domingo, 20 de dezembro de 2009

OS DISCOS MAIS RAROS


Segundo este suplemento "Record Hunter", da revista "Vox", de Abril de 1993, são estes os discos mais raros do Mundo:

01 - "The Freewheelin' Bob Dylan" - Bob Dylan: versão estereo da edição original, retirada do mercado, contém 4 canções não incluídas na versão final.
02 - "In Spite Of All The Danger" - Beatles: acetato único na posse de Paul McCartney.
03 - "The Freewheelin' Bob Dylan" - Bob Dylan: versão mono da indicada em 1º lugar.
04 - "Some Other Guy" - Beatles: acetato único gravado no Star Club, de Hamburgo.
05 - "TV Guide Presents Elvis Presley" - Elvis Presley: cópia de promoção da edição de 1956.
06 - "Yesterday And Today" - Beatles: versão estereo da "butcher sleeve".
07 - "Breathless/Lawdy Miss Clawdy" - Cliff Richard: acetato em 78 rotações gravado na HMV da Oxford Street, em Londres.
08 - "Stormy Weather" - Five Sharps: o mais raro single norte-americano. Só existem duas cópias, uma delas partida. Um incêndio destruiu o master.
09 - "Blood On The Tracks" - Bob Dylan: cópia-teste que inclui versões alternativas de cinco canções da versão definitiva.
10 - "Elvis Vol. 1/Jaye P Morgan" - Elvis Presley/ Jaye P Morgan: LP sul-africano de 10 polegadas, datado de 1957

4 comentários:

João Pedro disse...

puro disparate.. há discos bem mais raros. simplesménte há uma tendencia para a redução, neste tipo de colectâneas, para a musica que se circunscreve a apenas uma meia duzia de autores ou compositores.

02 - "In Spite Of All The Danger" - Beatles: acetato único na posse de Paul McCartney. - Este exempolo é rídiculo, por exemplo.

filhote disse...

Hm, João Pedro... LP mais raro que o "Freewheelin'" Columbia CS8786, 1963, US Stereo?... já viu algum?

Claro, existem um punhado de discos tão raros, mas não mais raros, asseguro.

Depois, a relevância no coleccionismo não se resume somente à raridade, mas também à importância/qualidade da obra, e à procura do objecto em si.

Por exemplo, ainda em matéria de Folk, o LP "Jack with a Feather" (Alida Star Cottage, ASC7755A, 1975) de Spriguns of Tolgus é raríssimo e importante, porém, não se pode comparar com a relevância do citado "Freewheelin'". Nem com a raridade...

Também guardo este destacável da Vox. Enfim, vale o que vale.

Abraços!

Abel Rosa disse...

Uma palavra mais....estou de acordo com o filhote, e chamo a atenção que só por desconhecimento se clama ridículo ao acetato dos Beatles...o filhote já explicou a diferença....ridículo é não me passar pelo estreito nenhum deles, parte da cultura pop passa por estes mitos, é deles que são feitos alguns dos sonhos de quem procura o Nirvana do coleccionismo nas suas várias faces, relevância, kitsch, curiosidade, raridade...tudo aquilo que dá paixão e muito gozo.

Viva o Malhete e quem o agarrar....

João Pedro disse...

Concordo em parte com o que dizem, no entanto em relação ao acetato dos beatles mantenho o que escrevi. Pois se os Beatles eram 4 e o Paul McCartney pertencia aos Bealtes não me parece nada de extraodinário ele ter um acetato único da sua própria banda !