick Cave um músico de culto, um génio da narrativa. Mr. Ié-Ié não compreende bem a paixão de tanta gente por Nick Cave e Luis Mira que, até afirma “poder gostar do homem por motivos errados”, prontificou-se a esgalhar uma selecção pessoal de canções no intuito de levar Mr. “Ié-Ié” a modificar a sua ideia.

O alinhamento dessa selecção ficou assim ordenado:

01 – Into My Arms
02 – Lime Tree Arbour
03 – People Ain’t No Good
04 – Brompton Oratory
05 – (Are You) The One That I’ve Been Waiting For?
06 – Green Eyes
07 – Idiot Prayer
08 – Far From Me (1)
09 – And No More Shall We Part
10 – Hallelujah
11 – Love Letter
12 – God In The House
13 – Sweetheart Come
14 – We Came Along This Road
15 – Gates To The Garden
16 – Darker With The Day (2)

(1) Faixas do álbum “The Boatman’s Call”
(2) Faixas do album “No More Shall We Part"

Entretanto, encontrou no blogue Eu, Ela e a Escrita, de Graça Martins, um poema de Manuel de Freitas:

Agora que Nick Cave já passou
dos quarenta ( e a nós, Rui,
pouco nos falta) nem vale a pena
reparar na dança irrequieta do violino
ou dos actorzinhos de merda
que vieram substituir os punks,
os skins, outras modas igualmente tristes.

Vinte anos depois - como tu gostas
de sublinhar -, não sabemos já o que fazer
à morte, a este inútil sobejo de vida que
deixámos de mostrar aos porteiros da noite

ou do inferno, coisas de que podemos
enfim sorrir. Mas as lágrimas, de
há vinte anos, talvez fossem preferíveis.

Colaboração de Gin-Tonic

5 comentários:

pedro disse...

Podia deixar mais 1000 comentários cada um com uma música. Mas deixo apenas esta:
Deanna!!! Muito ié-ié!!!

Anónimo disse...

Como pertenço ao grupo dos que consideram Nick Cave como um músico de culto, fiquei com curiosidade em saber o que achou ao ouvir a selecção que apresenta :)

ié-ié disse...

Também considero Nick Cave um músico de culto, mas não do meu. Tem belas canções, sim, mas é demasiado mórbido e/ou maníaco-depressivo para o meu gosto!

LT

Abel Rosa disse...

Caro Mr Ié-Ié

Faço minhas as suas palavras: Maníaco-Depressivo.
Alguma intenção intelectual transformam Nick Cave num eterno incompreendido - The misfits....
É mesmo isso que atrai, compreendo muito bem, mas não é a minha chavena de chá...Mas oiço é irrequieto.

João Belo disse...

Se me permite essa selecção de temas é mesmo muito fraquinha...ou melhor mesmo muito básica. Nick Cave fez muito melhor do que isso e é um dos maiores "songwriters" da actualidade, colocando-o ao lado de nomes como Tom Waits ou Leonard Cohen, claro que o seu "cancioneiro" de uma maneira geral não é fácil (com excepção desses temas aí colocados e de outros mais recentes) e talvez incomode de alguma forma "ouvidos preguiçosos e preconceituosos" mas como uma coisa tenho que acabar por concordar sem dúvida...como dizia o outro..."quem gosta gosta, quem não gosta também não é obrigado a gostar"...eu gosto e muito. Cumprimentos cordiais.